domingo, outubro 03, 2010

OGX pode elevar capacidade de poço em Campos


SÃO PAULO - A OGX Petróleo e Gás, empresa do grupo do empresário Eike Batista, informou na última sexta-feira que concluiu um teste no poco OGX-14, localizado em bloco da Bacia de Campos, onde detém 100% de participação. Segundo a empresa, o teste confirmou um potencial de produção de 3 mil barris de petróleo por dia. A OGX planeja desenvolver esse campo por meio de poços horizontais e estima que a capacidade por poço poderá ser aumentada em até cinco vezes, o que aponta para um potencial produtivo em torno de 15 mil barris por dia.
De acordo com a OGX, o teste também permitiu avaliar a qualidade do óleo, estimado entre 26º e 28º API. "Este teste é um importante passo para um melhor conhecimento do reservatório e para o desenvolvimento de futuros projetos de produção na região", informou a empresa.

Fonte: http://www।santosoffshore.com.br/

Espírito Santo pode ganhar segunda fábrica de tubos de petróleo


empresa Technip do Brasil, que controla a Flexibrás, instalada em Vitória, tem planos de implantar no país mais uma planta industrial para produzir tubos umbilicais. O investimento poderá girar entre US$ 500 milhões e US$ 700 milhões e já é motivo de disputa por parte do Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde a Technip tem operações em Angra dos Reis.

As informações foram divulgadas ontem, pelo presidente do grupo Technip no Brasil, Frèdéric Delormel durante a solenidade de inauguração da linha de produção dos tubos flexíveis destinados aos campos da camada do pré-sal.
"Ainda estamos trabalhando no estudo do projeto dessa planta, que deverá ser um pouco menor do que essa que está instalada na área do Porto de Vitória", explicou Delormel. O executivo afirmou que o grupo Technip não tem nenhum problema ou preconceito em instalar uma outra unidade no Estado.
Durante discurso na solenidade de ontem, o governador Paulo Hartung convidou, oficialmente, e de modo entusiasmado, a multinacional francesa a se instalar do outro lado da Baía de Vitória, na área onde hoje estão instalados o Instituto de Readaptação Social (IRS) e a Casa de Custódia de Vila Velha, na região da Glória, também conhecida como Enseada de Jaburuna, em Vila Velha. Na região já foi demolida a Casa de Passagem.
Depois do convite feito pelo governador, Delormel, acompanhado pelo diretor executivo da Flexibrás, Honório Neves e o secretário estadual de Desenvolvimento, Márcio Félix Bezerra, foi conhecer a área dos presídios, em Vila Velha.
Segundo Honório Neves, a nova fábrica ainda é um projeto que precisa de, pelo menos, mais seis meses para definição de detalhes e escolha de local para instalação. O governo do Rio de Janeiro, segundo o executivo, está fazendo pressão e oferecendo benefícios para que o grupo Technip faça a opção por uma área em Angra dos Reis, onde o grupo tem porto e estaleiro e constrói plataformas.
A Flexibrás apresentou ontem a máquina projetada e desenvolvida pelos engenheiros da empresa no Rio e em Vitória para a montagem dos tubos flexíveis. Esses tubos são destinados aos poços de produção nos campos do pré-sal, principalmente para o campo de Tupi, na Bacia de Santos.
Antes da inauguração oficial do novo equipamento e dos cabos flexíveis, a empresa já vinha produzindo para a Petrobras, que instalou os equipamentos nos campos de Baleia Franca e Cachalote, onde teve início a primeira produção efetiva no pré-sal no país. No caso de Tupi, os tubos serão utilizados no gasoduto que ligará esse campo ao campo de Mexilhão.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Estaleiro Jurong é declarado de utilidade pública


O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) foi reconhecido como de utilidade pública por meio do Decreto nº 1158-S, assinado pelo governador Paulo Hartung e publicado na edição de ontem do Diário Oficial. O decreto governamental é uma das ações previstas nas condicionantes aprovadas no licenciamento prévio do empreendimento.

Parte do terreno onde será construído o estaleiro é Área de Preservação Permanente (APP). Para compensar a retirada da vegetação, a Jurong terá que reflorestar cerca de 65 hectares em quatro áreas degradadas. O reflorestamento será feito em uma área adquirida pela Jurong em três unidades de conservação ambiental pertencentes ao município de Aracruz, explica o gerente de construção da Jurong, Jaurant Spinelli.
De acordo com informações da assessoria do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), a única possibilidade de viabilizar a construção do estaleiro na área é torná-la de utilidade pública. A assessoria explicou que o mesmo aconteceu em Pernambuco, onde está sendo construído um estaleiro.
Conforme o diretor geral do CTA - Serviços em Meio Ambiente (empresa responsável pelo licenciamento do empreendimento), Humberto Ker de Andrade, foi apresentado o status de andamento das condicionantes ambientais à Comissão Permanente de Acompanhamento do Licenciamento Ambiental do Estaleiro Jurong Aracruz (Copala - EJA). Cerca de 70% das condicionantes já se encontram em análise pelo Iema, parte delas já consideradas cumpridas pelo órgão.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/