quinta-feira, abril 15, 2010

Cidades inteligentes: o futuro das metrópoles


Para especialistas, as soluções só dependem da integração de informações


Como você imagina o futuro? Carros voadores? Teletransporte? Quando se fala em soluções tecnológicas para os próximos anos, muita gente imagina coisas assim. Mas, os engenheiros e técnicos que trabalham com a futuronas grandes empresas estão mais preocupados em criar soluções que aproveitem tecnologias já existentes de uma maneira mais inteligente. É mais fácil, mais barato e gera resultados mais imediatos.

Olhando para os números de congestionamentos, e para as imagens de uma cidade como São Paulo no horário de pico, dá para pensar que o trânsito nas grandes cidades é um problema sem solução. Mas, não é bem assim. Ainda há alternativas. Uma das possibilidades é melhorar o controle do tráfego, usando melhor informações que já estão disponíveis. Muitos carros já têm rastreador. E, em breve, todos serão obrigado a sair de fábrica com um, garantindo mais segurança e, ao mesmo tempo, gerando uma montanha de dados, como velocidade, localização exata, e até os caminhos-padrão que você costuma usar todos os dias. Já que é assim, por que não utilizar estes dados para saber quais pontos terão congestionamento antes mesmo do trânsito engarrafar?

“Algumas empresas, em alguns pacotes de seguro, instalam GPS no veículo. Esses GPSs transmitem posição, velocidade e direção para uma central. Conversando com essas empresas, era coisa de cada minuto cada, todo veículo transmite aquela informação para uma central de 200 mil veículos assegurados na cidade de São Paulo. Esse volume de informação poderia gerar, e pode, e gera, um mapa absolutamente preciso do trânsito da cidade de São Paulo, da uma condição real daquele exato momento.”

Joel Formiga – Diretor para setor público/IBM

A educação e a saúde pública também podem usar serviços, que já são populares, para ganhar eficiência. Imagine, por exemplo, criar redes sociais escolares que se transformem em ponto de encontro virtual para pais, alunos e professores. A Web está recheada de serviços gratuitos que podem tornar isso possível.

Se o assunto é saúde pública, por que não usar o mesmo sistema que hoje serve para comprar ingressos para shows? Do mesmo jeito que você hoje reserva o seu lugar na casa de espetáculos, daria para reservar lugares na fila do SUS, ou daria para mostrar leitos disponíveis em hospitais. Todo mundo sairia ganhand os pacientes e os administradores do serviço público.

“Ter leitos, mas não saber se ele está disponível; ter leitos, mas não saber se tem um médico que possa utilizar os equipamentos para atender o paciente; sempre vai nos deixar a dúvida se nós temos esses serviços disponíveis”

Fernando Faria – Executivo setor público/IBM

Em alguns lugares do mundo certas idéias já estão sendo implantadas. Em Nova Iorque o departamento de polícia da cidade integrou todas as bases de dados disponíveis. O sistema atua em tempo real. Hoje, já é assim: em questão de minutos as viaturas da cidade têm todos os dados dos suspeitos, sem que o policial tenha que acessar a internet. O mais incrível é que toda essa informação já estava disponível há muito tempo, mas não era processada de maneira adequada.

Como deu para notar, a tecnologia que já está aí pode ser o principal passaporte para cidades mais eficientes, que trabalhem a nosso favor.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Empresas anunciam notebook feminino


Já imaginou um notebook feito especialmente para o público feminino? Essa é a novidade que parece estar chegando ao mercado.

Resultado da parceria entre a fabricante de eletrônicos Fujitsu e a empresa Momoka Eri, o principal objetivo é trazer ao mercado um produto personalizado às mulheres, como a utilização da cor rosa no modelo.

O notebook trará processador Intel Atom N459 de 1.66GHz, tela widescreen de 10.1 polegadas e resolução de 1.366x768 pixels. Além disso, o notebook possui 1GB de memória RAM e 250GB de HD, com Windows 7 Starter.

Outras características do gadget são as diferentes formas de transferência de dados, que podem ser feitas via WiMax, Bluetooth, WiFi, ethernet e portas USB.

A novidade ainda não possui previsão de lançamento.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Jogos aumentam riscos de vírus em redes sociais


A BitDefender, provedora de soluções de segurança anti-malware, apresentou os resultados de um estudo sobre o impacto de jogos sociais na exposição dos dados particulares dos usuários e demonstrou que os aplicativos aumentam spam e phishing em mais de 50% nas redes sociais.

Com o objetivo de atingir uma pontuação alta, os aplicativos requerem que o usuário junte um número considerável de amigos para jogar o mesmo jogo e é ai que entram os spammers que exploram essa tendência com perfis falsos e bots que enviam mensagens de spam para os grupos.

O estudo também demonstra que as contas falsas mais bem sucedidas são aquelas que imitam os perfis reais, que contêm muitos detalhes e fotos do "usuário."

"Os usuários estão mais propensos a aceitar spammers em suas listas de amigos quando eles estão em uma rede social do que em qualquer outro ambiente de comunicação online," afirma George Petre, líder da equipe de inteligência em ameaças da BitDefender e autor do estudo.

As implicações em segurança são numerosas, indo desde consolidação e aumento do poder do spam, roubo de dados e identidade, roubo de contas até disseminação de malware.

"Esse fato traz o spam e os engenhosos esquemas sociais para mais perto do usuário do que qualquer spam de email ou esquema online. Além do mais, nós vimos que no aplicativo de ambientes sociais, os usuários podem facilmente ser enganados e levados a adicionar spammers ao seu perfil. Assim, recomendamos que os aficionados por jogos sociais tenham extremo cuidado antes de aumentar seu círculo de amigos," recomenda Petre.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Copa do Mundo FIFA 2010 chega no fim do mês


Após o anúncio de que alguns aparelhos de TV transmitirão jogos da Copa do Mundo na África do Sul em 3D, chegou a vez dos jogos de video game ganharem novidades para o evento.

Esse é o caso do Copa do Mundo FIFA 2010, game desenvolvido pela Eletronic Arts. Entre as novidades estão atualizações online das seleções assim que forem feitas as convocatórias.

Outra novidade é a renovação do status dos jogadores conforme o evento acontece, mostrando se estão em boa forma física ou não.

A ferramenta entra ao ar algumas semanas antes da Copa, somente para as plataformas Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo

O game será lançado no Brasil em 29 de abril e conta com várias noidades sugeridas pelos fãs do game, como a interação entre jogador e técnico. O preço do game ainda não foi divulgado.

Samsung alerta sobre os riscos do uso de TVs 3D


A Samsung publicou em seu site um alerta sobre os efeitos colaterais que o uso de televisores 3D pode causar. Grávidas, pessoas com insônia, crianças, adolescente (que ficam horas em frente à TV) e consumidores de bebidas alcoólicas fazem parte do grupo de risco.

"Alguns espectadores podem experimentar ataques epilépticos após a exposição a imagens intermitentes de algum filme ou videogame [3D]", diz a empresa que já comercializa seus televisores em 3D. Ela adverte também que não é necessário ter sofrido ataques anteriormente ou ter antecedentes familiares.

Então, para evitar problemas como visão alterada, enjôo, confusão, náuseas, perda de consciência, convulsões, cãibras ou desorientação, após uma sessão pipoca, a melhor receita é fazer pausas freqüentes durante o uso da tecnologia.

Sites pesados terão menos relevância para o Google


Para quem possui um site e quer chegar ao topo dos resultados de busca do Google sobre determinado assunto, vem aí uma dica: aposte em um site leve.


A proposta desanima, claro. Muita gente adora colocar imagens em alta resolução e vídeos em seus respectivos sites, mas o Google afirma que seu mecanismo de busca para indicar resultados em pesquisas começará a levar em conta a velocidade de carregamento do site.

De acordo com um post do blog Google Webmaster Central, o impacto deverá atingir cerca de 1% dos sites e, mesmo assim, será algo de pouco impacto no ranking.

Fica o alerta para sites considerados pesados, pois eles se tornarão menos relevantes nas buscas do Google.

Até o momento, somente a versão em inglês do buscador leva em conta a velocidade de conexão.