terça-feira, julho 20, 2010

BP tenta manter fechado poço que explodiu


Funcionários da BP dizem que querem manter o poço lacrado até que termine a construção de dois poços auxiliares, que deverão servir para lacrar permanentemente o poço danificado ou, eventualmente, ´matá-lo´ com lama pesada e cimento.

HOUSTON - A petrolífera BP tem "esperanças" de que o poço que explodiu no Golfo do México possa continuar fechado até que os poços de emergência consigam conter o vazamento permanentemente, disse um executivo da empresa no domingo.
A BP está fazendo um teste de pressão no poço avariado de Macondo, no que vem sendo descrito com uma medida temporária para parar o vazamento de óleo no Golfo, enquanto seus engenheiros estudam a pressão dentro do poço.
Agora os funcionários da BP dizem que querem manter o poço lacrado até que termine a construção de dois poços auxiliares, que deverão servir para lacrar permanentemente o poço danificado ou, eventualmente, ´matá-lo´ com lama pesada e cimento. A BP diz espera que os poços auxiliares estejam prontos até meados de agosto.
"Esperamos que se os sinais positivos continuarem, poderemos completar os testes até conseguirmos desabilitar o poço", disse o chefe de operações da BP, Doug Suttles, aos repórteres, durante uma teleconferência.
"No momento, não há uma data definida para a reabertura do funcionamento do poço," disse Suttles. "É claro que não queremos reiniciar a extração no Golfo, se não for necessário."
O governo dos EUA ainda precisa aprovar o plano da BP. No sábado, a principal autoridade dos EUA para o vazamento de óleo, disse que o teste de pressão foi uma coisa temporária e visava mostrar as opções de isolamento do poço, caso ocorra um furacão.
Depois de completar os testes, a BP abriria a tampa da válvula de contenção para permitir que o petróleo vaze, temporariamente para o mar, enquanto os navios são reposicionados para sifonar o óleo, declarou em comunicado no sábado, o almirante reformado da Guarda Costeira, Thad Allen.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Google para de vender o Nexus One


Nexus One, o celular do Google: vendas não atingiram as expectativas

SÃO PAULO -O Google não vai mais disponibilizar o seu smartphone Nexus One. O anúncio foi feito na última sexta-feira, no blog do produto.
Segundo o comunicado, o Google recebeu o último lote do celular e, uma vez vendido este, não fará o pedido de novos. O Nexus One ainda poderá ser encontrado na Europa, por meio da operadora Vodafone, na Coréia do Sul, por meio da KT, e em algumas outras localidades não especificadas pela empresa.
Nos Estados Unidos, o Nexus One era vendido desbloqueado por meio da loja online do Google por 529 dólares ou vinculado a T-Mobile ou Sprint.
Lançado em janeiro deste ano nos Estados Unidos, a expectativa é que o “celular do Google” como ficou conhecido o modelo desenvolvido pela HTC fizesse frente ao iPhone da Apple. Porém as vendas decepcionaram.
Segundo a consultoria Flurry, em seu primeiro mês, o Nexus One vendeu 80 mil unidades.
Para fator de comparação, apresentado no dia 7 de junho, o iPhone 4 já havia vendido 3 milhões de unidades, segundo informou Steve Jobs à imprensa na última sexta-feira.
O Google informou que o suporte aos donos do aparelho continua ser prestado.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Facebook supera 500 milhões de usuários


Mark Zukerberg, CEO do Facebook: no início, site era acessado apenas por estudantes de Harvard

SÃO PAULO - O Facebook deve anunciar esta semana a marca de 500 milhões de usuários. Para comemorar, o site de Mark Zuckerberg vai apresentar o “Facebook Stories”, uma apresentação sobre como a rede social interage com a vida das pessoas.
Ao blog All Things Digital’s BoomTown, a diretora de marketing do site, Randi Zuckerberg, disse que “os anúncios anteriores foram sobre números, este vai focar nos usuários”.
Em outubro, estreia nos Estados Unidos o filme “The Social Network”, que vai mostrar os bastidores do site apresentado por Zuckerberg, então um estudante de Harvard, em 2004.
O longa tem direção de David Fincher, de "Clube da Luta", "Zodiac" e "O Curioso Caso de Benjamin Button". O filme tem Jesse Eisenberg no papel de Mark Zuckerberg, o fundador da rede social; o cantor e ator Justin Timberlake como Sean Parker, o co-fundador do Napster; e Andrew Garfield interpretando o brasileiro Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook.
O Facebook atingiu 400 milhões de usuários em fevereiro deste ano, ao comemorar seis anos no ar. Um ano antes, o site contava com 200 milhões de usuários. Internamente, Mark Zuckerberg já fala em atingir um bilhão de usuários (quase um sexto de toda a população mundial), mas não estabelece prazos para a meta.

Fonte: http://info.abril.com.br

O que é que o iPad 3G tem?


Testamos o tablet com acesso à rede móvel para comprovar que ele pouco evoluiu

Quando mexemos com o iPad pela primeira vez, em abril, poucos minutos foram necessários para provar que seu maior defeito era a falta de conteúdo desenvolvido para a plataforma. Porém, sejamos justos, ele havia sido lançado apenas uma semana antes. Três meses depois, voltamos a testar o tablet, agora em sua versão 3G, para ver a conexão funcionar sem engasgos e comprovar que a esperada evolução dos aplicativos foi apenas modesta.
>> Já fizemos um teste completo, mostrando as características gerais do iPad. Clique para vê-lo.
As maiores diferenças do iPad 3G em relação ao modelo básico estão na etiqueta, no acesso à rede celular e no tamanho da memória. O modelo avaliado agora tem 64 GB e sai por 899 dólares, enquanto o outro, com 16 GB, custa 499 dólares – discrepância inexplicável pelo ganho de uma conexão e 48 GB de disco. Fora isso, o aparelho mais novo tem também uma faixa preta na parte superior traseira, item que serve para diferenciar o design dos produtos.
A conclusão mais triste para quem deseja comprar o aparelho é que, diferentemente do iPhone, ele tem poucos aplicativos gratuitos legais. Tanto que nossa lista de programas mais indicados continua intocável. As poucas exceções estão no âmbito das revistas – pérolas como a Sports Illustrated (mostrada no vídeo abaixo) fazem o tablet valer a pena. Nossa expectativa é que surjam mais opções interessantes para interagir com conteúdo em vídeo no iPad.

Fonte: http://info.abril.com.br/

No mundo das luas


SÃO PAULO - Elas podem se curvar aos planetas em tamanho, mas ganham em personalidade e número. As luas são muito diferentes entre si e estão sempre cercadas de mistérios. Há apostas de que uma delas pode abrigar vida.

Marcada por poços sulfurosos, banhada em radiação intensa e agitada por constantes erupções vulcânicas, Io é o inferno de fogo do Sistema Solar. Apesar de ser fria o bastante para ser coberta por dióxido de enxofre congelado, esta grande lua de Júpiter é o mundo mais vulcânico que conhecemos. Ela cospe 100 vezes mais lava que todos os vulcões da Terra, a partir de apenas 8% da área que eles ocupam. Io tem lagos borbulhantes de rocha fundida: o maior deles com mais de 200 quilômetros de diâmetro.
As forças de magma formam fissuras na crosta rochosa, criando linhas de lava que se estendem por até 50 quilômetros. As erupções de Io podem lançar nuvens de gás e poeira a 500 quilômetros no espaço. Essa violência vulcânica resulta de uma atração fatal entre Júpiter e as duas irmãs de Io, Europa e Ganimedes. Essas luas têm períodos orbitais duas e quatro vezes mais longos que Io, resultando em um alinhamento das três luas esporadicamente e numa órbita elíptica para Io.
À medida que percorre sua órbita, Io sofre mais ou menos influência da gravidade de Júpiter. Essas tensões e pressões aquecem o satélite por dentro em um processo conhecido como aquecimento por marés. O efeito é tão poderoso em Io que as rochas derretem, criando os vulcões. O vulcanismo extremo pode ser comum no universo. O recém- descoberto planeta Corot- 7b orbita muito perto de sua estrela e por isso sente uma forte atração gravitacional. Se sua órbita for ligeiramente elíptica, haverá aquecimento por marés suficiente para cobrir o planeta de vulcões. Assim, Io será só uma amostra das condições de tantos exoplanetas infernais.
Io parece estar esfriando, provavelmente porque sua órbita se tornou menos elíptica do que já foi. Em dezenas ou centenas de milhões de anos, as órbitas de Io, Europa e Ganimedes poderão sair de sincronia, deixando Io percorrer um caminho próximo ao circular, com quase nenhum aquecimento por marés. Então o fogo de Io finalmente se apagará.

Fonte: http://info.abril.com.br/