segunda-feira, novembro 02, 2009

Capa protetora para videogame permite tirar fotos e enviar ao Facebook


Acessório para o Nintendo DSi tem lente de zoom óptico de 8x.Em material resistente, Zoom Case tem preço sugerido de US$ 25.



Apontar, fotografar, compartilhar! O Zoom Case é uma nova capa protetora para o videogame Nintendo DSi com uma lente de zoom óptico destacável de 8x, que permite ao usuário tirar fotos nítidas de distâncias maiores e enviá-las diretamente para o Facebook. De material resistente, o case lançado pela Nyko Technologies tem preço sugerido de US$ 25 (cerca de R$ 44). (Foto: Divulgação)

Lente destacável de 8x permite tirar fotos de objetos a grandes distâncias.

Fonte: http://g1.globo.com

Grupo cria simulador de trânsito para reeducar motoristas imprudentes


No jogo de conteúdo sério, usuário é alertado ao cometer infrações.Criado por empresa privada e universidade, sistema terá uso institucional.


Caótico, confuso, perigoso: adjetivos como estes são utilizados com frequência para descrever o tráfego nas grandes cidades brasileiras. Um dos motivos para a desordem, em grande parte, são os motoristas imprudentes que, por desrespeito às leis de trânsito, põem em risco a vida de pedestres e de outros motoristas.
De olho nisso, o grupo formado pela empresa Technology & Trainning (T&T), com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) desenvolveu o “Serious Game – simulador de direção defensiva”, nome provisório de um jogo eletrônico que tem como objetivo reeducar aqueles que cometem infrações. “O maior índice de mortos e mutilados no Brasil tem origem nos acidentes de trânsito. É uma realidade muito triste. Por conta disso, tivemos a ideia de aplicar o conceito do ‘serious game’ no processo de direção defensiva”, diz a coordenadora do projeto Cristina Araújo, da T&T. Ela explica que "serious games" — ou “jogos de conteúdo sério” —, que começam a chegar ao Brasil, já são utilizados no exterior com comprovados resultados positivos nas áreas educacional, política e corporativa. “Os jogos são a melhor interface interativa para o ensino: tem diversão, desafio e estratégia. Isso tudo motiva o jogador”, destaca a coordenadora.
Entregas em tempo limitado
Baseado em games de sucesso como “Crazy taxi” e “Grand theft auto” (conhecido simplesmente por “GTA”), o software é bem parecido com um jogo comum de carro. O motorista deve realizar uma série de entregas em diversos pontos de uma cidade. Cada itinerário tem que ser concluído em um determinado prazo. Durante esses trajetos, o jogador será submetido a situações em que terá a liberdade de tomar decisões como, por exemplo, atender ou não a ligação em um telefone celular enquanto dirige.
“Selecionamos os abusos mais comuns cometidos pelos motoristas. Sempre que o jogador agir com imprudência, será alertado e vai sofrer as consequências de suas escolhas”, explicou Cristina. Segundo a coordenadora, dois dados conspiram para que o software alcance seu objetivo. “Os mais atingidos pela violência no trânsito são do sexo masculino e têm entre 18 e 35 anos: exatamente a mesma faixa que consome games. Estamos utilizando a melhor forma de linguagem para nos comunicarmos com esse público”, contou Cristina, que revelou ainda que até a equipe que trabalhou no projeto já foi influenciada de maneira positiva pelo simulador.
Distribuição gratuita
Orçado em cerca de R$ 500 mil, "Serious game - simulador de direção defensiva" vem sendo desenvolvido há um ano e tem lançamento programado para este mês. A princípio, o jogo deve ter distribuição gratuita por meio de ações de marketing junto a companhias seguradoras, distribuidoras de combustíveis e sites governamentais na internet.
“Não estou afirmando que, sozinho, o jogo vá solucionar a problemática do trânsito no Brasil, mas acredito que possa se tornar uma ferramenta de forte impacto para melhorar a situação”, conclui.


Site ensina a digitar corretamente com as duas mãos


Na época da máquina de escrever, as pessoas que iriam operá-las se dedicavam a um curso de datilografia, que educava o operador a utilizar os dez dedos corretamente ao usar a máquina. Para evitar os "catadores-de-milho" e selecionar apenas as pessoas realmente aptas para o trabalho, os empregadores pediam pessoas que realmente dominassem a arte.
Com a informática, a datilografia caiu em desgraça. É ótimo que ninguém precise mais de arcaicas máquinas de escrever, mas com a chegada dos teclados e a praticidade de ter computadores em casa, as pessoas foram dando seu jeito e hoje digitam da forma que lhes parece mais rápida. Os empregadores não pedem mais pessoas que saibam digitar corretamente, e o padrão hoje é ver pessoas que digitem apenas com dois dedos.
Embora pagar por um curso de datilografia hoje pareça pouco inteligente, as pessoas podem se dedicar às dicas espalhadas pela internet para aprender a aperfeiçoar seu digitar. Ou então, contar com o TypingWeb, um serviço interessantíssimo e gratuito.
Traduzido para diversos idiomas, entre eles o português, o TypingWeb tem aulas práticas para quem quer aprender a digitar corretamente e ganhar agilidade ao escrever textos no computador, com um diferencial importante: possui o layout de teclado brasileiro, ABNT2.
O site dispensa registro, mas usuários que quiserem levar o curso a sério e manter um registro de seu desempenho podem se cadastrar de forma rápida e gratuita. A única coisa cobrada pelo site é um certificado, que custa US$ 50, e só é necessário para usuários que desejem provar aos seus futuros empregadores que realmente sabem datilografar.
O curso é dividido em três módulos principais: para iniciantes, intermediário e avançado, além de trazer cursos especializados (inclusive um para quem usa teclados Dvorak!) e exercícios de notícias e manchetes. Depois de um tempo de uso, o serviço indica, inclusive, quais suas teclas problemáticas, ou seja, aquelas em que seus dedos acabam vacilando, para você treinar mais.
Cada um dos módulos é subdividido em lições, que podem ser feitas em qualquer ordem que o usuário desejar. Ao escolher uma lição, o site exibe um teclado virtual e um roteiro de digitação que deve ser seguido. Ao lado do teclado virtual, a posição das duas mãos é mostrada, indicando com que dedo a tecla deve ser digitada.
Cada erro pinta a letra errada no roteiro de vermelho. Durante todo o tempo o curso mostra a precisão na lição, a velocidade média de digitação e o mais interessante, um gráfico com o desempenho geral. Ao final, o site oferece a lista de teclas problemáticas e o tempo decorrido.
O único problema, que não chega a ser grave, é que em muitas lições os textos passados ao usuário para que ele digite estão em inglês e não em português. Todavia, o que importa aqui é a digitação correta e a velocidade ganha no processo.
É um site válido para quem digita de forma errada e quer se aperfeiçoar, digitando sem precisar olhar para o teclado constantemente. E também para descobrir que aquelas marquinhas sobre as teclas F e J são na realidade guias de onde os dedos indicadores devem começar posicionados.


Fonte: www.terra.com.br

Laptops não vão mais superaquecer


Quem usa laptops no colo (como o próprio nome sugere), vai ficar aliviado: uma nova tecnologia promete mantê-los em temperatura ambiente.


Jairo Sinova, professor de física da Universidade Texas A&M, liderou a criação de um novo semicondutor mais eficiente, que não perde tanta energia na forma de calor.

Segundo o estudo, publicado na Nature Physics, os laptops estão aquecendo cada vez mais à medida que ficam menores e mais poderosos. Sinova afirma que, até 2020, as temperaturas do aparelho estarão tão altas que serão iguais às da superfície do Sol.
O X da questão no problema do aquecimento é a maneira como a informação é processada, já que o fluxo de cargas elétricas, enquanto transmite os dados, também gera calor.
Os pesquisadores tentaram uma maneira alternativa para esse processamento e decidiram realizá-lo por meio do spin dos elétrons (a orientação magnética deles). A direção do spin pode, assim como as cargas, ser usada para criar, transmitir e ler a informação.
O dispositivo funciona virando o spin em uma direção específica, de acordo com a informação que se deseja processar. Os elétrons são então transmitidos e a direção do spin é medida por meio da voltagem produzida por ele.
Segundo Sinova, o maior desafio, por enquanto, é manter a distância de transmissão para algumas direções específicas – mas, por outro lado, ele garanta que este dispositivo é o único, por enquanto, que permite a um laptop funcionar sem ultrapassar a temperatura ambiente.



Analistas temem guerra de preço em celulares


O mercado mundial de celulares deve crescer no quarto trimestre, propelido pelas vendas natalinas, depois de quatro trimestres de queda, o que desperta temores de batalhas de preços, disseram analistas.


setor de telefonia móvel está encerrando o pior ano de sua história. A maior fabricante mundial de celulares, Nokia, previu no começo deste mês que o volume de vendas em 2009 ficaria sete por cento abaixo do de 2008, o que implica uma ligeira alta no quarto trimestre.

"O setor está a caminho da recuperação," disse Neil Mawston, analista do grupo de pesquisa Strategy Analytics, prevendo que as vendas de celulares cresceriam três por cento, em termos anualizados, no quarto trimestre.
A Strategy Analytics estimou que 291 milhões de celulares tenham sido vendidos no terceiro trimestre, quatro por cento abaixo do total do período em 2008.
Em separado, o grupo de pesquisa IDC estimou queda de seis por cento para o mercado ante o ano anterior, com 287 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre.
"No terceiro trimestre, vimos alguns canais promovendo aparelhos mais velhos a preços substancialmente mais baixos. Para muitos, isso bastou para estimular a demanda e levar os volumes a uma alta," disse Ramon Llamas, analista do IDC.
A Nokia reduziu os preços dos celulares de toda a sua linha, na metade de outubro, e analistas disseram que os cortes trimestrais de preço se distribuíram de forma equitativa entre os modelos, com desconto médio de cinco por cento.
"O Natal deve ser muito promocional --os cortes de preços no mercado do Reino Unido já são agressivos, especialmente entre os telefones de tela de toque com preço mais baixo," disse Tero Kuittinen, analista da MKM Partners.
Kuittinen disse que, com todos os fabricantes tentando empurrar seus novos modelos, o setor pode enfrentar excesso de oferta em 2010, como aconteceu em 2001, ainda que naquele ano a oferta excessiva tenha coincidido com uma queda no volume.



ASUS lança placa-mãe com USB 3.0


A ASUS lançou esta semana as primeiras placas-mãe equipadas com o padrão USB 3.0.


Segundo nota oficial da empresa, o hardware também traz o padrão SATA com taxa de transferência de 6GB/s nas séries ASUS Xtreme Design P7P55D e P7P55D-E.

Os modelos vêm equipados com o Chipset Intel P55 Express e suportam o mais recente soquete LGA 1156 para processadores Intel Core T i7 e Core T i5.
Além disso, eles também possuem a Hybrid Technology, responsável por melhorar o desempenho e resfriamento ativo da máquina.
E empresa ainda afirma que o IC interno foi projetado para duplicar a largura de banda da interface PCIe do Gen 1 para o Gen 2, disponibilizando taxas de transferência USB 3.0 dez vezes mais rápidas em relação ao padrão anterior, USB 2.0.
A transferência de um filme HD de 20GB, por exemplo, vai levar menos de 70 segundos, enquanto uma música de 4MB requer menos de 0,01 segundo.