sábado, outubro 15, 2011

Estatal chinesa avalia investir na exploração de petróleo no Brasil



Vice-presidente da filial da maior exploradora asiática de petróleo e gás, Zhang Hanliang, reuniu-se com Alckmin

A empresa CNPC Manufacturing, subsidiária da estatal China National Petroleum Corporation (CNPC), iniciou as gestões para a exploração de petróleo no pré-sal de São Paulo. O vice-presidente da filial da maior exploradora asiática de petróleo e gás, Zhang Hanliang, reuniu-se na terça-feira com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para definir pautas e regras dos investimentos chineses, cujo montante não foi informado.

"A China tem claro interesse no petróleo da Bacia de Santos. Já temos alguns aliados que ajudarão no índice de nacionalização de peças e equipamentos para tornar viável a exploração do Brasil", assinalou Zhang em entrevista ao site do jornal "Folha de S.Paulo".

CNPC Manufacturing tem acordo com as brasileiras Asperbras e Brasil China Petróleo e com a chinesa Baoji Oilfield Machinery para criar o consórcio Bomcobras, uma empresa especializada em guindastes, andaimes, torres de perfuração, bombas, sondas e estruturas para exploração petrolífera. O consórcio definiu R$ 130 milhões para a construção de uma fábrica em Simões Filho, na Bahia, que deverá gerar 200 empregos e entrar em operação no segundo semestre de 2012. Na primeira reunião entre a companhia e o Governo de São Paulo as partes chegaram a um princípio de acordo para capacitação de mão de obra qualificada através de centros públicos de educação técnica profissional.

Fonte: http://economia.ig.com.br/

Especialista dá dicas de segurança com botijões de gás


Explosão com botijões de gás causa estrago no Rio

O emprego de botijões contendo gás liquefeito de petróleo (GLP) exige que as instalações e manutenção dos equipamentos sejam feitas de forma adequada. Explosões por vazamento neste tipo de instalação, quando malfeita, costumam atingir grandes proporções, segundo o pesquisador do da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Moacyr Duarte, especialista em gerenciamento de riscos, planejamento de emergências e catástrofes tecnológicas.

Nesta manhã, uma explosão motivada por combustão de um acúmulo de GLP, segundo os Bombeiros, matou três pessoas na hora e feriu ao menos outras 13 feridas. "O GLP é um gás muito pesado. Quando vaza, ele tem maior facilidade de se acumular em um ambiente, diferente do que ocorre com o gás natural, com capacidade maior de dispersão", explicou.

Ele afirma que a explosão próxima da Praça Tiradentes, no Centro da cidade, tem características que apontam para o acúmulo de GLP. "O gás deve ter ficado acumulado dentro do estabelecimento e a ação dos funcionários, nos procedimentos iniciais da manhã, proporcionou a fonte de ignição", avaliou.

O especialista alerta que, para evitar vazamentos de gás no botijão, é preciso atentar aos prazos de validade dos componentes de instalação, como mangueira, juntas metálicas, reguladores de pressão, e substitui-los sempre que necessário. A cada instalação e troca, o consumidor pode fazer um teste prático para verificar se há vazamento.

.
"Deve-se pegar uma esponja, molhá-la com detergente e produzir uma espuma. Essa espuma deve ser colocada nos locais de passagem do gás para ver se está borbulhando. Caso esteja, é preciso apertar um pouco mais os equipamentos. Se persistir, o consumidor deve chamar um técnico e efetuar a troca porque há algum defeito", orientou. Além disso, todas as peças devem ter certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Fonte: http://noticias.terra.com.br/