sexta-feira, junho 25, 2010

Nexus One x Sony Ericsson XPERIA X10


Colocamos frente a frente os dois smartphones topo de linha com Android


O smartphone do Google chegou no começo do ano, causando a maior comoção. Mas logo surgiram competidores à altura, como o XPERIA X10, já disponível no Brasil. Ambos são modelos topo de linha, com sistema Android e sem teclado físico. E aí, vale a pena esperar o Nexus One chegar às lojas daqui (talvez no segundo semestre) ou o aparelho da Sony Ericsson é uma boa alternativa? A resposta é clássica: depende da sua necessidade.

Confira os testes completos do Google Nexus One e do Sony Ericsson XPERIA X10.

O Nexus One é um celular redondo, sem pontos negativos em sua configuração. Já recebeu até atualização para a versão 2.2 do sistema operacional, tem processador Snapdragon de 1 GHz, memória RAM de 512 MB, microSD de 4 GB e tudo o que se espera em termos de conectividade: 3G, Wi-Fi, Bluetooth e GPS. É, enfim, uma opção completa para quem deseja um smartphone para trabalho e entretenimento.

Já o modelo da Sony Ericsson é até melhor em alguns aspectos: tem o mesmo chip, 1 GB de memória interna e cartão de 8 GB. Mas tem a metade da memória RAM e Android ainda na versão 1.6 (com promessa de atualização no segundo semestre). Esses dois pontos desencadeiam uma série de problemas: lentidão evidente ao alternar entre os aplicativos e bateria que dura menos de oito horas – muito também por causa da tela excelente da 4 polegadas, com resolução de 480 por 854 pixels.
Para quem deseja um aparelho pronto para acessar redes sociais, integrando Twitter e Facebook aos contatos de e-mail e telefone, o XPERIA X10 faz isso com classe, utilizando a interface Timescape, exclusiva da Sony Ericsson. O mesmo visual serve para acessar arquivos de mídia. O Nexus One, por sua vez, tem a cara do Android básico, mas duas vantagens claras: é bem mais rápido e, em teoria, recebe atualizações de sistema com mais velocidade.

Outro ponto positivo do Sony Ericsson está na câmera de 8,1 megapixels, com foco automático e flash de LED forte. Ela não é apenas um quebra-galho – resolve bem nas situações com iluminação razoável. A câmera do aparelho do Google é muito boa, mas tem 5 megapixels. O aparelho também perde para o XPERIA X10 quando o assunto é a qualidade do som que vem do fone de ouvido.

Em resumo: enquanto o Nexus One é um aparelho completo e pronto para receber as atualizações do Android assim que elas são lançadas, o XPERIA X10 é mais voltado a dois públicos específicos: os que curtem redes sociais e querem fazer do celular um dispositivo de alto padrão para reproduzir mídia – e que também não ligam para o fato de terem um aparelho um pouco mais lento e com atualizações menos constantes.




Fonte: http://info.abril.com.br/

As regras do jogo no Google


SÃO PAULO - O Google passa pelo seu melhor momento no Brasil desde que se instalou por aqui, em junho de 2005. O clima que já era descontraído está mais divertido.

Isso é visível quando se anda pelos corredores e pelas salas nos dois andares do escritório que a empresa de buscas na internet ocupa na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo.
Sim, há pressão por resultado, uma paranoia saudável por aumentar a audiência das ferramentas de busca e dos vídeos na internet, e por prospectar mais e mais clientes.

Isso não impede os profissionais de curtir o dia a dia na empresa. No mês passado, por exemplo, os funcionários comemoraram o fato de terem conseguido pela primeira vez instituir o happy hour com cerveja.

Agora, todas às quintas-feiras, no final do expediente, há uma pausa para bebericar com os amigos e jogar conversa fora, dentro da própria sede, em uma grande sala decorada como se fosse um dos botecos chiques de São Paulo.

Há três ambientes diferentes e até uma mesa de sinuca que faz esquecer que se está em um escritório comercial. Ao conversar com esse pessoal, a sensação é de que todos compartilham de um sentimento de satisfação por ter ajudado a empresa a prosperar no país.

Embora o Google não revele o faturamento de seus escritórios no mundo, a importância do Google Brasil na sede da companhia, em Mountain View, nos Estados Unidos, aumentou. Regionalmente, a operação na América Latina é comandada do Brasil.

O poder de influência junto à cúpula da empresa também cresceu. Atualmente dois brasileiros fazem parte do primeiro time de executivos do Google nos Estados Unidos — os vice-presidentes Mario Queiroz (de gestão de produtos) e Nelson Mattos (de engenharia para Europa, Oriente Médio e África).
Da receita global da empresa em 2009, 47% vieram dos Estados Unidos, outros 13% da Inglaterra e os 40% restantes vieram dos outros 38 países em que o Google opera. Há três anos, os Estados Unidos respondiam por 52% da receita total de vendas, a Inglaterra contribuía com 15% e o resto do mundo com 33%.
Quando se considera os escritórios do Google fora dos Estados Unidos e Inglaterra, o maior peso de contribuição para o resultado financeiro vinha até 2009 de Brasil, Índia, China e Austrália.

Como o Google saiu da China em março, após um atrito com o governo local, os olhares de Sergey Brin e Larry Page, os dois fundadores, e Eric Schmidt, o presidente mundial, que juntos decidem tudo sobre o futuro da companhia, se voltaram principalmente para o Brasil. No mundo, o Google emprega 20 000 pessoas.

Aqui, a companhia montou em cinco anos uma operação de pouco mais de 200 funcionários, que estão distribuídos em São Paulo e Belo Horizonte, que é o centro de desenvolvimento de tecnologia e novos produtos.

Os analistas do mercado de tecnologia estimam que, no ano passado, o gigante de buscas tenha faturado no Brasil cerca de 700 milhões de reais. A direção local não confirma a cifra, pois segue a política da matriz de não falar sobre o resultado de suas subsidiárias.

Ainda assim, sabe-se que a empresa vem crescendo e que suas perspectivas para este ano são agressivas. Um dado que comprova essa premissa é o número de vagas de emprego abertas pelo Google Brasil.

Há atualmente 100 postos de trabalho à espera de um profissional. Ou seja, a operação local precisa hoje de metade do número de funcionários que contratou até o momento — lembrando que foram admitidos pouco mais de 200 funcionários em cinco anos.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Eike Batista estreia no Twitter


Foto utilizada por Eike Batista em seu perfil


SÃO PAULO - O empresário Eike Batista, dono do grupo EBX, é o mais novo fenômeno de seguidores no Twitter. Considerado o homem mais rico do Brasil e o oitavo mais rico do mundo, segundo a revista Forbes, Batista estreou na ferramenta de microblogs na madrugada da última terça (22) e, sem seguir ninguém na rede, acumulava mais de 20 mil seguidores até a manhã desta quinta-feira (24).

Em seu primeiro post, o empresário disse que usará o Twitter para divulgar seus pensamentos, disciplinas e valores. "Só invista em ações de companhias que você conheça profundamente! Dicas de amigos não valem", escreveu algumas horas
Desde sua estreia na ferramenta, Eike vem sendo inundado de mensagens de boas-vindas e até pedidos de dinheiro. "Que comunidade carinhosa! Obrigado pelas boas vindas e contem comigo para fazer do Brazil (sic) o melhor pais do mundo!", declarou o empresário, que logo teve de se explicar pelo erro no nome do país. "O Brasil do Império se escrevia com z! He! He! Falar e escrever em alemão, inglês, francês e português it´s not easy!".

As mensagens, postadas a partir de um aplicativo para BlackBerry ou de um navegador móvel, estão carregadas de erros de digitação, acentuação e ortografia, o que levou muita gente a duvidar da veracidade do perfil. "Muito fake", escreveu @lihzamith. "Parabéns e abraço! (nem sei se é ele de verdade, enfim)", tuitou @hadjiares em mensagem direcionada ao bilionário. Procurada pela EXAME, a assessoria de imprensa do empresário confirmou tratar-se do perfil oficial de Eike.

Muitas das mensagens postadas por ele são encerradas com a letra X, que consta do nome de todas as suas empresas. Com uma foto a bordo de um iate, o empresário mostrou que não dará conselhos apenas na área de investimentos e empreendedorismo. "Esportes com constância são fantásticos! Nado e adoro correr! Engatem nessa!".

Na madrugada de hoje ele falava sobre o hotel Gloria Palace, em cuja reforma está investindo e que deve ser inaugurado no fim de 2011. "O Gloria Palace vai ter 6.3 estrelas para matar gringo de inveja! Viva o Brasil!", tuitou. "O Gloria Palace esta empregando centenas de cariocas na sua reconstrucao e vai dar emprego para mais de 600 quando iniciar".

Sobre a suposta autopromoção que está fazendo em seu perfil, ele foi categórico ao responder um internauta: "E eu lá preciso de autopropaganda? Que tal aprender alguma coisa, fofo! Quero dividir meus conhecimento muitos vão saber aproveitar!".

O perfil de Eike Batista pode ser acompanhado em www.twitter.com/eikebatista .




Fonte: http://info.abril.com.br/

Célula-tronco cura tipo de cegueira


Os olhos dos pacientes antes e depois do tratamento


LOS ANGELES - Dezenas de pessoas cegas ou que sofriam sérios problemas de visão devido à exposição a químicos cáusticos voltaram a enxergar após transplantes feitos com suas próprias células-tronco.

O tratamento funcionou completamente em 82 de 107 pessoas e parcialmente em outras 14, com benefícios mantidos por uma década até agora. Um homem cujos olhos haviam sido severamente agredidos há mais de 60 anos agora pode enxergar como uma pessoa normal.
“Esse é um sucesso gritante”, disse o oftalmologista Ivan Schwabm da Universidade da Califórnia, que não participou do estudo – o maior e mais longo deste tipo.

Transplantes de células-tronco dão esperanças a milhares de pessoas que tiveram suas córneas feridas substâncias químicas.

O tratamento não é capaz de ajudar aqueles com problemas no nervo ótico ou degeneração macular, o que afeta a retina. Também não funciona em pacientes completamente cegos dos dois olhos, porque os médicos precisam de pelo menos algum tecido saudável para transplantar.

No estudo, publicado pelo New England Journal of Medicine, pesquisadores recolheram um pequeno número de células-tronco do olho saudável de um paciente, multiplicaram essas células em laboratório e as colocaram nos olhos danificados, nos quais conseguiram desenvolver novo tecido corneal. Se as células-tronco são retiradas do seu próprio corpo, o paciente não precisa tomar medicamentos anti-rejeição.

Normalmente, pessoas cujos olhos foram queimados por substâncias químicas recebem uma córnea artificial, um procedimento que acarreta riscos como infecções ou glaucoma. Outra possibilidade é que recebam um transplante usando células-tronco de um cadáver, mas teriam que tomar medicamentos anti-rejeição.

O estudo italiano envolveu 106 pacientes tratados entre 1998 e 2007. A maioria deles tinha um olho muito prejudicado e alguns apenas sentiam a presença de luz. Diversos deles estiveram cegos por muitos anos e haviam passado por cirurgias ineficazes.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Celular com defeito deve ser trocado na hora

BRASÍLIA - O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça publicou ontem uma nota técnica determinando a troca imediata de aparelhos celulares com defeito. A decisão considera o serviço essencial e o bem indispensável ao atendimento das necessidades do consumidor.

Com base nesse entendimento, as pessoas que adquirirem aparelho celular com defeito poderão procurar a loja em que o produto foi comprado ou a operadora e exigir a troca imediata. A determinação também vale para problemas que apareçam devido à má manipulação ou acondicionamento por parte do revendedor. Além da troca, o consumidor também poderá exigir abatimento proporcional do preço ou o valor pago atualizado.
A norma técnica reprime uma prática do mercado. Em situações como essa, o consumidor precisava levar o celular para uma assistência técnica e esperar até 30 dias para a substituição ou pelo conserto.

De acordo com o parecer técnico, a telecomunicação é qualificada como serviço essencial pela Lei Federal nº 7.783/89 e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), órgão que integra todos os procons do país, passará a utilizar essa determinação nos casos de reclamação sobre aparelhos celulares.




Fonte: http://info.abril.com.br/