segunda-feira, dezembro 12, 2011

Curso técnico abre portas para emprego


Nem sempre o ingresso em universidades é o único caminho para se ter acesso ao mercado de trabalho e começar a planejar a carreira. Os cursos técnicos podem abreviar o percurso até o primeiro emprego e ainda garantir aos estudantes boas noções de assuntos que depois serão mais fáceis de serem dominados durante a graduação.

Em muitas escolas de ensino técnico a demanda das empresas , que procuram semanalmente por candidatos, é maior que a oferta de alunos, mas faltam profissionais da área. “Há realmente carência no mercado de mão-de-obra especializada. Conseguimos atender apenas metade das consultas feitas por indústrias que procuram os candidatos.”

Os cursos disponibilizados pelas Etecs têm duração de até dois anos e o processo de seleção é o chamado vestibulinho. Para o diretor, o estudante que acumula a formação no curso técnico tem mais espaço no mercado de trabalho em relação ao universitário, que geralmente concluiu o curso superior sem experiência. “É ótima alternativa. O aluno adquire experiência antes de entrar na faculdade. O curso prevê a inserção imediata no mercado. Com certeza ele estará em vantagem.”

Neste ano, a 5ª edição do Desafio de Redação do Diário, patrocinado pela Petrobras e apoiado pela Ecovias, propõe aos jovens reflexão sobre as profissões do futuro. Alunos do Ensino Fundamental e primeiro e segundo anos do Médio terão a chance de opinar sobre as carreiras que vão deslanchar nos próximos anos, de acordo com as necessidades atuais do mercado.

Já os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio terão pela frente o tema Profissões do Pré-Sal, Indústria do Petróleo e Gás, ótima opção para quem deseja trabalhar na área petrolífera e afins.

Fonte: cettps (Maíra Sanches)

ANP: produção de petróleo supera pela 3ª vez no ano a marca de 2,1 milhões de barris/dia


Aumento em outubro de aproximadamente 5,4% na produção de petróleo se comparada com o mesmo mês em 2010 ,e de aproximadamente 0,3% em relação ao mês anterior [setembro].

Em outubro a produção de petróleo no Brasil foi de 2.105 mil barris/dia (b/d), ultrapassando pela terceira vez em 2011 a marca de 2.100 mil b/d. As duas primeiras vezes foram em janeiro (2.122 mil b/d) e em junho (2.137 mil b/d). A produção de gás natural foi de 66 milhões de m³ por dia (MMm³/d) e produção de petróleo e gás ficou em torno de 2.522 mil barris de óleo equivalente por dia (Mboe/d).

De acordo com o comunicado da Agência Nacional de Petróleo, Gas Natural e Biocombustíveis (ANP), houve aumento de aproximadamente 5,4% na produção de petróleo se comparada com o mesmo mês em 2010 e de aproximadamente 0,3% em relação ao mês anterior. No gás natural, o crescimento da produção ficou em torno de 2,0% frente ao mesmo mês em 2010 e de 1,5% em comparação ao mês anterior. O campo de Roncador foi o maior produtor de petróleo e o Rio Urucu o maior produtor de gás natural.

No mês de outubro de 2011, 299 concessões, operadas por 26 empresas, foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 74 são concessões marítimas e 225 são terrestres. Das 299 concessões, dez encontram-se em atividades exploratórias e produziram por meio de Testes de Longa Duração (TLD), e outras nove são de campos licitados contendo acumulações marginais.

Pré-sal -O poço 9BRSA716RJS, do campo de Lula, segue como poço com a maior produção de petróleo, pela sexta vez seguida, com uma produção de 27,6 Mbbl/d. O campo terrestre de Carmópolis foi o de maior produção de petróleo, produziu 22,1 Mbbl/d através de 1.072 poços.

A produção do Pré-sal foi de 134,6 Mbbl/d de petróleo e 4,1 MMm³/d de gás natural, totalizando 160,7 Mboe/d, um aumento de 19,0% em relação ao mês passado. Produção oriunda de oito poços: 1BRSA108AESS e 6BRSA639ESS em Jubarte, 9BRSA716RJS e 3BRSA755ARJS em Lula, 6BRSA806RJS em Caratinga e Barracuda, 6BRSA817RJS em Marlim Leste, 6BRSA770DRJS em Marlim e Voador, e 3BRSA861SPS no TLD-BM-S-9;

Campos -Dos 20 maiores campos produtores de petróleo, três são operados por empresas estrangeiras: Frade/Chevron (8º), Peregrino/Statoil (14º) e Ostra/Shell (16º). Os três campos terrestres com maior produção de petróleo e gás natural, em barris de óleo equivalente, foram Rio Urucu, Leste do Urucu e Carmópolis, respectivamente: cerca de 91,3% da produção de petróleo e gás natural são provenientes de campos operados pela Petrobras.

Em torno de 90,5% da produção de petróleo e 74,0% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos. Os campos terrestres Rio do Urucu e Leste do Urucu, ambos na Bacia de Solimões, ocuparam a primeira e segunda posição, respectivamente, na relação de maiores produtores de gás natural, e também figuram entre os 20 maiores produtores em barris de óleo equivalente (boe).

Queima de gás -Houve aumento de aproximadamente 6,1% na queima de gás natural em outubro se comparada ao mesmo mês em 2010. E de em torno de 7,1% na queima de frente ao mês anterior. O maior registro foi no campo de Marlim Sul, devido a entrada em produção do poço 7MLS177HPRJS, interligado à plataforma P-56 que ainda encontra-se em período de comissionamento.

Do total de gás natural queimado, 88,9% é oriundo de Campos na Fase de Produção e 11,1% de TLDs da Fase de Exploração. Considerando apenas as Concessões na Fase de Produção, o aproveitamento de gás natural no mês foi de 92,1%.

Produção em terra -Oito poços terrestres estão na relação dos 30 poços com maior produção de gás natural, sendo 6 do campo de Rio Urucu e dois do campo de Leste do Urucu. A produção oriunda das Bacias maduras terrestres (campos/TLDs das Bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) foi de 180,2 Mboe/d, sendo 147,9 Mbbl/d de petróleo e 5,1 MMm³/d de gás natural. Desse total, 3,0 Mboe/d foram produzidos por concessões não operadas pela Petrobras, sendo 409,9 boe/d em Alagoas, 915,6 boe/d na Bahia, 27,7 boe/d no Espírito Santo, 1.600,5 boe/d no Rio Grande do Norte e 86,3 boe/d em Sergipe.

Plataformas -A plataforma P-52, localizada no campo de Roncador, produziu cerca de 130,1 Mboe/d e foi a plataforma com maior produção. O grau API médio do petróleo produzido no mês foi de aproximadamente 23,6°. A produção total neste mês foi oriunda de 8.966 poços. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, Bacia de Potiguar, com 1.132 poços.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/