sexta-feira, julho 08, 2011

Mais uma Oportunidade de aumento do conhecimento.


CONTABILIDADE DE PETRÓLEO E GÁS
Adriano Rodrigues e Carlos Eduardo Silva


Este livro apresenta conteúdo relevante e estratégico para todos os interessados em estudar e compreender a indústria de petróleo e gás e a dinâmica das empresas que operam nesse setor. Em geral, as informações contábeis são divulgadas por essas empresas por meio de relatórios financeiros trimestrais e anuais, representando o principal canal de comunicação entre elas e os seus stakeholders, como investidores, credores, funcionários, colaboradores, governo e sociedade em geral.Trata-se de um livro inédito no Brasil e bastante oportuno em virtude do atual momento de mudanças vivido tanto no mercado nacional de petróleo e gás, com destaque para o novo marco regulatório do setor e as expectativas em torno da exploração do pré-sal, quanto na contabilidade brasileira, que está em pleno processo de conciliação com as normas internacionais de contabilidade. Nesse contexto, o livro aborda primeiramente o padrão contábil norte-americano, ou USGAAP (United States - Generally Accepted Accounting Principles), que é normatizado pelo FASB (Financial Accounting Standards Board), e, posteriormente, é abordado o padrão contábil internacional, ou IFRS (International Financial Reporting Standards), que é normatizado pelo IASB (International Accounting Standards Board). Por fim, apresenta-se ao leitor um estudo de caso da Petrobras.

Segue o link para melhor visualização: http://www.cengage.com.br/detalheLivro.do?id=107587

Fonte: http://estupeg.blogspot.com/

Fundamentos de engenharia Geotécnica - Tradução da 7ª edição norte-americana



O livro Fundamentos de engenharia geotécnica foi publicado originalmente em 1985, nos Estados Unidos. A finalidade do livro era servir como texto teórico para o curso introdutório de engenharia geotécnica, lecionado em diversos cursos de engenharia. O autor almejava, também, que a obra servisse como referência para engenheiros formados.
A tradução da sétima edição norte-americana desta obra marca o vigésimo quinto aniversário da primeira edição. Como nas edições anteriores do livro, esta fornece uma visão geral das propriedades e da mecânica do solo, com práticas de campo e procedimentos básicos de engenharia, sem alterar a filosofia básica usada no texto da primeira edição.
Diferentemente da tradução da sexta edição norte-americana, que continha 17 capítulos, esta apresenta 18 capítulos. Para melhor compreensão e abordagem mais abrangente, as relações de peso-volume e plasticidade e estrutura dos solos estão agora divididas em duas seções distintas (Capítulos 3 e 4), a maior parte dos exemplos e exercícios foi alterada, e outras diversas mudanças foram efetuadas nesta edição, como:
O Capítulo 14 (Empuxo lateral de terra: superfície de ruptura curva) agora inclui os procedimentos para calcular os empuxos de terra passivos em muros de arrimo com face posterior inclinada e aterro granular horizontal, utilizando o método de fatias triangulares.Um método para calcular a capacidade de carga última de fundações contínuas rasas, excentricamente carregadas em solo granular, usando o fator de redução, foi acrescentado ao Capítulo 16 (Capacidade de carga do solo para fundações rasas). Outras relações empíricas para a condutividade hidráulica de solos coesivos e granulares foram incorporadas, respectivamente, ao Capítulo 7 (Permeabilidade) e ao Capítulo 17 (Revestimento de aterros e geossintéticos).A revisão técnica desta obra foi feita pelo professor Leonardo F. Rosemback Miranda, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o autor é Braja M. Das .

Fonte: http://cengagecorp.blogspot.com/

Uma análise da funçao de Homem de Área e suas Vantagens e Desvantagens.


Hoje vou falar de um tema muito interessante e que talvez seja de interesse da maioria dos leitores, principalmente daqueles que querem trabalhar embarcado: SER HOMEM DE ÁREA. Vejo muitas pessoas, inclusive mulheres que desejam ser Homem de Área, pois é a porta de entrada para a área offshore, no segmento de perfuraçao.

Mas será que é isso mesmo? Será que realmente vale a pena ser Homem de Área? Mulheres trabalham como Homem de Área? Quais sao as vantagens e desvantagens? Sao essas e outras perguntas que eu tentarei responder aqui! Espero que gostem!
UMA ANÁLISE DA FUNÇAO DE HOMEM DE ÁREA.

Quando se fala em trabalhar embarcado, as pessoas logo falam que querem trabalhar como Homem de Área, que "topam" qualquer coisa, e nao se importam em "começar de baixo" como muitos dizem.

Antes de falar sobre a Funçao de homem de área, gostaria de comentar sobre essa postura de "topar qualquer coisa". Nao estou recriminando isso, pelo contrário, até acho uma atitude louvável, e admirável, pois mostra o seu interesse e força de vontade em trabalhar na área. Mas cuidado, pois o fato de topar tudo, pode mostrar que voce é uma pessoa sem foco, e que qualquer coisa vale. Voce tem que ter uma estratégia em mente, e segui-la, ai sim, talvez seja necessário dar um passo para trás para depois dar dois pra frente.

Pois senao, a pessoa acaba optando em trabalhar como Homem de Área, pois topa qualquer coisa, e chega lá e não é nada daquilo que imaginava, e acaba se queimando.

Primeiramente, as pessoas pensam erroneamente, como eu também pensava antes de trabalhar com isso, que o Homem de Área trabalha no departamento de Perfuração, trabalhando com a perfuração de poços, auxiliando o Plataformista, e não é isso que acontece. O Homem de Área faz parte do Departamento de Marinha da Plataforma, e sua principal função é participar da Movimentação de Carga. Mas ele também Auxilia em outras atividades que precise de algum apoio, por exemplo, o Mecânico está precisando de ajuda para fazer a manutenção de um motor, e precisa de alguém pra dar uma "maozinha", ajudar a carregar o motor e etc. Em resumo, trabalho pesado, que envolva carregar peso, e limpeza, são com os Homens de Área em paralelo com a atividade de Movimentação de Carga.

Agora o que todos querem saber, o salário! O salário de um Homem de Área varia de empresa pra empresa, umas pagam menos, outras mais, umas tem certos benefícios e outras não. Mas o salário liquido no final do mes varia de R$ 1600 a R$ 2500,00 em média, não passando muito abaixo nem acima disso.

E AS MULHERES? TEM OPORTUNIDADE?

Outra questão delicada quando se fala em trabalhar como Homem de Área, é se mulheres tem oportunidade nessa função. Confesso, que antes de trabalhar como Homem de Área, e até mesmo depois, eu diria que era impossível mulher trabalhar nessa função, devido ao tipo do trabalho, ao esforço que é submetido. Porém, para minha surpresa eu descobri que tinha mulheres trabalhando como Homem de Área, inclusive tive o prazer de conhecer uma, a Ana Paula, que trabalha na Falcon 100. Fiquei até de fazer uma entrevista com ela aqui pro Tecnopeg! Prometo a voces publicar assim que possível!

Isso mostra que é difícil mas nao impossível ter mulheres trabalhando nessa função. O fato nao está somente no preconceito, mas é que realmente não é um trabalho recomendado para mulheres fisicamente falando. Existem mulheres que podem aguentar, mas tem outras que não. E dependendo da Equipe que voce trabalhe, se conseguir, ainda terão supervisores que podem querem te poupar para determinados serviços, ou nao deixar fazer certas coisas. Os detalhes sobre como é uma mulher trabalhar como Homem de Área, a Ana Paula vai falar aqui futuramente.

VANTAGENS E DESVANTAGENS EM SER HOMEM DE ÁREA.

Para resumir, vou dividir em tópicos as vantagens e desvantagens da função para que fique mais didático a compreensão do artigo. Segue abaixo as Vantagens e depois as Desvantagens.

VANTAGENS

Entrada no mercado - Pouca Exigência para Contratação
Entrar como Homem de Área é uma vantagem pois é uma função onde as exigências para contratação são poucas. Não é exigido ensino superior, e a maioria das vezes, também não é necessária experiência, além de não precisar ser fluente em ingles. Com isso, você consegue a tão importante oportunidade, e dai pra frente é só aproveitar as oportunidades que surgirem.

Conhece toda a plataforma e as atividades da mesma.
Ser Homem de Área é trabalhar em toda a plataforma, nos 4 cantos da mesma. Voce sempre está fazendo um trabalho em algum setor, o que acaba fazendo voce conhecer a plataforma mais do que qualquer outro profissional.

Tem a oportunidade conhecer vários setores e profissionais.
Como falei anteriormente, volta e meia você acaba ajudando profissionais de outros setores, o que é muito bom, pois voce conhece o dia-a-dia daquele profissional, podendo ajudar numa futura escolha. Além disso, você já fortalece seu networking para possíveis promoções. Essas relações dentro da plataforma são primordiais para uma promoção.

Leque grande de opções.
Homem de Área é a porta de entrada numa Plataforma de Perfuração. Independente da área que você queira trabalhar, se voce tem não tem experiência, deve começar por lá. E isso dá a você um grande leque de opções dentro da plataforma. E esse período como Homem de Área, é um bom tempo para voce conhecer e decidir pra onde ir. E eles incentivam você a escolher uma área, pois a empresa não quer que voce fique pra sempre como Homem de Área.

Aprendizado de Vida.
Ser Homem de Área, eu diria que é quase como se alistar no exército. Voce acaba tendo que passar por certas coisas que voce não gostaria de passar e que nem imaginaria que fosse passar, mas que aquilo no final, vai te ajudar muito pra ter sucesso na sua vida profissional.

DESVANTAGENS

Trabalho Desgastante
Tem certos dias que o trabalho fica muito puxado, ficando dificil até parar pra comer, o que é muito desgastante. Pra quem nao tá acostumado é complicado. No meu caso, eu senti bastante na minha primeira semana, depois foi melhorando e hoje já estou acostumado. Mas tem dias que realmente é complicado.

Trabalho Braçal
Esse pra mim é uma das piores desvantagens. Eu sempre gostei de trabalhos onde voce desenvolve seu intelectual, propoe soluções de problemas e etc. Como Homem de Área, essa área nao é muito desenvolvida. O trabalho é mais braçal e meramente de execução.

Você é Faz-tudo.
Como disse no início, a função do Homem de Área é trabalhar na Movimentação de Carga, mas sempre que precisar de apoio em algum coisa, sempre solicitam um Homem de Área. Além disso, trabalha na Limpeza, Segregação de Lixos, e etc.

Fazer parte da Equipe de Segurança do Helideck e da Brigada de Incêndio.
Essa pode ser uma desvantagem ou não. Depende do ponto de vista de quem lê. Eu considero uma desvantagem pois se ocorrer algum sinistro no Heliponto quando tiver tendo voo no seu horário, ou ocorrer alguma emergência de fogo na plataforma, você é OBRIGADO a combater, pois você faz parte da equipe. Isso é inerente a função, quer você queira ou não.

Muita exigência.
Trabalhar como Homem de Área é estar constantemente sendo observado e supervisionado. Você está sempre trabalhando proximo do Assistente de Guindasteiro que é quem organiza a equipe na manobra e nas atividades do dia-a-dia e também pelo Guindasteiro pelo Guindaste e o Deck Pusher, que é o Supervisor de Convés. Todos eles sempre observam se você faz corpo-mole, se gosta de dar nó (enrolar no trabalho) e etc. Isso pode ser uma desvantagem, mas também é uma vantagem pois é um trabalho que você força você a estar 100% ligado e atento no que está acontecendo a sua volta, se vacilar, pode se queimar.

Trabalho Perigoso.
Essa na verdade é uma desvantagem que nao tem a ver com a função e sim com o tipo de trabalho. Trabalhar embarcado é estar em risco. Mas o trabalho do Homem de Área tem sua dose a mais de perigo pois você trabalha constantemente com elevadas cargas, por isso, a atenção e a percepção de segurança são fundamentais para que não sofra nenhum acidente.

CONCLUSÃO
Amigos Tecnopeguianos, meu objetivo com esse artigo não foi dizer que é certo ou não trabalhar como Homem de Área, e sim mostrar-lhes como é essa função que muitos falam, mas poucos talvez conheçam verdadeiramente como é. Espero que com esse artigo, muitos possam conseguir tomar suas decisões com mais certeza, pois afinal de contas, ninguem melhor do que voce mesmo para saber qual é o melhor caminho para suas carreiras.

Que Deus abençoe a todos!

Fonte: http://tecnopeg.blogspot.com/