segunda-feira, agosto 03, 2009

Japoneses circulam por Tóquio usando roupas robóticas


Três japoneses viraram atração nas ruas de Tóquio nesta segunda-feira usando roupas robóticas no trajeto para uma conferência sobre o assunto. A roupa, chamada HAL, possui sensores que enviam sinais nervosos do cérebro para os músculos quando a pessoa faz esforço para se mover, colocando o sistema em movimento. Ela capta então pequenos sinais na pele para mover as articulações de acordo com os movimentos musculares do usuário.

Quase sem esforço, dois homens e uma mulher circularam pelas ruas a uma velocidade de 1,8 km/h com a roupa, que funciona a bateria. Ela foi desenvolvida, entre outras funções, para proporcionar mobilidades a vítimas de acidentes.
Um dos funcionários da empresa de robótica que desfilou hoje pela cidade com o invento garantiu à agência AFP que não estava cansado, como seria natural, após o trajeto. "Vamos pegar as escadas em vez do elevador", brincou Takatoshi Hisano, 32 anos.
A alta tecnologia foi desenvolvida por Yoshiyuki Sankai, professor da Universidade Tsukuba, e cuja empresa, a Cyberdyne, já esta locando roupas para diversos hospitais. A circulação de hoje pelas ruas do Japão faz parte de um projeto apoiado pelo governo para que a população se habitue com a circulação de "robôs".


Roupa robótica aumenta 20 vezes a força do usuário

A Raytheon apresentou em uma demonstração em Salt Lake City, nos Estados Unidos, uma roupa robótica que está desenvolvendo para o exército americano. O Exoskeleton, como é chamado, pode aumentar a força e a resistência do usuário em até 20 vezes.
Sem perda considerável de agilidade, a roupa robótica é capaz de detectar e intensificar quase imediatamente cada movimento feito pela pessoa, segundo a agência AP.
A Raytheon descreve o Exoskeleton como um "robô vestível". A roupa, que combina sensores e controles, começou a ser desenvolvida em 2000 pela empresa.




Fonte: www.terra.com.br

Relógio GPS para crianças será mostrado na CES 2009


A empresa britânica Lok8u desenvolveu um localizador por satélite específico para crianças, que irá apresentar na Consumer Electronics Show (CES) que começa nesta quinta-feira, em Las Vegas.

Em formato de relógio, o Nu.M8 fica preso ao pulso da criança e não pode ser removido ou desativado sem o conhecimento dos pais, que acompanham tudo pelo computador ou celular.
O dispositivo GPS também permite estabelecer uma espécie de "cerca virtual", delimitando uma zona de segurança, segundo o fabricante. O sistema mostra um alerta imediato se a criança ultrapassa os limites determinados.
O aparelho será vendido no Reino Unido a partir de março, segundo o jornal britânico Telegraph, por cerca de 150 libras (pouco menos de R$ 500). A Lok8u divulgou que a assinatura mensal do serviço custará a partir de cinco libras (R$ 17).


GPS vai monitorar comportamento estudantil nos ônibus


Um sistema monitorado por GPS que vai controlar a entrada e saída dos estudantes dos ônibus escolares será adotado em seis cidades do País de Gales. Através de um cartão magnético com foto e identificação dos alunos, os pais poderão acompanhar o que ocorre dentro dos veículos de transporte escolar. A medida foi adotada para evitar comportamentos anti-sociais entre os discentes, que terão as informações sobre a sua localização e conduta dentro do automóvel repassado aos pais e responsáveis. As informações são do jornal britânico Telegraph.

Além de monitorar o comportamento dos alunos, o sistema irá acompanhar a freqüência dos alunos, apresentará relatos dos motoristas e identificará as crianças que se comportarem mal. Casos de estudantes que perderem o ônibus e eventuais acidentes ou problemas mecânicos do veículo também serão relatados pelo sistema de GPS.
Peter Daniels, gerente de transportes de Denbighshire, diz que "os principais objetivos são de dar apoio às escolas, aos motoristas, aos pais e aos alunos através do monitoramento do ônibus escolar, e também para melhorar o comportamento das crianças, permitindo-lhes compreender as conseqüências de algumas das coisas que fazem."
"No nordeste de Gales (onde a medida será adotada, primeiramente), realmente não há problemas de mal comportamento ente os alunos", comenta Peter. Ele complementa, sobre a maior vantagem que considera em adotar o monitoramento, que "usando o GPS, os pais saberão exatamente onde estão os seus filhos no ônibus."


IBGE lança serviço de GPS pela internet sem fio


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança às 15h da próxima quarta-feira um serviço com informações de coordenadas - como latitude, longitude e altitude - para GPS, repassadas pela internet. O RBMC-IP vai coletar dados de 26 das 60 estações de GPS de operação contínua existentes no País e mandá-las para os receptores cadastrados.

O sistema, pertencente à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC) e mantido pelo IBGE, poderá ser utilizado para controle de frotas de veículos, locomoção e até navegação marítima.
Com o RBMC-IP será possível acompanhar o posicionamento de uma frota de caminhões de uma transportadora, com indicação do local e condição - se está parado num acostamento, por exemplo - do veículo rastreado. A utilização do serviço permitirá que o usuário - esteja ele em terra ou mar - tenha acesso a dados com precisão até 100 vezes mais exata do que a atual emissão de dados do GPS comum.
O cadastro para o serviço pode ser feito no endereço http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/rbmc/ntrip. Após o cadastramento, o receptor de GPS será habilitado e receberá as informações de localização, indicadas em precisão de centímetros até decímetros. O setor agrícola também se beneficiará com o sistema, que dará indicações do uso de adubo e pesticida aplicado nas plantações, também feita pelo GPS.
Os dados do RBMC serão disponibilizados por um protocolo virtual conhecido como Networked Transport of RTC M via Internet Protocol (NTRIP), criado pela Agência Alemã de Geodésia, que permite conexões simultâneas de computadores desktop, laptops e PDAs com wireless.
Funcionamento do sistema
Os dados serão captados das estações participantes do serviço RBMC-IP e repassados em formato RTCM para um servidor localizado na sede do IBGE, no Rio de Janeiro. Em seguida, o usuário cadastrado no poderá selecionar a estação da RBMC-IP da qual pretende receber as coordenadas. As informações serão, então, repassadas para o GPS do usuário.


Festival em SP apresenta expoentes da arte eletrônica


Desde a última terça-feira, São Paulo está recebendo mais uma edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), maior evento de arte e tecnologia da América Latina e uma referência no mundo inteiro. Cerca de 300 artistas de mais de 30 países apresentam produções ligadas à cultura digital, como arte interativa, games, screenings, performances, realidade virtual e até cinema digital 4K.

Entre os destaques desta décima edição do evento está a primeira transmissão transcontinental em superalta definição (4K) de um filme longa-metragem, que ocorreu na última quinta-feira dia 30. O filme brasileiro "Enquanto a noite não chega", do diretor Beto Souza, foi transmitido simultaneamente do Teatro do Sesi, em São Paulo, para a Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e para a Universidade de Keio, no Japão.
Entre as diversas experimentações de arte sonora, destaca-se o trabalho "Don´t Give Up! About a history that doesn't want to be told" ("Não desista! Sobre uma história que não quer ser contada"), da artista brasileira Graziele Lautenschlaeger, uma instalação interativa na qual o público tenta construir uma história com os elementos narrativos disponíveis, através de quatro cordas, cada uma para uma situação narrativa.
Outra instalação que está chamando a atenção é "Touch me", da Holanda. A dupla de artistas Blendid (Tim Olden e David Kousemaker) construiu esta divertida instalação na qual o público, ao pressionar partes do seu próprio corpo ou objetos contra uma superfície de vidro gelada, deixa marcas permanentes na obra, como um grande scanner que vai registrando impressões das pessoas que por ali passam.
No âmbito do FILE Hipersônica, evento que mostrará expoentes da música eletrônica, destaca-se a performance do grupo japonês Sadmb, o projeto "Cubie", uma performance musical com um laptop com interações únicas e criativas a fim de superar o problema deste tipo de apresentações, que o público não consegue reconhecer as habilidades do DJ e o tempo real da sua atuação.
Já os alemães do BlackHole Factory apresentam "Restmetall", uma performance na qual os artistas usam dois controladores remotos wii conectados a softwares de processamento de áudio e vídeo para criar músicas ao vivo.
As atrações do FILE continuam até o dia 30 de agosto no Centro Cultural Fiesp em São Paulo.


Estudo aponta que 10 milhões jogam todos os dias na internet

Mais de dez milhões de pessoas jogam todos os dia na internet, segundo um estudo feito pela Associação Alemã da Indústria das Telecomunicações (Bitkom, na sigla em alemão), que foi apresentado nesta sexta-feira durante a Feira de Jogos Online GCO, de Leipzig, leste do país.
"Hoje em dia, o volume de negócios do setor dos jogos online aumenta em torno de 15% mais ao ano que a indústria dos videogames e dos jogos por computador", afirmou o ministro de Economia e Trabalho do estado federado da Saxônia, Thomas Jurk, na abertura da feira.
Jurk insistiu em que, com a ideia de proporcionar a este nicho de mercado sua própria plataforma, a feira de Leipzig contribui para reforçar esta tendência do mercado.
O ramo dos jogos online parece ser uma forma de concorrência cada vez mais dura para o mercado dos jogos em geral.
"Está bastante claro que esta é a tendência do mercado em um futuro", afirmou o responsável do principal portal de servidores de videogames do mundo, Bigpoint, Heiko Hubertz.
Nesta edição, a primeira da feira online, a Bigpoint apresentou seu novo jogo de ação em tempo real, o Poisonville, uma das 150 novidades que serão exibidas dentro do programa da GCO.
Sob o título de Free to play, a Bigpoint criou um novo modelo de negócio, onde o usuário decide como quer gastar seu dinheiro, disse Hubertz.
Desta forma, ele pode comprar vantagens de tempo ou inclusive equipamentos suplementares.
A Feira de Jogos Online, porém, não estreou com bom pé, já que o site registrou problemas durante o dia todo e saiu do ar.

Fonte: www.terra.com.br

Hacker inglês perde outro recurso contra extradição para os EUA

O hacker inglês acusado por Washington de ter invadido os computadores do Pentágono e da agência espacial americana Nasa perdeu nesta sexta-feira um novo recurso legal para evitar sua extradição para os Estados Unidos.
A Alta Corte rejeitou o recurso apresentado pelos advogados de Gary McKinnon - um desempregado de 43 anos qualifiado pela justiça americana como o "maior hacker de todos os tempos" -, contra a decisão da ministra do Interior, Jacqui Smith, que, em outubro de 2008, deu luz verde a sua extradição para os Estados Unidos.
Em um veredicto de 41 páginas, os juízes estimaram nesta sexta-feira que a extradição era uma "resposta legal e proporcional a sua ofensa".
Detido em Londres, em junho de 2005, McKinnon é acusado de ter invadido, entre fevereiro de 2001 e março de 2002, os computadores da Nasa, do exército, das forças áreas, da marinha e do Pentágono dos Estados Unidos.
Se for extraditado, McKinnon - que, sob o nickname "Solo", agiu sozinho em sua casa no norte de Londres -, poderá ser condenado à prisão perpétua.
O autor da maior operação de pirataria sofrida até o momento por computadores do governo americano contou em várias audiências sua surpresa ante a facilidade com que teve acesso aos arquivos desses computadores.
Seus advogados alegam que seu cliente sofre de Síndrome de Asperger, um trastorno autista, e afirmam que qualquer afastamento de sua família poderá provar algum trauma e, inclusive, levá-lo ao suicídio.

Fonte: www.terra.com.br