quarta-feira, março 24, 2010

Espaçonave comercial faz 1º teste de voo


Os testes de voo com a nave devem durar até 2011 e as operações comerciais começam em 2012.


Uma espaçonave suborbital da aspirante à operadora de turismo espacial Virgin Galatic fez um primeiro teste de voo sobre os céus do deserto de Mojave, na Califórnia.

A nave, com capacidade para seis passageiros, chamada de VSS Enterprise, permaneceu presa ao avião que a transportou durante o voo de duas horas e 54 minutos.
A Virgin Galatic, uma aposta do Virgin Group, do bilionário britânico Richard Branson, já recebeu cerca de 45 milhões de dólares em depósitos e tarifas de mais de 330 aspirantes a astronauta. Cada um vai pagou 200 mil dólares para vivenciar a experiência de um voo suborbital.

A Enterprise foi projetada e construída por Burt Rutan, fundador da Scaled Composites, uma subsidiária do grupo Northrop Grumman.

"Ver a VSS Enterprise voando pela primeira vez torna real a beleza e a inovação dos veículos criados por Burt e sua equipe para nós", afirmou Branson em comunicado.

Os testes de voo com a nave devem durar até 2011 e as operações comerciais começam em 2012.

A Enterprise foi baseada em um protótipo de nave suborbital conhecido como SpaceShipOne, que venceu um prêmio de 10 milhões de dólares em 2004 por ter sido a primeira nave financiada com recursos privados a fazer voos espaciais tripulados. A nave está agora exposta no Museu Aéreo e Espacial Smithsonian.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Dell Mini 3 americano é melhor do que o brasileiro


Querida Dell, nós ficamos muito felizes em ser um dos dois primeiros países a receber seu primeiro smartphone com Android, o Mini 3iX. Mesmo com alguns pontos que nos incomodaram, foi uma atitude lisonjeira. Agora, o que nós não gostamos é de saber que a versão americana, batizada de Aero, terá recursos muito mais legais.

É, meus caros amigos, a realidade é dura e crua assim. As diferenças do Aero para o Mini 3iX são sensíveis. Em primeiro lugar, nossa maior reclamação em relação ao 3iX era sobre a ausência do Android Market. Segundo a Dell, a escolha foi feita por razão de uma parceria com a América Movil, que quer expandir sua própria App Store na América Latina. Assim, apenas a loja da Claro está disponível.

Quando conversamos com o pessoal da Dell, eles admitiram: “a inclusão do Android Market nos EUA vai depender da operadora”. E, oras, lógico que a AT&T não ia querer comprar essa briga com o mercado norte-americano. Assim, o acesso à loja está disponível no Aero.

Pelas fotos, a interface do Dell Aero é diferente do 3iX, prometendo integração com Picasa, Facebook, Twitpic e outras redes sociais. Nesse caso, não podemos especificar se ela é melhor ou não do que a nossa versão. Porém, o excesso de simplicidade do Android redesenhado no 3iX pode ser um problema para alguns, diminuindo o número de personalizações, marca registrada do sistema operacional do Google.

A AT&T ainda informa que a câmera do Aero terá 5 megapixels. São 2 MP a mais que a versão nacional, que não agradou no teste de fotografias no INFOLAB. Há ainda a informação de que a tela terá resolução nHD, só não sabemos se isso é mais que os 640 por 360 pixels que o Mini 3iX tem.

No fim das contas, nos perguntamos: será que o mercado brasileiro recebeu o 3iX por seu potencial emergente mesmo ou ele chegou por aqui apenas para um teste inicial, já que é o primeiro smartphone da empresa? Aguardamos um posicionamento da Dell e, assim que ele sair, prometemos atualizar as informações.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Lente da mini filmadora da Sony gira 270 graus



Depois da Samsung e da Kodak, é a vez da Sony lançar sua filmadora de bolso no Brasil. Como a U10 da Samsung, ela filma em 1 920 por 1 080 pixels e, diferente da Zx1, da Kodak, tem um visual bastante moderno, com uma lente que gira 270 graus.

A MHS-PM5, ou simplesmente Bloggie, tem foco em redes sociais e sincronização rápida de vídeo com o YouTube. Filma em full HD e fotografa em 5 megapixels. Ela vem em branco, violeta, azul ou rosa para tentar conquistar o público jovem e abastado do Brasil.

Sim, abastado, pois o preço de 999 reais da Bloggie é de descabelar. Mas vale a pena tentar entender o que a câmera tem de diferente. Segundo Carlos Paschoal, gerente-geral de Digital Image da Sony, uma pesquisa mostra que os jovens brasileiros estão dispostos a pagar até 30% a mais pelo detalhe da filmadora: a lente que gira 270 graus. Com ela fica bem mais fácil tirar aquelas fotos de si mesmo abraçado a um amigo. A câmera liga ou desliga automaticamente quando a lente é movida e começa a filmar ou fotografar com um apenas um botão. E aí, você pagaria?

No mais, a Bloggie tem aproximadamente 26 MB de espaço interno, completados com cartão SD de até 32 GB. A tela de LCD tem 2,4 polegadas, mas no modo de fotografia metade do visor é coberto por um menu do qual não é possível se livrar. A câmera se ajusta bem à luz ambiente, mas não tem flash, como é mais comum em filmadoras de bolso. O foco, por ser fixo, também pode produzir imagens um pouco borradas se você estiver fotografando algo de perto. Já uma entrada USB, que pula para fora da filmadora, facilita bastante a vida ao eliminar totalmente a necessidade de cabos.

A Bloggie e seu pescoço contorcionista chegam às lojas entre quinta e sexta-feira e não vêm com Memory Stick nem cartão SD.




Fonte: http://info.abril.com.br/

SanDisk anuncia microSDHC de 32 GB


Mirando não só os fotógrafos profissionais, mas também aqueles entupidores de arquivos nos smartphones, a SanDisk anunciou hoje seu cartão microSDHC de 32 GB, com garantia de 5 anos e previsão de chegada ao varejo em abril.
A novidade chega pronta para colocar cerca de 4 000 músicas e 84 horas de vídeo no espaço interno. O preço indicado é de 199 dólares, mas como ela só chega ao varejo no próximo mês, não há o preço exato no mercado brasileiro.
Assim, o pequeno gigante junta-se à equipe de cartões de 2, 4, 8 e 16 GB. O grande mistério é como foi possível colocar 32 GB em um dispositivo tão pequeno quanto um microSD. E é bom ficar esperto: nem todos os gadgets aceitam o formato microSDHC. É bom consultar as especificações do seu aparelho antes de comprar essa minibelezura.


Idec obriga teles a exibir velocidade do 3G

A Justiça Federal acaba de conceder uma liminar determinando que Telefônica, Net São Paulo, Brasil Telecom e Oi (Telemar Norte Leste) informem a verdadeira velocidade de acesso à banda larga em suas peças publicitárias.


Por um pedido do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a decisão tem como objetivo “vetar a publicidade enganosa de banda larga” e prevê suspensão da publicidade e da comercialização do serviço, caso não haja uma adequação das empresas nos próximos 30 dias.
A liminar ainda prevê uma multa de cinco mil reais por dia de descumprimento. O mesmo valor de penalidade deve ser aplicado se a operadora pedir uma multa contratual para o usuário que quiser cancelar o serviço “em razão da lentidão do serviço contratado”.


Responsável pelo veredicto, a juíza substituta da 6° Vara Federal, Dra. Tânia Lika Takeushi, entendeu que não cabe à Anatel a fiscalização do cumprimento da informação publicitária adequada, e sim, ao Idec e ao Ministério Público Federal.


O Idec deve recorrer à própria juíza para esclarecer alguns pontos da decisão.




Fonte: http://info.abril.com.br/