quinta-feira, julho 08, 2010

Nova banda larga móvel no Japão terá 42 Mbps


Enquanto Japão chega aos 42 Mbps, Brasil continua estacionado no 1 Mbps, com até 7 Mbps em planos tops

SÃO PAULO - A Emobile, operadora líder em banda larga móvel do Japão, vai disponibilizar aos seus clientes banda larga móvel com taxas que podem chegar a 42 Mbps.
O acordo atende a demanda provocada pelo uso crescente de smartphones e aplicativos móveis como vídeo, serviços bancários, compras, serviços de saúde e segurança.
A rede foi modernizada com a implementação da solução HSPA Evolution, da Ericsson, aumentando a capacidade da Emobile e ampliando sua oferta de serviços multimídia. O HSPA Evolution é uma tecnologia sucessora da banda larga 3G.
Com isso, os assinantes poderão usufruir uma experiência mais rica por meio de serviços de banda larga móvel, entre os quais acesso à internet em alta velocidade e vídeochamadas.
No Brasil, por enquanto, a velocidade padrão da banda larga móvel continua estacionada no 1 Mbps – alguns planos tops oferecem 7 Mbps. Para implantar novas tecnologias, as operadoras esperam a definição da Anatel sobre quais faixas de frequência estariam disponíveis para utilização.
Recentemente, a Ericsson realizou testes na Argentina para a implantação de uma rede mais rápida no país vizinho.
A Emobile é líder em usuários de banda larga móvel no Japão e leva os serviços de transmissão de dados para cerca de 2,5 milhões de assinantes. A nova rede HSPA Evolution foi implementada na maior região metropolitana do Japão, que inclui as cidades de Tóquio, Tokai e Osaka.


Fonte: http://info।abril.com.br/

Na festa ou na cama, é hora de trabalhar


Até nos eventos de diversão as pessoas enviam e-mail de trabalho, diz pesquisa

SÃO PAULO – Pesquisa revela que 33% enviam e-mail de trabalho quando estão em evento de diversão. E 40% dos respondentes na faixa entre 18 e 25 anos enviam e-mails de negócios quando estão na cama.
Conduzido pela IDC, a pedido da Unisys, o estudo investiga o uso de equipamentos e aplicativos pessoais da força de trabalho dentro da empresa e como as corporações estão se preparando para lidar com isso.
O levantamento revelou que as barreiras entre trabalho e vida pessoal estão caindo quando o assunto é tecnologia. Os números do estudo revelam que as pessoas estão utilizando os mesmos equipamentos e ferramentas em casa e na empresa, para ficarem informados, conectados e produtivos. Segundo a pesquisa, 86% dos trabalhadores entrevistados disseram que checam e-mails quando estão de férias.
Apesar da tendência, há um descompasso entre as expectativas dos trabalhadores e a empresa, que nem sempre dá suporte ao uso dessas ferramentas, conclui o estudo do IDC. O dobro de trabalhadores relatou que usam smartphones, notebooks e aplicativos de terceiros – como sites de redes sociais – em comparação ao relatado pelos executivos de TI das empresas. Os trabalhadores entrevistados deram nota 2.1 (na escala de 0 a 5) para o suporte que suas empresas dão para o uso desses equipamentos e aplicativos/serviços pessoais.
Os funcionários disseram que usam, em média, quatro equipamentos e diversos serviços desenvolvidos por terceiros durante o dia. Porém, menos da metade das empresas oferece acesso dos aplicativos da empresa pelo smartphone.
Mais de 40% dos trabalhadores entrevistados relataram que usam mensageiros instantâneos e mensagens de texto para o trabalho. Um quarto deles disse que usa blogs e comunidades online para as tarefas da empresa. A pesquisa também revelou que 40% das empresas não têm regras para uso de redes sociais pelos funcionários.
Entre os trabalhadores entrevistados, 44% disseram que não podem acessar sites que não sejam relacionados ao seu trabalho e 37% dizem que não podem armazenar dados pessoais nos equipamentos da empresa.
A pesquisa “Consumerização da TI” foi feita em 10 países: EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Brasil, Austrália e Nova Zelândia. Foram entrevistados 2820 trabalhadores

Buraco negro forma bolha gigante no espaço


SÃO PAULO – Em uma galáxia muito distante, um buraco-negro estelar libera jatos tão poderosos que formam uma bolha de gás gigantesca no espaço.

Graças às observações do Very Large Telescope, do ESO (European Sothern Observatory) e do telescópio de Raio-X Chandra, da NASA, astrônomos descobriram o mais poderoso par de jatos já vistos em um corpo celeste como este.
Eles possuem até mil anos luz de comprimento, o que os torna duas vezes maiores e milhares de vezes mais poderososs do que qualquer outro conhecido. Para se ter uma ideia do tamanho, se o buraco negro fosse uma bola de futebol, cada jato seu iria da Terra além da órbita de Plutão.
As análises desse buraco negro estelar, também conhecido como microquasar, foram publicadas na Nature. Elas mostram como os jatos formam uma bolha quente de gás que está inflando a uma velocidade incrível: quase um milhão de quilômetros por hora.
Energia e matéria
Os buracos negros em geral são conhecidos por liberarem enormes quantidades de energia quando engolem a matéria. Acreditava-se que a maior parte da energia saia sob forma de radiação, especialmente raios-X. No entanto, essas novas descobertas mostram que ele libera pelo menos a mesma quantidade de energia, ou talvez mais, na forma de jatos de partículas.
Esses jatos rápidos se chocam ao gás interestelar aquecendo-o e causado sua expansão – o que forma uma bolha. Esta contém uma mistura de gás quente e partículas ultra rápidas a diferentes temperaturas.
O buraco-negro em questão, observado pela NASA e pelo ESO, está localizado a 12 milhões de anos-luz, nos arredores da galáxia NGC 7793 (eso0914b). Pelo tamanho e velocidade de expansão da bolha, os astrônomos descobriram que a atividade de seus jatos vem acontecendo há pelo menos 200 mil anos.
A impressionante taxa de expansão (um milhão de quilômetros por hora) foi calculada pela observação dos pontos nos quais os jatos colidiam com o gás interestelar localizado ao redor do buraco negro.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Avião solar tenta voar de noite


SÃO PAULO - O Solar Impulse HB-SIA decolou esta manhã da base de Payerne, na Suíça, e deve pousar só no nascer do Sol de quinta.

Depois de sete anos de trabalho, o avião solar projetado pela empresa Solar Impulse irá finalmente passar pelo teste de altitude e vôo noturno.
Durante todo o dia, ele irá gradualmente ascender até chegar aos 8.500 metros enquanto, simultaneamente, carrega suas baterias. Cerca de duas horas antes do por do sol, a energia não será mais suficiente para abastecer as células solares e o avião começará a descer até os 1.500 metros. Por volta das 23h00 ele deve se estabilizar nesta altitude.
Durante a noite, ele deve continuar voando usando a energia armazenada em suas baterias até o nascer do sol. Se bem sucedida, a missão será a mais longa e mais alta já feita por um avião solar.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Dez sites para os fanáticos por livros


Ela levou um pouco mais de tempo do que a música e o cinema para ser distribuída online, porém, como as outras artes, a literatura ganhou sites e redes sociais especificas para os seus aficionados.
Por aqui, os leitores contam com duas redes sociais exclusivas, onde podem compartilhar informações sobre obras e seus autores, além de sites para a compra e o escambo de exemplares. Confira nossa relação de dez sites para os fanáticos por livors.

1 – skoob
Rede social voltada para os amantes da leitura, o site permite fazer buscas por obras, autores e editoras.Também possibilita pesquisar quais usuários já leram as obras, as notas que eles deram a elas, comunidades e outros livros relacionados. Conta com 165.546 usuários, segundo o site.
www.skoob.com.br
2 – o livreiro
O Livreiro
Lançado durante a Festa Literária Internacional de Parati (Flip) do ano passado, a rede social permite aos seus usuários cadastrar os livros lidos, escrever resenhas, e criar comunidades sobre os autores. Também conta com a participação de escritores. O layout é intuitivo, o que facilita a navegação. Conta com 85 mil membros.
http://www.olivreiro.com.br/

3 – Googreads
Good Reads
Serviço parecido com o O Livreiro e com o Skoob, porém, em inglês. Permite pesquisar pelos mais populares, melhores do século, mais lidos na semana etc. Em um de seus serviços mais interessantes, é possível pesquisar citações dos autores presentes nas obras. http://www.goodreads.com/

4 – We Read
We Read
Também no formato de rede social, o site permitir pesquisar por autores e livros e suas resenhas relacionadas. Também conta com um acervo de 58 mil livros digitais disponíveis para a leitura. Possui integração com orkut, Facebook, Hi5 e MySpace.
http://weread.com/

5 – Google Books
Google Books
Site do gigante das buscas para a pesquisa de livros. Permite encontrar reviews, capas, obras relacionadas e referências. Também oferece links para a compra de exemplares em lojas virtuais.
http://books.google.com/

6- Facebook Livros
Esse aplicativo para o Facebook permite ao usuário cadastrar os livros os quais ele já leu e aqueles os quais ele está lendo no momento. Também possibilita a criação de uma estante virtual com os exemplares para ser colocada na página inicial do perfil. Conta com 548 mil usuários cadastrados.
http://bit.ly/14WR71

7- Visual Bookshelf
22 Books
Indicado para quem gosta de criar listas. O Site permite elaborar uma relação com o título, a capa e comentários sobre a obra, para serem publicadas em redes sociais, sites e blogs. A temática é livre e fica ao gosto do usuário.
www.22books.com

8 – Estante Virtual
Estante Virtual
O Estante Virtual é um site que conta com 6,8 milhões de livros cadastrados, espalhados em sebos por todo o Brasil. Após realizar a busca, o usuário pode fazer contato com o livreiro via telefone ou via site. Possui 1 749 vendedores cadastrados. É o maior sebo online do país.
www.estantevirtual.com.br

9 - Trocando Livros
Trocando Livros
Indicado para os usuários interessados em realizar trocas de exemplares. Após enviar um livro para um colega, a pessoa ganha um crédito, que pode ser usado para solicitar uma outra obra cadastrada no acervo. Conta com mais de 20 000 títulos, segundo o site.
www।trocandolivros.com.br

10 – Clube de autores
Clube de Autores
Indicado para escritores que desejam publicar seus livros de forma independente, o site trabalha com o sistema de impressão sob demanda. O autor faz o upload da obra e o site a coloca à venda. Toda vez que é uma compra é realizada, o serviço ordena a impressão do exemplar. O autor fica com parte dos lucros.
http://www.clubedeautores.com.br/