domingo, agosto 16, 2009

Museu do Computador exibe peças raras em evento no RJ


O Circuito de Informática e Tecnologia 2009, realizado na Marina da Glória, zona sul do Rio de Janeiro, traz um estande para matar a curiosidade de quem quer saber como foram os primórdios da computação. Logo na entrada, o público tem a oportunidade de ver algumas peças raras, integrantes do acervo do Museu do Computador. Entre as que mais chamam a atenção está o HD do B500 da Burrougs, do ano de 1964, com capacidade de apenas 100kb, espaço insuficiente para armazenar um simples arquivo de texto com mais de 15 páginas. Para formatá-lo era preciso dois dias e sua unidade de controle era do tamanho de um guarda-roupa.
Também na exposição está o CP500 (de 1982), um dos primeiros microcomputadores nacionais e que, na época de seu lançamento, teve relativo sucesso de vendas. O primeiro mouse (de 1964), criado por Douglas Eglebart, no Instituto de Pesquisa de Stanford, chama a atenção por ser todo feito de madeira.
Entre as outras peças à mostra estão o primeiro Macintoch (de 1984); o primeiro disquete (de 1971) com tamanho de oito polegadas, e a memória de Ferriti (de 1950), que armazenava apenas 1bit.
Museu precisa de ajudaO presidente-curador do Museu, José Carlos Valle, explica que há onze anos vem tentando criar um espaço com pelo menos 25 metros quadrados para exibir as cerca de 15 mil peças que possui. Infelizmente, não consegue apoio financeiro para isso. "Falta uma equipe para arrecadar fundos", explica.
Valle conta com a ajuda de amigos e de algumas empresas que de vez em quando doam alguma verba. "Eu tenho um galpão grande lá em Itapecerica da Serra, em São Paulo, e uma empresa que paga o aluguel. Tenho o galpão de um amigo que ajuda também, porque são muitas peças, algumas tão grandes que nem pude trazer para cá".

Samsung lança câmera ST1000 com Wi-Fi, Bluetooth e GPS


A Samsung apresentou a câmera ST1000 de 12.2 megapixels, que eles chamam a primeira câmera compacta "multi-sem-fio" do mundo. Além da tela LCD de 3,5 polegadas, a ST1000 vem com Wi-Fi, Bluetooth e geotagging por GPS.

A câmera também tem zoom de 5x, grava vídeos em alta definição (resolução 1280x720), ISO 4800 e interface Smart Gesture, que permite acessar as principais funções da câmera com gestos na tela. Além disso, a interface deve ser bem nítida numa LCD de 3,5 polegadas com 1 milhão de pixels.
Preço e disponibilidade ainda não foram divulgados, mas de acordo com boatos dos últimos dias, o custo deve girar em torno de US$ 600. A boa notícia é que, por uma fração desse preço, você pode colocar Wi-Fi na sua câmera, com o cartão SD Eye-Fi.


Netbook LG X110 tem display LED de 10,1”


Fininho e confortável, modelo é a cara da terceira geração de minilaptops

Quando pensávamos que os netbooks não poderiam ficar mais finos, a LG providenciou um achatador, e dele saiu o modelo X110-L1000. Acredite: essa carcaça tem apenas 1,9 centímetro de espessura. Para realizar essa proeza, a solução foi colocar no brinquedo uma tela iluminada por LED. Além de ajudar no design, esse material ainda economiza energia. Enfim, se conforto e leveza são características indispensáveis nos minilaptops de terceira geração, esse modelo de 1 599 reais faz a vez, e com estilo.Observando cada um dos detalhes, o X110 lembra bastante o EeePC 1008HA, da Asus. Assim como o concorrente, ele tem um teclado que aproveita bem o espaço horizontal da base. Os botões são macios e espaçados, com várias funções interessantes na parte de cima. Um problema está no touchpad, que é muito pequeno na horizontal, embora tenha um bom tamanho na vertical. Além disso, o botão também é reduzido e inteiriço.Por fora, o netbook foge do padrão black piano e aposta no branco brilhante. Mas o detalhe que faz a diferença é o acabamento da parte interna, na cor cinza perolada. Agora, as bordas da tela de 10,1 polegadas não precisavam ser tão largas. Elas poderiam deixar um pouco mais de espaço para o próprio display. Bonito, o minilaptop também é um dos mais leves já avaliados pelo INFOLAB, com 1,19 kg. Mesmo assim, ele perde nesse quesito para os modelos da Lenovo, HP e Asus mostrados nas próximas páginas, em gráficos comparativos de desempenho.
A configuração do LG X110 segue o padrão dos netbooks: processador Atom N270, de 1,6 GHz, 1 GB de memória RAM e 160 GB de disco rígido. Ele ainda traz Wi-Fi g, Bluetooth, Fast Ethernet, três portas USB e um slot para cartões SD. Com isso, os resultados dos benchmarks ficaram acima da média para a categoria. No Sandra Lite XII, o minilaptop anotou 3 612 MOPS em cálculos aritméticos. Já no 3DMark05, fez 246 pontos. E, para converter um arquivo WMV de 81 MB para MP4 em 320 por 240 pixels, levou 296 segundos. Vejamos como ele se saiu em comparação com outras máquinas:

HTC já vendeu 1 milhão de unidades do Magic



Em evento realizado esta semana, em Taiwan, o CEO da HTC, Peter Chou, afirmou que a empresa já vendeu mais de um milhão de unidades do Magic, seu smartphone touch screen sem teclado físico.
Lançado nos Estados Unidos em abril de 2009 (e conhecido por lá como myTouch 3G), o aparelho é o segundo da marca a rodar o Android, sistema operacional do Google para plataformas móveis.
O smartphone também deverá ser o primeiro com o programa a chegar às lojas brasileiras, mas a HTC ainda não divulgou data de lançamento, nem preço. Nós já tivemos acesso ao Magic e fizemos um teste completo, publicado em Reviews.
Para conseguir o mesmo sucesso de vendas com o Hero, seu mais novo aparelho com Android, a HTC está oferecendo planos agressivos na Ásia. Em Taiwan, a operadora Chunghwa Telecom tem subsídio de 100% no preço do smartphone para planos de dois anos.

Fonte: www.info.abril.com

PC touch screen Dell Studio One chega ao Brasil


A Dell entrou na onda do touch screen e acabou de colocar em sua loja online brasileira o desktop Studio One 19, um micro tudo-em-um com configurações a partir de 3 999 reais.O computador vem com Windows Vista Home Basic ou Premium, mas também possui um software apropriado para a interface sensível ao toque, que serve para comandar o acervo multimídia, assim como no HP TouchSmart.Com LCD de 19 polegadas widescreen, o PC tem três opções de acabamento, nas cores preta, branca e vermelha. Acompanham teclado e mouse wireless, além de Wi-Fi interno opcional.A configuração inicial tem processador Dual Core de 2,5 GHz, memória de 3 GB, disco rígido de 320GB e placa de vídeo integrada GeForce 9200. A melhor opção tem Core 2 Duo de 2,9 GHz, 4 GB de RAM, disco rígido de 750 GB, placa integrada GeForce 9400, leitor de Blu-ray e Wi-Fi. Sai por 5 839 reais.

Fonte: www.info.abril.com

Empresa lança pendrive de 128 GB mais rápido do mercado

A Corsair, empresa especializada em memória de alto desempenho para PCs, não pode se gabar de ter o primeiro pendrive de 128 GB a chegar ao mercado (o mérito é da Kingston, em junho), mas até o momento ninguém tira dela o título de "pendrive de 128 GB mais rápido", conquistado pelo modelo Flash Voyager GT 128 GB.
Segundo a empresa, seu novo pendrive usa um sistema com dois controladores USB, e atinge velocidades de transferência de dados de 32 MB/s na leitura e 25.6 MB/s na escrita. O principal fator limitante no desempenho não é o pendrive em si, mas sim o barramento USB 2.0 e a carga de processamento no PC, diz a Corsair.
De acordo com Jim Carlton, vice-presidente de marketing da empresa, o novo Flash Voyager GT é até duas vezes mais rápido que concorrentes com a mesma capacidade. O pendrive tem corpo emborrachado e é resistente à água e a impactos ocasionais.
O Flash Voyager GT 128 GB já pode ser encontrado em distribuidores dos produtos Corsair nos EUA, e vem com garantia do fabricante de 10 anos. O preço médio é de US$ 400. Não há previsão de lançamento oficial no Brasil, embora ele possa aparecer no camelô mais próximo em poucas semanas.

Fonte: www.terra.com.br