sábado, janeiro 15, 2011

Vendas de gasolina da Petrobras cresceram 17,8% em 2010


Empresa revelou também que vendeu 1,966 milhão de metros cúbicos do combustível em dezembro, quebrando um recorde para um mês

A nota não detalhou o volume total comercializado no ano passado. A assessoria de imprensa da Petrobras não dispunha da informação imediatamente.

A Petrobras também informou que no mês de dezembro de 2010 foram registrados novos recordes de vendas de gasolina e QAV (querosene de aviação).

Em dezembro, a comercialização de gasolina somou 1,966 milhão de metros cúbicos (399 mil bpd).

"Esse volume supera as vendas de março do mesmo ano, recorde anterior, em 50 mil metros cúbicos, quando o percentual de álcool anidro adicionado na gasolina estava reduzido de 25 por cento para 20 por cento", afirmou a estatal em nota.

Naquela oportunidade, houve uma escassez de etanol no mercado e o governo decidiu reduzir a mistura do anidro na gasolina.

Recentemente, a gasolina tem sido mais competitiva que o etanol na maior parte do país, em meio à entressafra de cana na região centro-sul do Brasil, que responde pela grande maioria da produção nacional.

"Contribuíram para este feito a sazonalidade típica do mês e a alta nos preços do etanol hidratado (usado nos carros flex) desde meados de junho, que tornou a gasolina o combustível de preferência para proprietários de veículos flex-fuel na grande maioria dos Estados brasileiros", segundo a Petrobras.

Com a entressafra no centro-sul, que deverá ser mais prolongada este ano, provavelmente até abril, a Petrobras acredita que a gasolina continuará ganhando espaço no mercado de combustíveis.

É vantagem econômica para o motorista abastecer o carro com etanol se o preço do combustível valer até 70 por cento do preço da gasolina.

"As perspectivas para os próximos meses apontam para uma manutenção do aquecimento nas vendas, função da maior frota de veículos leves incorporadas ao longo de 2010 no mercado brasileiro (venda de 3,3 milhões de veículos) e da entressafra da cana-de-açúcar", destacou a estatal.

QAV

As vendas de QAV pela Petrobras em dezembro totalizaram o volume de 585.450 metros cúbicos.

"Este volume representa um aumento de 4,9 por cento em relação ao recorde anterior, registrado no mês de julho de 2010, cuja marca foi de 557.860 metros cúbicos (117 mil bpd)", informou a Petrobras.

No ano de 2010, houve um aumento de 16,6 por cento no mercado nacional de QAV em relação a 2009, reflexo do crescimento da economia nacional, acrescentou a nota.

"O mercado de aviação continua aquecido fazendo com que as vendas desse derivado continuem elevadas."

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Abastecer o carro com etanol e mais vantajoso em 7 estados


Etanol está competitivo no Ceará, Goiás, MT, MS, Paraná, SP e Tocantins. Nos outros 17 estados e no Distrito Federal a gasolina leva vantagem Abastecer com etanol é vantajoso em apenas sete estados do país, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referentes a última semana. O etanol é mais competitivo do que a gasolina no Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins. Na Bahia e Pernambuco é indiferente a utilização de álcool combustível ou gasolina no tanque. Nos demais 17 estados e no Distrito Federal, a gasolina leva vantagem. No estado de São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol, o combustível renovável apresenta a terceira maior vantagem do Brasil, perdendo apenas para Goiás e Mato Grosso. A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. Em Goiás, a relação é de 62,83%, em Mato Grosso, de 66,14%, no Paraná, de 69,29% e em Mato Grosso do Sul, de 69,11%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 82,41% do valor da gasolina) e no Rio Grande do Sul (+81,02%.

Fonte: http://www.folhadenoticias.com.br/

Estaleiro TWB entrega novo Ferry-boat para travessia em Salvador


É um navio, tipo catamarã, foi construído 100% em alumínio naval e teve investimetnos em cerca de R$ 40 milhões.

O Estaleiro TWB S.A entrega nesta semana à travessia Salvador-Itaparica, na Bahia, o Fast Ferry-Boat Anna Nery. Trata-se do segundo equipamento do gênero construído pela companhia com sede no Guarujá, São Paulo e operações em Santa Catarina e Bahia. O navio, do tipo catamarã, foi construído 100% em alumínio naval e custou cerca de R$ 40 milhões. A obra contou com financiamento do Fundo da Marinha Mercante por meio do Banco do Nordeste. O ferry já deixou a cidade de Navegantes (SC), onde foi construído, e chega em Salvador nos próximos dias.

O Fast Ferry Anna Nery tem o mesmo designe do Fast Ferry Ivete Sangalo, que foi entregue pela TWB para o transporte de passageiros e veículos em Salvador em 2008. O modelo é assinado pelo escritório australiano Sea Transport Solutions, que tem reconhecimento mundial em projetos desta natureza. “A chegada do Anna Nery dará mais tranquilidade e conforto ao usuário da travessia Salvador-Itaparica, que se firma como a mais moderna do País, com a presença de mais este equipamento”, prevê o empresário Reinaldo Santos, diretor presidente da TWB S.A. “Em termos de construção naval, é mais um exemplo da alta qualidade da indústria Naval nacional e de que nossos estaleiros têm plenas condições de atender as demandas do pré-sal”, continua.

Em relação ao irmão entregue em 2008, o Anna Nery tem maior capacidade operacional, podendo transportar até 800 passageiros e mais de 70 veículos ao mesmo tempo. Conta também com uma inovação: a embarcação ganhou um hélice de proa, que melhora sua capacidade de manobra e eficiência em geral. Além disso, conta com motorização dual fuel - Diesel/Gás Natural – que permite a companhia operadora, a TWB Bahia, escolher o combustível mais adequado e economicamente sustentável para as viagens diárias no trecho entre Salvador e a ilha de Itaparica. Os motores podem funcionar com até 70% de gás natural, o que também contribui, neste caso, para redução da emissão de gás carbônico da embarcação.

Diferente de uma embarcação em aço, que seria até três vezes mais pesada, o Anna Nery, que tem cerca de 53 metros de comprimento, possui cerca de 600 toneladas de arqueação bruta. Dotado de quatro motores Caterpillar, de mais de 600 hp cada um, pode desenvolver até 18 nós de velocidade. Essa potência, associada ao designe da embarcação, são garantia de mais agilidade para o transporte de veículos e passageiros, já que os ferries antigos, ainda em operação em Salvador, navegam com velocidades entre oito e dez nós no máximo.

Assim como o já conhecido FB Ivete Sangalo, o FB Anna Nery conta com sala executiva panorâmica envidraçada, com capacidade para mais de 150 passageiros, equipada com lanchonete, ar condicionado e poltronas em couro. Há ainda convés de passageiros convencional, também com ar condicionado, convés de verão, totalmente aberto e um elevador articulado que aumenta a capacidade de transporte de veículos.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/