quinta-feira, outubro 20, 2011

Perfuração de Poços Petróleo


A perfuração de um poço de petróleo é realizada através de uma sonda. Na perfuração rotativa, as rochas são atravessadas pela ação da rotação e peso aplicados a uma broca existente na extremidade de uma coluna de perfuração a qual consiste basicamente de comandos (tubos de paredes espessas) e tubos de perfuração (tubos de paredes finas). Os fragmentos das rochas são removidos continuamente através de um fluido de perfuração ou simplesmente lama, uma vez que sua base principal é a argila.
O fluido é injetado por bombas alternativas duplex ou triplex para o interior da coluna de perfuração através da cabeça de injeção, ou swivel, e retorna à superfície através do espaço anular formado pelas paredes do poço e a coluna. Ao atingir determinada profundidade, a coluna de perfuração é retirada do poço e uma coluna de revestimento de aço de diâmetro inferior ao da broca é descida no poço.
O anular entre os tubos de revestimento e as paredes do poço é cimentado com a finalidade de isolar as rochas atravessadas, permitindo então o avanço da perfuração com segurança. Após as operações de cimentação, a coluna de perfuração é novamente descida ao poço, tendo na sua extremidade uma nova broca de diâmetro menor do que a do revestimento para o prosseguimento da perfuração. Do exposto, percebe-se que um poço de petróleo é perfurado em diversas fases, caracterizadas pelos diferentes diâmetros das brocas.
Para iniciar um poço de petróleo necessita-se selecionar um tipo de sonda ou plataforma compatível com as características gerais da região onde será perfurado o poço. Os serviços realizados nas áreas marítimas são denominados (Off Shore). Já os serviços realizados nas áreas terrestres são denominados (On Shore). A seguir serão demonstrados alguns tipos de Sondas e plataformas destinadas à perfuração de um poço de petróleo.

Click no E-book (livro digital) abaixo para obter mais informações sobre perfuração, tipos de sondas de perfuração, métodos de perfuração de poços, sistema de segurança de poço – ESCP, ferramentas de manuseio da coluna, equipamentos de perfuração de superfície, fluído de perfuração, inicio do poço, operações rotineiras ou normais, descida de revestimento de um poço de petróleo, cimentação de poços de petróleo, operações especiais, classificação dos poços de petróleo.

Fonte: http://www.petroleoetc.com.br/

Completação de poços Petróleo


• Uma vez concluída a perfuração de um poço, é necessário deixá-lo em condições de operar, de forma segura e econômica, durante toda a sua vida produtiva.
• Ao conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produzir óleo, gás ou mesmo injetar fluidos nos reservatórios denomina-se: COMPLETAÇÃO.

MÉTODOS DE COMPLETAÇÃO

1) Quanto ao revestimento

(a) A poço aberto
(b) Liner rasgado
(c) Casing canhoneado
CANHONEADO

2) Quanto a zona exploratórias

(a) Simples
(b) Seletiva
(c) Multipla

ETAPAS DE UMA COMPLETAÇÃO

Esta etapa consiste em equipar o poço de componentes que permitem o mesmo entrar em produção.
A completação de um poço de óleo, surgente, usando-se uma completação simples a poço revestido, é feita na seqüência abaixo, considerando a inexistência de problemas operacionais:

a) Instalação de Equipamentos de superfície (cabeça de produção, BOP, etc…);
b) Condicionamento do revestimento de produção;
c) Substituição do fluido do poço ( lama ) por fluido de completação, isento de sólidos;
d) Avaliação da qualidade da cimentação com perfis CBL/VDL/CEL/CCL/GR;
e) Canhoneio da Zona de interesse;
f) Avaliação da zona produtora (TFR/TP)
g) Descida da cauda de produção com coluna de trabalho;
h) Descida da coluna de produção até o suspensor de coluna (MGL / DHSV / TH)
i) Instalação da Arvore de Natal Convencional, ou Molhada;
j) Indução de surgência. Injeção de Gás Lift pelo anular, Injeção de N2 por dentro da coluna de produção (FLEXITUBO), BCS (Bombeio Centrífugo Submerso)

A) Instalação do Blow Out Preventer-BOP….

Click no E-book (livro digital) abaixo para obter conteúdo completo sobre completação de poços de petróleo, Etapas de uma completação, Condicionamento do revestimento de produção, Substituição do fluido do poço por fluido de completação, Avaliação da qualidade da cimentação através dos perfis CBL/VDL/CEL/CCL/GR ( OCE ), Canhoneio da zona de interesse, Avaliação da zona produtora – Teste de formação, Descida da cauda de produção e componentes, Segurança de poço, Descida da coluna de produção, Instalação de arvore de natal, Manutenção de poços, Classificação das operações, Descrição das operações, Métodos de elevação artificial, Sistemas de escoamento da produção.

Fonte: http://www.petroleoetc.com.br/