sexta-feira, agosto 26, 2011

Megaeventos vão acentuar déficit de profissionais na área deTI no país


RIO DE JANEIRO (Agência Brasil) – Os grandes eventos internacionais que serão realizados no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além da exploração do petróleo e gás da camada pré-sal, poderão acentuar ainda mais a falta de profissionais brasileiros na área de tecnologia da informação (TI), cujo déficit atual chega a 70 mil, prevê Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

O chefe da Divisão de Atendimento e Suporte da TI da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Fabio Brandão, disse que só na região fluminense há uma necessidade de 3,2 mil profissionais. “Estima-se que, com o aumento da demanda, esta escassez aumente”, disse.

Segundo o técnico da Firjan, além de investimentos em infraestrutura tecnológica, esses eventos farão com que as empresas privadas capacitem profissionais que terão, por exemplo, o seu primeiro emprego na área de suporte de TI. Fabio Brandão reiterou que hoje, o Brasil não tem profissionais suficientes para atender à demanda que virá.

Para Brandão, os megaeventos implicarão também na necessidade de desenvolvimento de novos produtos e serviços. “Hoje, o mundo é digital”, declarou. As inovações tecnológicas que continuarão surgindo a cada dia, “com a Copa e os outros eventos, tornarão isso mais urgente”.

Ele também destacou, em especial, que a realização no Rio de Janeiro, em 2013, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com a presença do papa Bento XVI, vai impactar o setor de TI, uma vez que os jovens são a parcela da população que faz maior uso dessas tecnologias.

O gerente de suporte remoto de TI da Petrobras, Leonardo Bottino, confirmou que a demanda por mão de obra na área de TI vai crescer muito com esses eventos. “É inexorável”. Segundo ele, o pré-sal vai trazer crescimento para a Petrobras e, também, novos desafios. Acrescentou que os demais eventos programados vão fazer com que o país, e em especial, o Rio de Janeiro, assuma um destaque internacional muito grande.

“Isso vai exigir uma série de serviços que hoje não existem, pelo menos na quantidade que se precisa”. Ressaltou que a estrutura para atender os milhares de turistas que deverão vir ao Brasil vai demandar projetos na área de tecnologia da informação para apoiar essas ações, seja na construção civil, na hotelaria, no turismo, no transporte. “Tudo tem TI e o setor vai ser demandado por uma mão de obra que hoje já está deficitária”. Bottino avaliou que o déficit de profissionais vai inflacionar o mercado. “E isto não é bom”.

Ele acredita que essa será uma oportunidade também para incluir no mercado de trabalho pessoas que estão fora, sem qualificação. Caberá às próprias empresas tomar a iniciativa de treinar os funcionários e capacitá-los, sem esperar que o governo faça tudo sozinho. “Nós estamos em um momento de quebra desse paradigma. Agora, as empresas que quiserem crescer têm que participar ativamente desse processo”.

Como tomadora de serviços, a Petrobras implantou recentemente o programa Progredir, onde as empresas prestadoras de serviços podem contrair empréstimos a taxas reduzidas, crescer “e ficar do tamanho que a Petrobras precisa para o pré-sal”, disse Bottino.

De acordo com a Brasscom, o mercado brasileiro de TI emprega mais de 1,2 milhão de profissionais e é o sétimo maior mercado do mundo.

Fonte: http://www.oreporter.com/

III PetroPUC - Rio



Ao longo dos anos o Brasil passou por milhares de mudanças como a criação da Petrobras, o fim do monopólio, as grandes descobertas de petróleo nas Bacias de Campos e Santos, recordes de profundidades atingidas na perfuração e as mais recentes descobertas de petróleo na camada pré-sal, que podem colocar o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.

Nesta 3ª edição do PetroPUC, o Capítulo Estudantil SPE PUC-Rio decidiu que cada dia do evento receberá um nome de campo diferente, para comemorar os 80 anos dos primeiros indícios de petróleo no Brasil, fato que ocorreu na cidade de Lobato, em Salvador.

O III PetroPUC ocorrerá entre os dias 12 e 16 de Setembro e reunirá estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais envolvidos área de petróleo e gás. Leia abaixo todas as informações do evento.

PALESTRAS
Durante os cinco dias de evento, haverá ao todo 20 palestras com 1 hora de duração cada sobre os mais variados temas da indústria petrolífera.

As palestras serão GRATUITAS. O Capítulo Estudantil SPE PUC-Rio pede que os participantes tragam 1Kg de alimento não perecível para cada dia de participação.

Não é necessário realizar inscrição para assistir as palestras, mas a entrada está sujeita a capacidade do auditório.

MINICURSOS
Ao todo teremos 5 mini-cursos de 4 horas, com um direito a cofee-break de 30 minutos e um coquetel de encerramento no último dia. Para membros da SPE, o valor de cada minicurso é de R$20,00 e para não-membros R$30,00.

STAND DE CURRÍCULOS
Durante os dias do event o haverá um stand para receber currículos estrategicamente posicionado no campus da PUC-Rio. Profissionais do recrutamento das empresas Transocean, Chevron, Weatherford, Schlumberger e Baker Huges estarão presentes para tirar todas as dúvidas sobre os processos seletivos e para receber currículos dos participantes interessados.

Maiores informações em:
www.spepucrio.blogspot.com
www.spepucrio.com

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/