sexta-feira, outubro 30, 2009

Cavalo de troia ameaça bancos no Brasil


Criminosos digitais estão utilizando uma nova técnica que mistura cavalos de troia e antirrootkits para roubar dados de bancos no Brasil.
De acordo com a Trend Micro, a ameaça foi identificada como TROJ_DLOAD.BB que e pode comprometer o sistema de segurança G-Buster Browser Defense, utilizado nas páginas das instituições financeiras.

Ao ser executado, o código malicioso faz automaticamente o download do antirrootkit GMER, um utilitário criado para localizar pragas que se escondem no sistema. Em seguida, ele instala outro cavalo de troia, o TROJ_DAMMI.AB, que corrompe o programa de segurança.
O último passo consiste em encerrar os processos do G-Buster Browser Defense quando o usuário acessa a página do banco. Isso significa que toda a proteção contra roubo de informações e os mecanismos que garantem a privacidade do cliente podem ser desativados.
A Trend Micro informou que os usuários podem utilizar o serviço gratuito do HouseCall, criado para evitar a ameaça.





Fonte: http://info.abril.com.br

Internet comemora 40 anos em meio a novos desafios


40 anos, em 29 de outubro de 1969, uma equipe de engenheiros americanos coordenada pelo professor Leonard Kleinrock enviou a primeira mensagem entre dois computadores, que estavam em locais diferentes, dentro da rede Arpanet. O fato marcou o nascimento da internet, um fenômeno social mundial que revolucionou, e continua revolucionando, as comunicações, a educação, a economia e o entretenimento, levando a dramáticas mudanças em nossas vidas.

Kleinrock, para quem hoje a internet está apenas na sua adolescência, estava longe de imaginar os fenômenos sociais que nasceriam com a sua criação, como Facebook, Twitter ou YouTube. E muito menos o que ele chama de "lado negro" da web.
Nesta quinta-feira, ao lado dos principais especialistas em internet nos Estados Unidos, Kleinrock estará comemorando a data em um evento especial na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Os dados trocados entre os dois computadores, um localizado no laboratório de Kleinrock na Ucla e outro na Universidade de Standford, eram pequenos e insignificantes, mas prepararam o terreno para a rede interuniversidades Arpanet, que cresceria e tornaria possível o surgimento da hoje indispensável internet.
A Arpanet começou como um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e os pequisadores e engenheiros foram contratados pelo governo americano com o objetivo de facilitar a troca de dados entre os órgãos de pesquisa governamentais.
Mas o próprio governo norte-americano, que financiou as primeiras pesquisas, não se envolveu muito com a internet e deixou que os engenheiros promovessem a idéia de uma rede aberta, com trocas livres de informações.
Esta característica de ausência de regras e políticas comerciais que poderiam facilmente ter se tornado obstáculos foi um dos principais fatores a auxiliar o florescimento da internet.
No entanto, hoje os próprios engenheiros que participaram daquela experiência admitem que o idealismo inicial está desaparecendo aos poucos. O spam e os hackers, ou o "lado negro da internet", como diz Kleinrock, obrigam os operadores de redes a criarem barreiras de proteção, enquanto normas comerciais levam à imposição de políticas que prejudicam os concorrentes, como por exemplo, na disputa pelo mercado de smartphones entre Google e Apple, em que a empresa de Steve Jobs restringiu o uso de softwares de navegação na internet no iPhone, tendo bloqueado recentemente a aplicação Google Voice.
Os diversos 'aniversários' da internet
O aniversário da rede mundial de computadores é comemorado em várias datas, apesar de o dia 29 de outubro de 1969 ser considerado o mais importante como marco do nascimento da 'rede das redes', já que foi a primeira vez que uma mensagem foi enviada entre dois computadores não conectados diretamente.
No dia 2 de setembro de 1969, por exemplo, os cientistas da Universidade da Califórnia trocaram informações entre dois computadores, que estavam na mesma sala, por meio de um cabo de cinco metros. Não era ainda o nascimento da internet propriamente dita, mas alguns engenheiros consideram esta data como o início oficial.
Na década de 70 foram criados os correios eletrônicos e os protocolos de comunicação TCP/IP, que facilitaram a conexão entre várias redes diversas.
O 1º de janeiro de 1983 é relembrado como o dia em que todos os computadores da rede Arpanet adotaram o protocolo TCP/IP, o padrão de comunicação online utilizado até hoje.
Em março de 1989, Tim Berners-Lee criou a World Wide Web, um sistema eficiente para publicação e acesso de informações. Berners-Lee, um cientista britânico atuante na Suíça, ajudou a criar a linguagem de hipertexto usada até hoje em websites, links e navegadores.
Finalmente, em abril de 1993, foi lançado o Mosaic, considerado o primeiro navegador de internet a facilitar a usabilidade, ajudando a popularizar a internet. Como precursor do Netscape Navigator, Internet Explorer e tantos outros navegadores existentes hoje, o Mosaic também foi um passo crucial para tirar a internet do laboratório e levá-la para dentro das nossas casas.



Câmeras analógicas soviéticas chegam renovadas ao Brasil


Depois de longa espera, chegaram ao Brasil as célebres câmeras fotográficas analógicas que passaram de instrumento de propaganda soviética a febre mundial depois de descobertas por jovens austríacos em viagem pela República Tcheca nos anos 1980. A Lomography, que hoje administra a marca de câmeras Lomo, inaugurou esta semana no Rio de Janeiro a primeira loja-galeria da América Latina, para felicidade dos adeptos da chamada lomografia.

Prestes a completar 25 anos, as câmeras Lomo foram desenvolvidas na União Soviética na década de 1980 com o objetivo de abastecer as massas com um produto confiável e duradouro para a fotografia do dia-a-dia. A Lomo LC-A era uma câmera simples, pequena e automática, e grande parte do seu sucesso mundial se deve à lente Minitar 1, que captura imagens vívidas em grande angular. Sua capacidade inovadora de autoexposição, geralmente encontrada só em câmeras profissionais caras, permite que a Lomo funcione em todas as condições de luz e impressione com imagens noturnas cheias de infusões de luzes e cores.
Com a descoberta das câmeras pelos jovens austríacos e a explosão da procura pela Lomo-LCA, foi fundada a Lomographic Society, em Viena, em 1992, com o objetivo de difundir a lomografia em todo o mundo.
Exposições, "embaixadas lomo", festas, workshops e turnês começaram a influenciar e converter o maior número possível de participantes para o estilo de vida lomográfico.
Nessa época foram criadas as "dez regras de ouro da lomografia", que incluem dicas de como fotografar sem olhar no visor e não deixar que a Lomografia interfira em sua vida mas faça parte dela.
Depois de altas e baixas na produção da câmera na Rússia, a LC-A parou de ser fabricada. Para não deixar órfãos os milhares de adeptos em todo o mundo, uma parceria entre a Lomographic Society e a Colibri Manufactures, permitiu que uma nova versão da Lomo fosse produzida na China, a Lomo LC-A+, um modelo que apresenta todas as qualidades características da sua ancestral e adiciona novas funções e melhorias.
Agora no Brasil A nova loja-galeria no Rio de Janeiro pretende ser um ponto de encontro de lomógrafos do Brasil e do exterior, e vai abrigar workshops sobre câmeras e técnicas de fotografia analógica, palestras com convidados especiais e jornadas lomográficas, em que os convidados poderão utilizar as câmeras para desfrutar de uma experiência no universo da lomografia.
Um dos destaques do novo espaço é o mural gigante composto por 300 fotos do Brasil feitas por adeptos da lomografia do mundo todo e escolhidas a dedo por meio de um concurso internacional.
Além da nova LCA, a Lomographic desenvolveu uma série de outros produtos amparados nos preceitos lomográficos, como a Fisheye, uma câmera compacta 35mm que permite tirar fotos em 170 graus, comprimindo tudo ao seu redor numa imagem circular.
Já a multi-lentes SuperSampler produz quatro fotos panorâmicas sequenciais em uma única foto repleta de ação. Para quem gosta de brincar com as cores, foi criada a Colorsplash Camera, cujo sistema de colorwheel (carrossel de cores) possibilita escolher o tom do flash.
Outra câmera bastante procurada pelo público é a Diana +, uma reedição fiel, mas com novos recursos, da câmera Diana, lenda cult no começo dos anos 1960.

Confira abaixo as 10 regras de ouro da Lomografia:
1 - Leve sua Lomo sempre com você2 - Use quando quiser - dia ou noite3- A Lomografia não interfere na sua vida, faz parte dela 4 - Fotografe sem olha no visor5 - Aproxime-se o máximo possível do objeto lomográfico desejado6 - Não pense7 - Seja rápido8 - Você não precisa saber antecipadamente o que fotografou9 - Nem depois10 - Não se preocupe com as regras.



Veja dez grandes mancadas da história da internet


Com a comemoração de dois aniversários importantes da internet em 2009, os 40 anos da criação da Arpanet, rede de dados que se transformou na internet, e os 20 anos do nascimento da World Wide Web, a revista Times escolheu os dez momentos que marcaram a história da rede por serem grandes 'mancadas'. Confira:

A barra dupla diagonal //Tim Berners-Lee, pai da WWW, admitiu recentemente que se arrepende de ter incluído as duas barras diagonais nos endereços da internet. São caracteres desnecessários que atrapalham, afirmou.
A entrevista erradaO cômico episódio de uma entrevista da BBC com o suposto "especialista em internet" Guy Goma, terminou em um escândalo quando se descobriu, em meio a transmissão, que Goma chegou ao estúdio para uma entrevista de emprego.
O vazamentoEm 2007, a loja online iTunes, que oferece programas de televisão como parte do seu catálogo multimídia, colocou à venda um episódio de uma série que não tinha estreado na TV. A Apple teve que devolver o dinheiro dos clientes e o programa acabou circulando ilegalmente na internet.
Google se autocensuraO sistema antispam do Google acidentalmente marcou como lixo eletrônico o blog de buscas personalizadas do próprio Google. Um internauta se apropriou temporariamente do nome do domínio do site.
A confusãoOs usuários do videogame Killer 7 tiveram uma (grata?) surpresa quando entraram no website do jogo pelo endereço killer7.com. Na realidade, tratava-se de uma página pornô e o endereço correto do jogo era killer-7.com.
A senhaO site oficial do governo do Estado norte-americano de Nevada publicou acidentalmente informações confidenciais sobre o e-mail do governador Kenny C. Guinn. Apesar das recomendações usuais de não usar senhas fáceis de advinhar, o nome do usuário era "governador" e a senha "kennyc".
O processoA companhia Viacom processou o YouTube, em 2006, por publicar seus vídeos sem permissão. O embaraçoso no assunto é que veio à tona que a própria Viacom estava usando conteúdos que não eram seus.
A gafe da AOLEm 2006, a companhia de telecomunicações AOL publicou dados de buscas de 650 mil usuários. A informação era supostamente anônima, mas hackers encontraram uma forma de deduzir quem eram as pessoas que fizeram as buscas. A companhia não parou de pedir desculpas aos usuários, enfurecidos.
O primeiro vírusEm novembro de 1988, Robert Morris, um estudante de ciências, criou um programa que, ao ser introduzido na internet, se converteu no primeiro vírus informático e causou dano a mais de 500 mil computadores. Foi judicialmente penalizado, mas acabou em liberdade condicional.
O apagãoRecentemente, cerca de mil sites na Suécia saíram do ar por uma hora depois que uma rotina de manutenção afetou todos os endereços terminados em .se (o domínio do país). Imagine o tremendo problema se a rotina tivesse afetado os endereços terminados em .com.



Novo Orkut tem visual diferente e vai precisar de convite


O Orkut, rede social do Google, começa a partir de hoje a distribuir convites para a nova versão do serviço, que teve sua interface alterada e conta com novos recursos.

principal mudança é a interface, limpa e com mais interação. O novo Orkut terá mais possibilidades de personalização da tela principal, incluindo a capacidade de escolher a cor da página inicial.
Outra mudança feita no Orkut foi o compartilhamento de fotos. Diz o Google que essa funcionalidade, baseada em pesquisas com usuários, é uma das mais populares, usada por 67% dos usuários.
Os usuários do Orkut irão migrar para a nova versão apenas por meio de convites, mas quem for para a interface remodelada não sofrerá nenhum impacto em experiência ou dados. A previsão do Google é que até o final do primeiro semestre de 2010 todos os usuários terão migrado para a nova plataforma.
A distribuição de convites será feita aos poucos e em "ondas", de acordo com a empresa. Nem todo usuário com nova conta terá convites para distribuir no começo, pelo menos.
O Google informou ainda que todo o código-fonte do Orkut foi reescrito e é a maior aplicação do mundo baseada no GWT (Google Web Toolkit). Uma das mudanças que os usuários perceberão é na busca por novos amigos, já que essa função passa a indicar nomes que o usuário mantém mais contato pela conta do Google. O projeto do novo Orkut levou cerca de nove meses de desenvolvimento.
O novo Orkut vai rodar no Google Chrome, Firefox, Safari e versões mais atualizadas do Internet Explorer. O serviço só irá funcionar no Internet Explorer 6 e navegadores mais antigos com a instalação do Google Chrome Frame.



Google Voice permite manter o número de telefone

O Google introduziu uma nova ferramenta que permitirá que os consumidores utilizem o Google Voice sem mudar para um número de telefone especial, potencialmente ampliando a atração do serviço.
O Google informou na noite de segunda-feira que novos usuários do serviço poderão ter as chamadas que não atendem direcionadas para uma caixa postal Google Voice eletrônica especial, essencialmente superando o serviço fornecido pelas operadoras de telefonia.
O Google Voice oferece uma variedade de ferramentas de gestão do correio de voz, incluindo armazenagem ilimitada e transcrição de mensagens deixadas na caixa postal.
O serviço também permite aos consumidores fazer chamadas internacionais de baixo custo direcionando a ligação por meio da infraestrutura do Google e da internet.
Até agora, usar o Google Voice exigia adotar um número de telefone especial do Google. A nova ferramenta permite que as pessoas mantenham números de telefone existentes.
Craig Walker, gerente de produtos para comunicações em tempo real do grupo, afirmou que a companhia fornecerá aos usuários um código especial, que direciona chamadas não atendidas para uma caixa postal mantida pelo Google.
Walker acrescentou que o aplicativo de desvio de chamadas não requer o fechamento de acordos especiais com as operadoras de telefonia.
"Virtualmente todas as operadoras já permitem isso", explicou Walker.
Ele observou que operadoras de telefone celular geralmente aprovam a prática mediante a cobrança de minutos mesmo após a chamada ter sido direcionada para outro número de telefone.
"Permite que elas continuem contabilizando o tempo, elas cobram por minuto enquanto eu estou em uma chamada desviada", disse Walker.
O Google Voice, lançado em março, está disponível para um número limitado de pessoas que receberam convites do Google ou de outros usuários do serviço.
Segundo Walker, a companhia espera tornar o serviço disponível ao público geral relativamente em breve, embora não tenha especificado quando. Ele também se recusou a dizer quantas pessoas utilizam o Google Voice, mas afirmou que a companhia está satisfeita com os números.
O produto recebeu críticas positivas na imprensa de tecnologia, bem como um grau de controvérsia.
O Google informou que a Apple rejeitou o aplicativo para o iPhone. Contudo, a Apple manifestou que ainda estuda a adoção do software.

Óculos tem sensor que "obriga" internauta a piscar


A fabricante japonesa de óculos, Masunaga, apresentou nesta terça-feira, uma novidade para aqueles que passam horas em frente à tela do computador. Ideal para jogadores de games ou internautas assíduos, o óculos lançado pela empresa, no Japão, "obriga" o usuário a piscar.

Um sensor do produto é acionado quando o usuário passa mais de 5s sem piscar. Quando isso ocorre, a lente embaça, para forçar o mexer dos olhos.
A invenção evita que os olhos dos internautas fiquem ressecados, já que força a lubrificação através do "abre e fecha" das pálpebras.
O óculos funciona com pilhas ou pode ser ser carregado via cabo USB.

Fonte: www.terra.com.br