segunda-feira, dezembro 28, 2009

Americanos ficam 13 horas na web por semana

Uma pesquisa feita pela Harris Interactive apontou que os usuários americanos de internet ficam, em média, 13 horas por semana conectados à internet.


Segundo o estudo, o número caiu em relação ao ano passado, quando a média era de 14 horas. O número foi atribuído ao interesse pela campanha eleitoral para presidente nos Estados Unidos.
Outro dado interessante aponta que usuários entre 30 e 39 são os mais ativos na web, ficando conectados por aproximadamente 18 horas semanais.


A pesquisa também mostra que o número de adultos na rede não se alterou desde 2007, se mantendo em torno de 148 milhões de pessoas conectadas em colégios, trabalho ou suas residências. Ao todo, 98% dos usuários de computador nos EUA estão na internet.


FotoMix facilita a manipulação de imagem por leigos


Confira os passos para criar efeitos em suas fotos.
Mesmo sem saber muito é possível fazer montagens sofisticadas.

Pra quem gosta de brincar com fotos ou mesmo deseja fazer algo mais elaborado, o FotoMix é uma boa ferramenta para atingir esses objetivos.
Se você quer ir além, mas esbarra na barreira do conhecimento (afinal, não é todo mundo que sabe usar o Photoshop em nível avançado), tem a opção desse software gratuito e relativamente simples de usar. Assim, colocar efeitos em suas fotos ou imagens ilustrativas fica mais fácil.
O programa é leve, tem apenas 5,8 MB, roda no Windows XP, Vista e no 7. Sua interface é simples e voltada para aqueles que não querem perder muito tempo “caçando” as opções, pois a maioria delas já está presente logo na primeira tela. As outras subopções vão aparecendo à medida que se clica na aba correspondente ao recurso que você deseja trabalhar.

A ideia é ser o mais objetivo possível e cumprir o papel de facilitador, não de complicador. E ele cumpre bem essa tarefa. Como exemplo, o FotoMix traz duas fotos: uma de um conhecido árbitro e outra de belos raios no céu.
Para criar uma montagem a partir de duas fotos, basta seguir os seguintes passos:

- clique na aba Background para escolher uma imagem de fundo. Depois, no menu à esquerda, clique em Start a New Empty Project (inicar um novo projeto) e vá em import/open e informe a pasta onde está a foto que você quer inserir. O programa aceita vários formatos de imagem: jpg, gif, png, tif e bmp.
- Se quiser recortar parte da imagem, escolha a opção Crop. Os demais ajustes finos (deformar, brilho, saturação, etc.) ficam à disposição no menu contextual.

- Para carregar a imagem principal, clique na aba Foreground e repita os passos (import/open). Caso necessite remover o fundo, use a ferramenta Color Erase com a tolerância alta, próxima a 90.
- Da mesma forma que a etapa anterior, caso precise fazer algum ajuste fino, basta escolher a respectiva opção exibida à esquerda no menu.

- A aba Composition permite ajustes finais e a Touch Up mostra como será a versão definitiva. Gostou do que fez? Então basta clicar na aba Finish para salvar, imprimir ou copiar.

Além do recurso mostrado acima, também é possivel fazer substituição de rostos ou ainda contar com a opção de suavizar as imperfeições da pele. A ferramenta que oferece o "peeling" virtual é o filtro Soft, encontrado na opção Effects (efeitos), disponível nas abas Background ou Foreground. Veja exemplo abaixo. Além de suavizar, foi aplicada uma leve maquiagem.
O FotoMix é cheio de funções. O limite dele depende mais da sua imaginação e criatividade do que propriamente dos recursos que ele oferece.




Fonte: http://g1.globo.com

Conheça as tendências de CRM para 2010


Relacionamento com os clientes é um dos pontos mais importantes para empresas de TI. Celso Tomé Rosa, vice-presidente da Infor Brasil aponta quais são as principais tendências de CRM para 2010.
Segundo o executivo, o processo de fidelização de clientes ficou mais complicado com o passar dos anos por conta de sua percepção de mercado.
O consumidor agora tem mais ferramentas de pesquisa para identificar melhores preços e melhores condições oferecidas pela competição.
“Campanhas de marketing que focam na individualidade dos clientes contribuem para sua fidelização, ao mesmo tempo em que geram margens maiores de retorno sobre o investimento”, afirma Rosa.


Confira as tendências para 2010 de acordo com o vice-presidente da Infor Brasil:

- Mantenha seus clientes atuais

Adquirir um cliente novo é 10 vezes mais caro do que retê-lo. Em tempos de orçamentos mais enxutos, o pessoal de marketing deve olhar para as estratégias de retenção.
Mesmo que em períodos de crise ou de retomada de crescimento, os clientes atuais representam grande potencial de receita, desde que se façam ofertas adequadas a eles. Dados da CMO Council dão conta de que 76% dos executivos seniores de marketing acreditam que haja o subaproveitamento desde potencial.

- Conheça o cliente

Saber quem compra de você é fundamental. Mas conhecer o cliente é ir além do histórico de compras e de dados genéricos. Deve-se criar meios de interação com ele, seja pessoalmente, via e-mail, pelo Twitter ou por telefone.
Clientes que interagem por múltiplos canais gastam em média de 30 a 50 % a mais do que aqueles que se comunicam por um único meio. E conhecer os clientes implica pensar em maneiras de mudar seu comportamento, como, por exemplo, incentivá-los a usar os canais de comunicação mais baratos. Dessa forma, economizam dinheiro e o diálogo passa a ser mais frequente.
- Comunicação inteligente
Assim como a comunicação é a base do CRM, as interações inteligentes são a chave para a rentabilidade dos contatos. Hoje a tecnologia permite que os CRMs sejam dotados de funções analíticas, que reúnem em tempo real todas as informações colhidas ao longo do relacionamento do cliente com a empresa.
E ela deve estar equipada para fazer de cada nova interação do consumidor uma oportunidade para atender a suas expectativas, por meio da oferta mais precisa de produtos/serviços.

O vendedor de cores


Adhemas Batista conta como nasce uma de suas premiadas ilustrações


Quem entra no site do artista gráfico Adhemas Batista (www.adhemas.com) depara com a frase “eu vendo cores”. É uma referência aos tons intensos das suas ilustrações. Batista, um paulista que hoje mora em Los Angeles, na Califórnia, já recebeu dois primeiros lugares no evento britânico London International Awards e um Leão de Ouro no festival de publicidade de Cannes, na França, entre outros prêmios. Ele conta, aqui, como desenvolveu uma série de anúncios para o MySpace Music, a área da rede social onde artistas divulgam suas músicas. Como em outros trabalhos, ele usou o Photoshop e o Illustrator, da Adobe. Feitos sob encomenda do estúdio Exopolis no ano passado, os anúncios não chegaram a ser publicados, mas dão uma boa ideia de como Batista cria suas premiadas obras.
Branco e preto


O MySpace queria apresentar seu serviço MySpace Music como um ponto de encontro entre os músicos e seus fãs. Para isso, encomendou anúncios que deveriam ser veiculados em revistas e outdoors. Batista decidiu trabalhar com duas fotos: uma do ator e músico Robert Downey Jr., protagonista do filme O Homem de Ferro, e outra de um modelo desconhecido. O plano era mostrar os dois mergulhados no mesmo universo musical. O primeiro passo foi tratar as duas fotos, que eram originalmente coloridas. No Photoshop, Batista zerou a saturação por meio de uma camada de ajuste. Um mapa de gradiente determinou o tom de cinza exato correspondente a cada cor. Outras camadas foram usadas para equilibrar a luminosidade e o contraste das fotos, deixando-as com aspecto similar.
Hora de desenhar


Ao redor das fotos de Robert Downey Jr. e do modelo aparecem grafismos que remetem ao mundo da música. Batista desenhou a maior parte deles no papel. Depois, digitalizou-os por meio de um scanner. A função Trace, do Illustrator, foi empregada para convertê-los em traços vetoriais. O Illustrator também foi usado para produzir os textos que seriam aplicados aos anúncios. Depois, tudo isso foi importado no Photoshop para montagem, aplicação de cores e acabamento. “Sempre começo com cores fortes. Nesse caso, escolhi dois tons contrastantes, um frio e outro quente”, diz Batista. No anúncio em que as duas fotos se fundem, ele aplicou as cores em gradiente, acentuando o efeito de fusão.


Tons fortes no Windows 7
Quem configurar a interface do Windows 7 com o tema Cenas verá uma ilustração de Adhemas Batista entre as opções de papel de parede. Batista fez essa ilustração no ano passado para a agência 72andSunny, contratada pela Microsoft para montar os temas artísticos do Windows 7. O trabalho foi desenvolvido no Illustrator, com extenso uso de gradientes e, claro, cores fortes.


Marco regulatório da internet deve ir ao Congresso até março

Até março do próximo ano deve chegar ao Congresso Nacional o projeto de lei do novo marco regulatório da internet. Produzido pelo Ministério da Justiça, o marco civil, como está sendo chamado, deverá tratar de direitos fundamentais dos usuários de internet, responsabilidades desses usuários e deveres do Estado.
"A ideia é criar uma primeira camada de interpretações para assuntos legais relacionados à internet, lançando pedras fundamentais para depois tratar outras questões", afirmou o coordenador do projeto, Paulo Rená da Silva Santarém.

Temas polêmicos como direitos autorais, pedofilia e outros assuntos de direito penal, contudo, devem ficar de fora do novo marco. De acordo com Rená, esses assuntos estão com o debate mais estruturado socialmente e possuem projetos de lei específicos.

"Atualmente você pode ter duas decisões judiciais sobre um mesmo assunto completamente diferentes. E as duas estarão embasadas legalmente nos preceitos constitucionais", disse. "É preciso criar diretrizes para guiar essas decisões."

O texto, que teve a primeira parte em consulta pública até o último dia 17, vai ser focado em questões como anonimato, privacidade e divulgação de dados dos usuários.

Sobre este último tópico ainda não está decidido o que exatamente a nova lei determinará, mas se sabe que a orientação é para que as informações sobre a movimentação do usuário dentro de uma página não possam ser compartilhada entre empresas livremente.

Alguns projetos prevêem a necessidade de registro biométrico para o uso da internet e a obrigatoriedade da instalação de câmeras de vigilância em lan houses. "A intenção do projeto é não começar a regular pela porta da cadeia, o objetivo é ampliar a liberdade", afirmou Rená.

Essa liberdade faz parte de um conjunto de diretrizes lançadas pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), órgão que cuida da governança da internet no Brasil, que prevê também a neutralidade da rede, a inimputabilidade da rede pelas violação de direitos que possam ser cometidas e ambiente legal regulatório, entre outros.

Também devem ser incorporados ao projeto os princípios do Plano Nacional de Banda Larga, que será divulgado até o fim de janeiro. Junto com a previsão do plano de levar internet rápida e barata para todo o País, universalizando o acesso, o novo marco regulatório irá incluir esse acesso como preceito constitucional.

"A ideia é transformar uma política de governo em política de Estado. Como direito fundamental do cidadão, isso passará a ser um compromisso estatal", afirmou o coordenador.

O novo marco civil deverá passar por uma segunda consulta pública quando a minuta do projeto estiver pronta, entre janeiro e fevereiro. A primeira consulta ficou disponível na internet durante 45 dias, quando recebeu média diária de 1,3 mil visitas.



Fonte: www.terra.com.br

Brasil vai sediar encontro ambiental em 2012

O Brasil deve sediar um encontro das Nações Unidas para discutir avanços no combate ao aquecimento global em 2012.


A cidade brasileira que receberá os chefes de Estado deve ser o Rio de Janeiro.
O Brasil deve sediar um encontro das Nações Unidas para discutir avanços no combate ao aquecimento global em 2012.


A cidade brasileira que receberá os chefes de Estado deve ser o Rio de Janeiro.





Fonte: http://info.abril.com.br/