domingo, julho 18, 2010

Pesquisador defende trem-bala de levitação


SÃO PAULO - O Brasil pode perder uma grande oportunidade de inovação caso opte pelo trem-bala de roda-trilho. A constacão é do professor Richard Stephan, da Escolha de Engenharia da UFRJ/Coppe. Stephan é um defensor do modelo de levitação magnética.

“Eu fiquei triste por não ver a palavra levitante no edital do projeto. O Brasil perde uma grande oportunidade de apresentar ao mundo nova solução menos poluente e mais eficaz energicamente caso opte pelo formato antigo”, diz o pesquisador.
Segundo Stephan, a tecnologia de material rodante, usada nos principais trens-balas atualmente, possui um custo para instalação das linhas mais alto. Isso porque os trens de roda-trilho possuem uma capacidade para superar rampas limitada em 3%. “O contato metal com metal não permite superar obstáculos mais ingrimes. Dessa forma, é preciso construir tuneis e viadutos que superem os acidentes geográficos”, explica ele.
Já os trens de levitação magnética possuem uma capacidade de inclinação de até 10% (são capazes de ganhar 10m de altura em um trecho de 100m de distância), o que o torna apto para superar os acidentes geográficos sem maiores intervenções.
Por outro lado, trens de levitação demandam um maior investimento inicial em equipamentos, devido aos custos dos imãs e supercondutores. O retorno viria com a economia de energia e com o valor de manutenção reduzido.
“Imagine um trem andando a 300 km/h sobre trilhos de metal. Isso gera um desgaste, além da necessidade de constante de alinhamento dos trilhos”, explica Stephan.
Para o acadêmico, a nova linha do trem-bala poderia ser construída ao lado da Rodovia Presidente Dutra ou da ferrovia MRS Logística. Trens de levitação magnética também poderiam ser utilizados em projetos urbanos, como o para ligar aeroportos aos centros das cidades.
A Coppe inclusive negocia com o BNDS o financiamento para a instalação de uma linha experimental de um trem de levitação de baixa velocidade para ligar pontos internos do campus da UFRJ, no Rio. O projeto é orçado em 4,1 milhões e pode sair até 2011.
A China é exemplo de um país que adotou o modelo de levitação. Em Shangai, o trem é capaz de atingir até 431 km/h em um trecho de 30 quilômetros entre o aeroporto de Pudong e a cidade. A Alemanha também domina a tecnologia.
“A tecnologia de material rodante de alta velocidade foi implantada pela primeira vez em 1964. É uma tecnologia que já exauriu suas possibilidades de aperfeiçoamento tecnológico. Imagine um atleta de 16, que possui uma infinidade de possibilidades de desenvolvimento técnico e físico, e um atleta de 30 anos que já queimou todas as suas possibilidades. Essa é a diferença entre os trens de material rodante e os de levitação magnética”, explica o professor.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Um notebook Core i5 pra chamar de seu


Testamos 5 modelos com o processador da Intel. Veja qual deles tem a sua cara

O processador não é tudo, mas pode ser um ponto de partida para quem está perdido na hora de escolher um notebook. No caso do Intel Core i5, o chip limita uma categoria de máquinas intermediárias e avançadas, com opções para todos os gostos – das finas e ultraportáteis às poderosas que aguentam até uma jogatina. Testamos cinco delas, com preços de 2.849 a 4.999 reais.
Enquanto os modelos Positivo, LG e Sony vêm com o processador em sua versão 520M, na frequência de 2,4 GHz, os portáteis da Acer e da HP têm um chip mais simples, o 430M, com 2,2 GHz. Na prática, a diferença entre as máquinas não é tão grande no desempenho em tarefas diárias, por causa do equilíbrio nas configurações de itens como disco rígido e memória.
A discrepância começa a aparecer quando o assunto é performance de vídeo। Neste quesito, o LG R590 arrebenta, com sua placa GeForce GT335M. No INFOLAB, ele cravou o dobro de pontos em relação ao segundo colocado no teste de gráficos em terceira dimensão 3DMark06. O poder de fogo obviamente se refletiu na bateria. O LG foi o pior dos cinco laptops, enquanto o Positivo Mobile F457P venceu com folga, após aguentar 100 minutos trabalhando longe da tomada.

HP bonito e poderoso
A aparência dócil do Pavilion dv4-2090br pode enganar, mas essa carcaça bonita e cheia de grafismos esconde configurações nervosas para um modelo de 14,1 polegadas। São 6 GB de memória, disco de 500 GB e placa de vídeo ATI Radeon HD 4550, com 512 MB dedicados. Só o preço desafina no conjunto: 3.999 reais. Culpa do leitor de Blu-ray.

Um Sony pra curtir Blu-ray
Ele chega a ser até mais poderoso que muitos notebooks com Core i7 por aí। E sua tela de 16,4 polegadas, com resolução full HD, é a coisa mais linda para assistir filmes em Blu-ray. Perto de outros portáteis da marca, o Vaio VPC-F111FB nem impressiona pelo design, mas tem acabamento de primeira. Tudo isso mais o disco de 500 GB, a memória de 6 GB e a placa de vídeo GeForce GT310M, com 512 MB, explicam o preço de 4.999 reais.

LG tem força no vídeo e preço bom
Se não encanta pelo design, o R590 5200 exibe uma configuração afinada e custo/benefício atraente para quem deseja um micro poderoso por 3।799 reais. O destaque vai para a placa de vídeo avançada, uma GeForce GT335M, com 1 GB de memória. Fora isso, são 4 GB de RAM e 500 GB de disco, além de um leitor de Blu-ray. Games e vídeos caem bem na tela de 15,6 polegadas.

Positivo fininho e descolado
Seguindo a onda dos notebooks magérrimos, o Mobile F457P oferece o conforto de um modelo de 14,1 polegadas numa carcaça de apenas 2,2 quilos. A relação entre desempenho e duração de bateria é muito boa, já que o micro aguenta 100 minutos desconectado da tomada. São 4 GB de memória e 500 GB de disco. Mas uma placa de vídeo dedicada viria a calhar num produto de 2.899 reais.
Um Acer bonitão
A bela pintura azul do Aspire 4740-5133 não é o único atrativo desse micro com chip da nova geração. Ele tem configuração equilibrada e não te deixa no vermelho. Por 2.849 reais, entrega 500 GB de disco rígido, memória de 4 GB e tela de 14,1 polegadas de LCD iluminada por LED. O conforto do teclado também merece destaque.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Site Legendas.TV sai do ar


Mensagem no site Legendas.TV: ação de crackers ou do governo americano?

SÃO PAULO – O site Legendas.TV, um dos mais populares para quem baixa séries da web, exibe desde o começo da tarde uma mensagem dos órgãos de repressão a crimes digitais dos EUA.
Junto com a imagem, é exibido um texto afirmando que o site está fora do ar por oferecer conteúdo protegido por lei. Se a suposta mensagem for verdade, o Legendas.TV será o segundo site brasileiro que oferece conteúdo sobre séries na web brasileira a sair do ar neste semana - ontem, a Polícia de São Paulo prendeu os responsáveis pelo Brasil Séries.
Contudo, a mensagem no Legendas.TV pode ser uma ação de crackers. O site está hospedado num servidor web na Suécia. E por estar neste país, seria mais complexo para as justiças brasileira e americana retirarem o site do ar - elas teriam de pedir ao governo sueco para realizar o bloqueio.
No dia 30 junho, o site Torrent Freak publicou uma reportagem sobre o fechamento de 7 sites que distribuiam supostamente conteúdo protegido por lei; e que o presidente americano, Barak Obama, pediu aos órgãos policiais do país para fechar o cerco contra os sites que distribuem séries, filmes e software de forma ilegal.
O caso do Legendas.TV, portanto, pode ser resultado dessa ação.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Polvo App fica entre mais vendidos do mundo


Ask the Octopus, aplicativo brasileiro para iPhone que simula as escolhas do polvo Paul foi parar no Top Entretenimento em cerca de 60 países

SÃO PAULO – “Ask the Octopus”, aplicativo brasileiro para iPhone que simula as escolhas do polvo Paul, já aparece no Top Entretenimento em cerca de 60 países.
E todo esse sucesso ocorre apenas dois dias depois do lançamento mundial do produto. A informação é do Leonardo Copello, gerente de produto da uTouchLabs.
Segundo Copello, o aplicativo ocupa a segunda posição no Top Entretenimento dos mais baixados nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Chile, França, Hong Kong, Israel, Holanda, Portugal, Canadá, Austrália, Espanha, Japão, Rússia, China, Inglaterra e Estados Unidos, além do próprio Brasil.
EUA e Alemanha foram os países que mais compraram o aplicativo brasileiro.
O famoso polvo Paul ganhou fama no Mundial da África do Sul ao acertar o resultado de todos os jogos da Alemanha na Copa, além de cravar a vitória da Espanha sobre a Holanda na final do mundial.
Para Copello, Ask the Octopus já pode ser considerado um fenômeno. Na madrugada desta sexta-feira, 16, o aplicativo chegou ao primeiro lugar no Twitter Top Trends em aplicativos para iPhone, de acordo com o site appsfire.com.
Segundo os seus criadores, “o polvo agora está nas mãos de milhares de usuários de iPhone no planeta, fazendo adivinhações e divertindo os amigos”.
A uTouchLabs, empresa que criou o aplicativo já foi procurada para entrevista por veículos dos Estados Unidos, Japão e França.
Em artigo no portal americano AOL.com, o jornalista Marc Hartzman conta que um diretor de arte de Nova Iorque resolveu perguntar ao polvo sobre os três jogos de baseball que aconteceram ontem nos EUA. O resultado? Acertou tudo.
Portanto, se você, leitor da INFO que está lendo este texto, deseja saber os resultados do campeonato brasileiro ou ter a resposta para outras dúvidas, tais como cinema x teatro, sushi x lasanha, saia x vestido, casar x ficar solteiro, é só perguntar. O polvo responde. E acerta. Então, ask the Octopus.
O aplicativo, que estreou na última quarta, na loja da Apple, custa US$ 0,99. O download pode ser feito na Apple Store. O produto é compatível com iPhone, iPad e iPod Touch. Requer iOS 3.0 ou superior.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Proteção prévia contra sites de scams


Serviços verificam se páginas acessadas estão em listas de malware, entre outros recursos de segurança

Uma forma de evitar sites de scam, antes que o antivírus detecte uma possível infecção,é usar um servidor DNS com verificação de páginas maliciosas. Há várias opções interessantes, mas as melhores são o OpenDNS e o recente Norton DNS. Ambos verificam se o site acessado está em listas de malware. Além disso, o OpenDNS tem opções de bloqueio para páginas impróprias. Em compensação, o Norton DNS tem um utilitário que facilita a instalação no Windows e no Mac, sem a necessidade de inserir manualmente os IPs dos servidores DNS.

Fonte: http://info.abril.com.br/