terça-feira, janeiro 10, 2012

Setor de petróleo e gás quer contratar 50 mil


Para despertar o interesse dos estudantes, a Petrobras criou o programa Profissões de Futuro

Brasília. O setor de petróleo e gás está atrás de estudantes que cursam o último ano do ensino fundamental e dos níveis médio e técnico e que ainda não definiram a profissão. A ideia é qualificar o quanto antes a mão de obra para um segmento da economia carente, porém estratégico. A expectativa é de que até 2015 devam surgir mais de 50 mil vagas por ano no Brasil para técnicos nessas áreas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Quem está em começo de carreira hoje chega a ganhar R$ 2.615,86, valor referente à remuneração básica desses profissionais na Petrobras. Atualmente a estatal petrolífera não tem nenhum concurso com inscrições abertas. Mas a estimativa da empresa é admitir 17 mil novos empregados até 2015, com a realização de dois processos seletivos por ano para cargos de níveis técnico e superior.

Para despertar o interesse dos estudantes, a Petrobras incrementou o programa Profissões de Futuro, com a criação de um site, onde é possível acessar informações sobre o cenário da indústria de energia e do mercado de nível técnico, além de conhecer as profissões relacionadas. O gerente-geral da Universidade Petrobras e responsável pelo programa, Ricardo Salomão, diz que a área mais acessada na página eletrônica é o Mapa de Cursos, onde o aluno conhece os cursos técnicos com uma breve descrição, carga horária, profissões relacionadas e onde estudar. O site foi lançado em dezembro e já contabiliza cerca de 25 mil acessos.

“Com a perspectiva de crescimento nos segmentos de petróleo, gás e energia, construção civil e infraestrutura, a demanda por técnicos de nível médio é crescente. Para termos uma ideia, na Petrobras controladora, somos cerca de 60 mil empregados próprios sendo dois terços deste efetivo posicionado em carreiras técnicas de nível médio. Esta proporção se repete e até aumenta pelas empresas destes segmentos no País”, afirma.

Quem apostar no setor de energia está no caminho certo, na opinião do vice-presidente de operações da consultoria DBM Brasil e América Latina, José Augusto Figueiredo. “O setor de energia em geral é um campo promissor no Brasil”, afirma o especialista.

“Trabalhar no setor de petróleo e gás sempre será promissor. Tem técnico sênior que ganha mais que um profissional que fez curso superior, por exemplo”, afirma Fernando Monteiro da Costa, diretor de operações da consultoria de RH Human Brasil. Para ele, trabalhar na Petrobras garante estabilidade e um pacote de benefícios.

Naval

No setor naval, Costa diz que faltam profissionais qualificados e interessados em trabalhar em alto mar. O site Profissões de Futuro relaciona ainda outras funções que devem se destacar nos próximos anos, como técnico de operação, técnico de exploração de petróleo, técnico químico e técnico de automação industrial. Para começar a exercer as funções, basta diploma em cursos técnicos.

Segundo Salomão, a formação demora três anos se o curso for feito com o ensino médio ou em 1,2 mil horas (aproximadamente 18 meses) na modalidade após o ensino médio.

Oportunidades

17 mil novos empregos é a estimativa de vagas que deverão ser abertas pela Petrobras até 2015, com a realização de dois processos seletivos por ano.

Fonte: Diario do Nordeste

Estado do Rio abre mais de 112 mil vagas em cursos profissionalizantes


Com investimento privados e públicos de aproximadamente US$ 18 bilhões e metade dos empregos formais gerados no Brasil no ano passado, o Estado do Rio de Janeiro vem investindo na formação de mão de obra qualificada para acompanhar a demanda do mercado por pessoal capacitado. Na manhã desta segunda-feira (09/01), o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, anunciou a abertura de 112.090 vagas para cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec).

“Cerca de 60% da população fluminense empregada passou por algum tipo de qualificação e isso mostra a importância do nosso trabalho. Hoje, no estado, há 3,7 milhões de pessoas entre 16 e 30 anos, sendo que 500 mil têm nível superior e outras 700 mil já estão empregadas”, destacou Alexandre Cardoso.

O secretário lembrou ainda que com a oferta de 280 mil vagas de ensino profissionalizante, a média é de uma pessoa especializada a cada 10. De acordo com Cardoso, com esses números em 2014 não se ouvirá mais falar de “apagão de mão de obra” no Rio de Janeiro.

Dentro desse total de 112.090 vagas, estão as 3.960 vagas para cursos oferecidos em Faetecs Digitais — polos de acesso gratuito à internet –, que oferecem formação em informática. Esta é a maior oferta de vagas para educação profissional da história da Faetec. Os cursos são oferecidos pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) localizados em todas as regiões do Estado, além de outras unidades da Faetec. O Secretário está confiante de que não faltará mão de obra qualificada no Rio de Janeiro.

Os CVTs oferecem cursos seguindo a vocação econômica de cada região e já existem 31 unidades no estado, com mais de 80 cursos. Já os Ceteps, com 58 unidades e 156 cursos, são os responsáveis pela maior oferta de vagas da Rede Faetec.
Todos os alunos matriculados em cidades que possuem o sistema de bilhetagem eletrônica vão receber o Rio Card para o pagamento das passagens do trajeto de suas residências até a unidade da Faetec.

Inscrições

As inscrições começam na terça-feira, 10 de janeiro, e seguem até o próximo dia 30, somente pela internet, pelo site www.faetec.rj.gov.br/sca. Quem não tiver acesso à rede pode procurar qualquer unidade da Faetec Digital, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Monitores e funcionários irão auxiliar em todo o processo. É necessário estar com o CPF (do próprio candidato) e com o comprovante de residência para confirmar o CEP para efetivar a inscrição.

O sorteio das vagas será no dia 31 deste mês. A lista dos sorteados será divulgada no dia 1º de fevereiro e as matrículas devem ser feitas até o dia 17 de fevereiro. As aulas começam dia 27 de fevereiro e até 6 de março haverá a reclassificação das vagas remanescentes.

Os sorteados deverão comparecer à unidade escolar do curso para o qual foi sorteado levando certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e comprovante de escolaridade, conforme o pré-requisito do curso pretendido. O candidato que não comprovar as informações solicitadas no ato da matrícula terá sua inscrição cancelada.

Fonte: Monte Castelo Ideias