sábado, agosto 01, 2009

Navegação das crianças deve ser acompanhada, diz advogado


Autor de cartilha sobre navegação segura para crianças, Hélio de Abreu, dá dicas para os pais orientarem os filhos nas férias.
Chegam as férias e as crianças ficam mais tempo em casa e no PC. Como os pais podem garantir uma navegação segura de seus filhos na internet? O sócio da Mariani & Santos Advogados Associados, Hélio Augusto Camargo de Abreu, expõe esta questão no Podcast IDG Now!.O advogado aponta as principais ameaças a crianças e jovens no universo digital, mostrando que infelizmente ainda falta acompanhamento e orientação dos pais sobre o que seus filhos podem acessar na web.Para evitar problemas, Abreu explica inclusive o que uma pessoa deve fazer no caso de ser vítima de um crime online.

Do tijolo ao smartphone: 25 anos de celular

Há 25 anos, uma ligação para o bisneto do inventor do telefone marcou o início de uma nova era não apenas nas telecomunicações, mas também no comportamento, nas relações sociais, no modo de trabalho e em diversos outros aspectos da sociedade do fim do século XX até hoje.
Em outubro de 1983 foi feita a primeira ligação comercial com um celular, quando Bob Barnett, presidente da Ameritech Mobile, telefonou dos Estados Unidos para o bisneto de Alexander Graham Bell, na Alemanha. Em seguida, foi lançado comercialmente o Motorola DynaTAC 8000X, primeiro telefone portátil no mercado. "Portátil", aliás, pode soar estranho hoje em dia se considerarmos que o aparelho em questão pesava quase um quilo e tinha cerca de 30 centímetros de altura.
No entanto, o maior problema de carregar um "tijolo" como este não tinha a ver com peso ou volume, mas com os custos. Quem hoje reclama do preço de um iPhone talvez se surpreenda em saber que, com bem menos recursos, o estreante DynaTAC custava US$ 4 mil.
Além disso, o portador de um aparelho tão exclusivo pagava US$ 50 mensais pelo serviço, mais uma taxa de US$ 0,24 a US$ 0,40 por minuto - mas esta última parte não devia pesar tanto, já que a bateria não durava mais do que 30 minutos de conversa.
Durante o primeiro ano em que ofereceu o serviço, mesmo que disponível apenas em Chicago, a Ameritech Mobile chegou a contar com 12 mil assinantes.
Idéia antigaAs experiências com telefones celulares não eram novidade em 1983. Dez anos antes, o pesquisador Martin Cooper havia feito com sucesso uma ligação de um telefone móvel, em Nova York, e alguns historiadores afirmam que o conceito de telefone celular já vinha se formando desde a década de 1940.
Mas a comercialização de aparelhos e serviços não foi possível até 1983, quando a Motorola foi a primeira fabricante a receber a aprovação do Conselho Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) para atuação no mercado.
US$ 20 mil para ser um brasileiro com celular O sistema de telefonia móvel só chegou ao Brasil em 1990, no Rio de Janeiro, pela operadora estatal TELERJ. Até o fim do ano, havia 667 assinantes no País - que desembolsavam US$ 20 mil para usar o aparelho que logo se tornou símbolo de status. Em 1991, foram contabilizados 6,7 mil clientes.
Brasília foi a segunda cidade a ter cobertura de telefonia móvel, que chegou a algumas cidades do Rio Grande do Sul em 1992 e a cidades da Bahia e de São Paulo no ano seguinte.
Expansão na virada do séculoUm fator determinante para o crescimento da telefonia móvel no Brasil foi a privatização do setor em 1997. Neste mesmo ano, foi fundada a agência reguladora Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Em 1999 surgiu o sistema pré-pago. Neste ano, o mercado brasileiro sofreu um grande impulso: o número de celulares passou de 7,4 para 15 milhões. O sistema aumentou ainda mais a partir de 2001, com a liberação das bandas C, D e E.
Hoje, o Brasil conta com um total de nove operadoras de telefonia móvel e mais de 140 milhões de usuários.
Do Tijolo ao MicroTijoloA Motorola, mesma empresa que comercializou o primeiro celular em 1983, só entrou no mercado brasileiro em 1996 com o modelo MicroTAC, que custava R$ 3.495. Apesar de "micro" no nome, essa ainda era a época dos "tijolões", e ele não fugia à regra: tinha 17,1 centímetros de altura e 3,1 centímetros de espessura.
O telefone também serve para telefonarOs primeiros telefones celulares - que têm esse nome porque as regiões abrangidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas de células - serviam exclusivamente para telefonar, o que pareceria óbvio se não tivéssemos, 25 anos depois, celulares que acessam a Internet, tocam música e fotografam, entre tantos recursos disponíveis.
Hoje eles são pequenos, leves, finos - o que os torna bem mais portáteis do que um telefone-maleta, por exemplo. São muito mais baratos e acessíveis, chegando aos lugares mais remotos do País. Além disso, ainda bem, não precisam mais de antena.
Mas, acima de tudo, celulares se tornaram indispensáveis em nossas vidas. Quem consegue ter um dia normal quando esquece o celular em casa?
A tendência, dizem especialistas, é que tal importância só venha a crescer. O celular deve deixar finalmente de ser um telefone, apesar de também cumprir essa função, para se tornar um aparelho multifuncional inteligente que reúna tudo o que precisamos em algo bem menor do que um tijolo. E então, definitivamente, esquecer o celular em casa não será uma boa idéia.

Fonte: www.terra.com.br

Celular que ajuda a malhar chega ao mercado brasileiro


Nos próximos dias deve chegar ao mercado brasileiro o Moto W7 Active Edition, o novo celular 3G da Motorola que pretende ajudar quem pratica esportes, com recursos que medem passos e até contam calorias.
O pique "esportivo" do W7 fica por conta do acelerômetro integrado ao aparelho, responsável pelas medições. Com isso, é possível deixar o telefone no bolso e sair para uma caminhada ou até mesmo programar uma atividade física (incluindo trilha sonora sincronizada em MP3) para verificar quantas calorias foram gastas em determinada meta ou período de exercícios. O acelerômetro também permite silenciar ligações ou pausar música ao virar o aparelho e fazer o celular "gritar" quando cai no chão.
Os controles de movimento do W7 também valem para o tocador de música e recursos multimídia. Ao agitar o celular, dá para trocar de música ou trocar de imagem na galeria de fotos.
O W7 traz uma câmera de 2 megapixels, uma câmera frontal para vídeoconferências, conectividade Bluetooth e 3G. O W7 também vem com acesso às redes sociais Last.fm e Midori (que consegue identificar músicas cantadas pelo usuário), além de atalhos para o Facebook e MySpace. O aparelho tem previsão de chegada ao mercado nos próximos dez dias pelo preço sugerido de R$ 549, que deve variar de acordo com o plano escolhido e a operadora.

Celular multimídia da Motorola é lançado no Brasil

A Motorola está lançando no Brasil o MOTO ZN300, celular multimídia com recursos variados de fotografia, vídeo e áudio, com preços a partir de R$ 469.
Com teclado deslizante, o aparelho tem câmera de 3,1 MP com flash de LEDs e zoom digital de 8x. A função Vídeo Mixer permite combinar fotos com vídeos e adicionar efeitos de imagem e som.
O MOTO ZN300 também facilita atualizações em sites e redes sociais como MySpace, YouTube e Facebook.
O novo celular tem ainda reprodutor de MP3 e rádio FM com gravador de som. A capacidade de armazenamento é de até 8 MB na memória interna, e pode ser estendida até 32 GB com cartão microSD. Além disso, o aparelho tem Bluetooth A2DP e porta USB 2.0 para transferência de arquivos em alta velocidade.
O preço sugerido de R$ 469 pode variar conforme a região e a operadora.

Fonte: www.terra.com.br

Motorola lança novo smartphone com tela de toque no Brasil

A Motorola acaba de lançar no Brasil um smartphone 3G com tela de toque totalmente personalizável. O MOTO A3100 traz recursos de multimídia, GPS e conexão às principais redes sociais, e ainda pode ser programado para receber atualizações online de previsão do tempo, notícias, e-mails, mensagens e eventos
A tela de 2,8 polegadas facilita a navegação na web por meio de atalhos personalizáveis, com diversos aplicativos que podem ser acessados com apenas um toque. O smartphone também tem conexão rápida a sites e redes sociais como Facebook, Orkut, YouTube, Last.fm e Google.
O MOTO A3100 tem câmera de 3 megapixels, com flash de LEDs, e as imagens podem ser enviadas rapidamente via e-mail ou publicadas em redes sociais. Uma segunda câmera VGA pode ser usada para realização de videoconfêrencias.
Outro destaque do lançamento é o sistema de navegação MOTONAV, com 1,3 mil mapas de cidades brasileiras, dos quais mais de 300 contam com a navegação completa. O usuário tem acesso a mais de 440 mil pontos de interesse, incluindo postos de combustíveis, oficinas mecânicas, bares, restaurantes e hotéis de todo o Brasil.
O aparelho usa o sistema operacional Windows Mobile 6.1 Professional e vem com cartão de memória microSD de 8 GB, com memória expansível até 32 GB. Segundo o fabricante, a bateria possui autonomia de seis a oito horas de conversação, e de 12 a 14 dias em stand-by.
O MOTO A3100 já está à venda no Brasil por um preço sugerido de R$ 1.599.

Fonte: www.terra.com.br

Nokia lança no Brasil smartphone direcionado para jovens


Indicado para consumidores que utilizam ferramentas de comunicação como Instant Messaging, SMS e MMS, e direcionado ao público jovem, acaba de chegar ao mercado brasileiro o novo modelo de telefone celular do Nokia Eseries, o Nokia E63. O aparelho oferece funcionalidades especificamente direcionadas para o público jovem - com teclado QWERTY, conexão Wi-fi/WLAN e tecnologia 3G -, e custa R$ 1.099, valor mais acessível dentro da categoria dos smartphones.
O Nokia E63 vem com revestimento emborrachado no acabamento e cores fortes, a exemplo do aparelho azul ultramarinho disponível no Brasil. Com câmera de 2 MP com zoom digital e flash LED - cujas fotos podem ser acessadas automaticamente ao Flickr - e teclas de acesso rápido aos serviços de contatos, eventos e mensagens, o celular permite que com apenas um clique se tenha acesso à câmera, à caixa de e-mails e ao tocador de música.
O aparelho traz ainda câmera para vídeos com capacidade de gravação de 15 quadros por segundo, entrada para cartão de memória MicroSD compatível até 8 GB e o aplicativo Nokia Mapas, com visualização cartográfica de mais de 150 países e 15 milhões de pontos, além de GPS, que pode ser habilitado.

Microsoft deve anunciar antivírus gratuito em breve

A Microsoft está se preparando para o anúncio de seu esperado serviço antivírus gratuito para PCs, que deve concorrer com produtos vendidos por Symantec e McAfee.
Um porta-voz da empresa afirmou nesta quarta-feira que a empresa, maior fabricante de softwares do mundo, está testando versões preliminares do produto entre seus funcionários. A Microsoft disponibilizará "em breve" uma versão de testes, ou produto beta, em seu site, acrescentou o porta-voz, sem dar uma data específica para o lançamento.
Investidores estão monitorando de perto as novidades sobre o serviço gratuito, que tem o codinome de Morro, em referência à praia brasileira Morro de São Paulo (BA), em meio a preocupações de que o serviço possa prejudicar as vendas dos produtos da Symantec e McAfee, que geram bilhões de dólares por ano em receita e protegem PCs equipados com o sistema operacional Windows de ataques de hackers.
"É uma ameaça competitiva de longo prazo", disse o analista Daniel Ives, da PBR Capital Markets, acrescentando que, no entanto, o impacto no curto prazo seria mínimo.
A Microsoft tem dito que o Morro irá oferecer ferramentas básicas para combater uma grande variedade de vírus, que provavelmente concorreriam com a linha de produtos de consumo mais baixa da Symantec e da McAfee, que custam por volta de US$ 40 ao ano.

Fonte: www.terra.com.br