sábado, dezembro 12, 2009

O que esperar do Firefox para 2010?


Firefox terá uma batalha dura pela frente: Internet Explorer e Google Chrome vêm com tudo .
O setor de navegadores promete uma batalha dura em 2010. Explorer e Chrome, nesta ordem, já mostraram que não pouparão esforços para ganhar mercado.
Mês passado, a Microsoft deu pistas que seu IE 9, ainda sem previsão de lançamento, terá capacidade de processar aplicações pesadas direto no navegador. Já a peça do Google, esta semana, teve disponibilizadas suas extensões e causou rebuliço entre os internautas (inclusive entre os que usam Macs). Novos e multiusos navegadores estariam a caminho, sinalizaram as companhias.
Por fóruns e em blogs, muitos usuários perguntaram como Firefox reagiria a tantos ataques da concorrência. Para completar, como se não bastasse o anúncio do Chrome OS, o Google não decidiu ainda se continuará o apoio financeiro à Fundação Mozilla, que, como toda organização, precisa de verba para manter seu funcionamento.
- Será que o navegador sobreviverá? Como ele irá se preparar para 2010? – todos se perguntaram.
Em entrevista a INFO Online, Jeferson Hultmann,da Fundação Mozilla, acredita que sim, o Firefox tem vida longa, embora não possa fornecer muitos detalhes: “A única coisa que posso garantir para 2010 é que haverá o Firefox 3.7”, diz.
“A principal novidade desta versão é que os plug-ins (como Flash/Java) serão isolados em um processo na memória. Isso dará uma grande diferença na estabilidade e consumo de memória”.
De acordo com a Mozilla, hoje, no mínimo 30% dos travamentos são causados por plug-ins. Ano que vem, com a nova abordagem, diz Hultmann, as extensões podem travar, mas sem parar com todo o Firefox.
Outro problema apontado pela Fundação Mozilla em relação aos plug-ins é que há a suspeita que eles produzam um grande vazamento de memória. “Atualmente você não tem como mensurar isso, pois os plug-ins ficam misturados na memória com o Firefox, onde estão as extensões, páginas e etc”, conta Hulltmann.
“Desta forma, no 3.7, será possível ver se o Firefox é o culpado por um consumo exagerado de memória ou é um plug-in”, prevê o representante, ressaltando que IE 8 Beta 1, Chrome e Safari no Snow Leopard já adotaram a prática.
Nos últimos dados consolidados da NetRatings, em outubro, o Firefox obteve 25,10% do mercado de navegadores, contra 63,26% do líder Internet Explorer. Na terceira posição, bem atrás dos dois, vem o Google Chrome com a participação de 3,89%.
- Será que há espaço para o cenário ser invertido em 2010? E a batalha dos plug-ins, quem vencerá? - todos perguntam.
Mas esta questão, para azar dos curiosos, é uma questão que nenhum ser humano pode responder: apenas o tempo e os protótipos poderão dizer.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Electrolux prepara aspirador de pó que toca iPod


A ideia da Electrolux é, no mínimo, divertida. Pegar seu aspirador mudinho, o UltraSilencer, e colocar um par de caixas de som e um amplificador de iPod. Gostou, hein?

Pois é, eu também. Desde sempre acho que a combinação entre música e trabalho doméstico é a mais indispensável do universo. Sem melodias divertidas, essa atividade milenar vira o pior dos martírios. Na minha opinião, obviamente.
Pelos estudos (promocionais) da Electrolux (assista ao vídeo abaixo) essa ideia é quase consenso. De acordo com a empresa, aspirar pó ao ritmo de uma boa música, faz com que as pessoas rebolem mais e, como consequencia, percam mais calorias. Excelente combinação, não falei?
No entanto, por hora, esse aspirador de pó musical é apenas um produto conceito. Mas, se não for ultra caro, aposto que vai fazer um bom sucesso.

Projeto de papel eletrônico muda cor dos gadgets com botão





A divisão de pesquisas da Philips demonstra esta semana no Japão uma nova tecnologia de papel eletrônico (e-paper) chamada de "e-skin", que permite personalizar outros eletrônicos de consumo, permitindo-os trocar de cor ou estampa com o toque de um botão. Segundo a fabricante, essa tecnologia pode levar à criação, no futuro, de "e-papéis de parede", que se ajustam de acordo com o gosto do dono ou até mesmo com a luz do ambiente.
A Philips diz que seu e-paper pode ser colorido - ao contrário de usos de papel eletrônico atuais, monocromáticos, como o leitor Kindle, da Amazon -, usando diversas camadas para controlar a cor e até mesmo sombras. Os primeiros projetos com e-skin são mais simples e podem ser usados em dispositivos portáteis. Entre os exemplos fornecidos de conceitos com a nova tecnologia estão um telefone fashion que alterna cores durante o dia, um videogame-telefone que ajusta o visual de acordo com o game e até mesmo um MP3 player "camaleão".
De acordo com a fabricante holandesa, o uso de e-skin pode, no futuro, chegar até a equipamentos médicos, como ressonância magnética ou tomografia, para deixar o paciente mais confortável. O e-skin usa o mesmo conceito do e-paper: partículas em uma suspensão clara que mudam de uma área para outra dependendo da carga elétrica aplicada, "ligando" ou "desligando" um ponto na tela. Entretanto, no e-skin as partículas coloridas se escondem sob uma máscara, deixando o ponto (pixel) transparente ou não, permitindo ainda controle de saturação e sombra.
Não há previsão para lançamento de produtos com a e-skin, mas a Philips diz que pode licenciar a tecnologia para outros fabricantes.



Fonte: www.terra.com.br

Aplicativo para celular reconhece lugares pela câmera de foto


O Google apresentou nesta semana um novo aplicativo chamado Google Googles, criado para smartphones com sistema operacional Android, que reconhece lugares ao serem fotografados pela câmera do celular e exibe resultados de buscas na internet sobre esse lugar.
Se, por exemplo, um turista encontra um monumento e quer saber mais sobre sua história, simplesmente ativa o aplicativo no celular, faz uma fotografia da estátua (ou simplesmente enfoca o objeto sem fotografar) e o Google Googles exibirá informações relevantes sem necessidade de digitar ou mesmo saber o nome do monumento.
Ao fazer uma consulta, o aplicativo compara a imagem com milhões de fotos em busca de coincidências. Ao identificar o local e o objeto, realiza uma busca com o nome e mostra ao usuário os resultados da busca.
A empresa anuncia que o aplicativo, disponível para download gratuito no site Android Market, pode reconhecer mais de mil lugares, além de obras de arte famosas e símbolos, como rótulos de vinhos e capas de livros. O Googles também utiliza outros recursos como o GPS do smartphone e a bússola para determinar a exata localização do usuário.
Google Googles poderia em breve estar disponível também para smartphones com outros sistemas operacionais, como o iPhone, segundo rumores que circulam em sites especializados.



Fonte: www.terra.com.br

MS libera ferramenta para Windows 7 sob GPL





A Microsoft liberou para download uma ferramenta que permite carregar o Windows 7 em máquinas sem disco óptico sob licença GPLv2, usada para aplicações em código aberto.


Há pouco mais de um mês, um parceiro da fabricante do Windows publicou na Microsoft Store uma ferramenta chamada “Windows 7 USB/DVD Download tool” que permite transferir mais rapidamente o Windows 7 para máquinas como netbooks, que não possuem disco óptico e, por tanto, não podem executar a instalação do Windows 7 a partir de um DVD.
Na ocasião, a ferramenta causou grande controvérsia porque o parceiro da Microsoft usou códigos liberados sob GPLv2 na ferramenta, mas não publicou o aplicativo final sob a mesma licença. Quanto tomou ciência do caso, a Microsoft pediu desculpas e tirou o aplicativo de sua loja. Peter Galli, gerente da Microsoft para temas Open Source, publicou em blog que a ferramenta USB Download Tool está agora disponível novamente para download e com o código disponível sob licença GPLv2, a mesma usada para vários programas criados criados pela comunidade linux.
“Estou contente em anunciar que a Microsoft libera hoje a Open Sourced Windows 7 USB/DVD Download Tool (WUDT) sob licença GPLv2”, anotou Galli.


A ferramenta está agora disponível no site CodePlex, da Microsoft.

Philips cria e-paper camaleão





Ninguém duvida que os e-readers chegaram para ficar. E nós sabemos que para criá-los, é necessário o e-paper. Porém, o material ainda tem algumas dificuldades para lidar com cores. Mesmo focando em outro mercado, a Philips revelou sua evolução na busca pelo e-paper colorido.
Deixando de lado o mercado de e-readers, o foco da pesquisa é transformar seus gadgets em algo que interaja com você. Explicando, a ideia é que, com o revestimento do e-paper, os aparelhos eletrônicos possam mudar de cor, dependendo de uma situação.
Como exemplo, a empresa mostrou alguns desenhos. Neles, a ideia é mostrar que seria possível a garrafa que esquenta água automaticamente passar do azul para o vermelho após a ebulição da água, os celulares poderiam ficar a cor de sua roupa, tudo via e-skins, como a Philips batizou. Tudo isso funcionaria com o apertar de apenas um botão.
Segundo eles, a evolução do e-paper camaleão possibilitaria a criação de paredes com cores modificáveis ou até janelas inteligentes, que poderiam ajustar a entrada de luz na casa ao passar do dia, do jeito que você quisesse. Não há previsão de nenhum produto com a novidade que saiu do forno, mas podemos esperar algo do tipo nos próximos anos. E para quem ficou curioso, informações mais detalhadas podem ser encontradas aqui.