quinta-feira, dezembro 31, 2009

Novo celular tem sensor de toque que permite 'apertões'


Esqueça as telas sensíveis ao toque. Se depender de um novo projeto desenvolvido pela Synaptics, mais conhecida como a fabricante dos "trackpads" usados em milhões de notebooks ao redor do mundo, em breve você poderá interagir com seu telefone celular de várias outras formas.
Trabalhando em conjunto com a Texas Instruments, Immersion Technologies, The Alloy e The Amazing Tribe, a empresa desenvolveu o FUSE, um protótipo de smartphone que através da combinação de novos sensores e novos conceitos de interface gráfica propõe uma nova forma de interação com dispositivos portáteis.

Há, por exemplo, sensores laterais capazes de detectar um "apertão" e responder ao gesto encerrando uma ligação ou parando a rolagem de uma lista. Acelerômetros respondem ao movimento das mãos, movendo objetos na tela de acordo com a posição do aparelho, e um painel sensível ao toque na traseira permite que se interaja com a interface sem ter de tocar na tela com os dedos.

Segundo o blog Gadget Lab, da revista Wired, a ideia da Synaptics é facilitar o uso do aparelho com apenas uma mão, como era comum há não muito tempo atrás, antes dos Blackberries e smartphones com teclados completos (sejam virtuais ou reais). O conceito utiliza tecnologia já existente, sem futurismos: o protótipo tem um processador Texas Instruments OMAP 3630 (baseado na arquitetura ARM) e tela AMOLED com resolução de 480 x 800 pixels e 3.7 polegadas além de um conjunto completo de sensores de toque, luz, pressão e movimento.

Ainda não há previsão de quando o FUSE chegará ao mercado. A ideia da Synaptics é licenciar o projeto a outras empresas, que poderão produzir os aparelhos e colocá-los nas lojas. Entretanto, um protótipo do FUSE será apresentado durante a feira de eletrônicos CES, que ocorre em janeiro de 2010 em Las Vegas.




Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: