domingo, agosto 07, 2011

Abertura inscrições minicursos ENGEP 2011


O ENGEP (Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo) é um evento acadêmico anual organizado por alunos de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e professores do LENEP (Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo, localizado no município de Macaé, RJ) que é um laboratório da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense).

O evento tem caráter técnico-científico e a principal motivação do desenvolvimento dessa ferramenta é a preocupação com a disseminação do conhecimento, almejando sempre tornar público os mais recentes avanços, tendências tecnológicas e linhas de pesquisa da área.

A inscrição no evento é obrigatória para a inscrição nos minicursos.


SEGUNDA-FEIRA - 22 de Agosto

8:00 - 12:00 - Segurança de Poços
8:00 - 12:00 - Gerenciamento SMS na Indústria do Petróleo
8:00 - 12:00 - Acompanhamento Geológico de Poços: Uma Introdução com Ênfase em Engenharia de Poços (Parte I)*

TERÇA-FEIRA - 23 de Agosto


8:00 - 12:00 - Perfuração Direcional
8:00 - 12:00 - Refino de Petróleo: Conceitos e Processos
8:00 - 12:00 - Simulação de Reservatórios (Parte I)*
8:00 - 12:00 - Acompanhamento Geológico de Poços: Uma Introdução com Ênfase em Engenharia de Poços (Parte II)*

QUARTA-FEIRA - 24 de Agosto


8:00 - 12:00 - Métodos de Elevação Artificial: BCP e BCS, e Acionamento com Inversores de Frequência
8:00 - 12:00 - Equipamentos de Superfície
8:00 - 12:00 - Controle de Areia em Poços com Foco em Equipamentos
8:00 - 12:00 - Simulação de Reservatórios (Parte II)*

QUINTA-FEIRA - 25 de Agosto


8:00 - 12:00 - Fraturamento Hidráulico de Reservatório
8:00 - 12:00 - Princípios Básicos de Perfilagem de Poço com Aplicações em Carbonatos
8:00 - 12:00 - Downhole Drilling Dynamics and Rotary - Steerable Systems (Parte I)*
8:00 - 12:00 - Simulação de Reservatórios (Parte III)*

SEXTA-FEIRA - 26 de Agosto


8:00 - 12:00 / 14:00 - 16:00 - Utilizando Fluido de Perfuração e Completação Para Construção e Manutenção de um Poço de Petróleo
8:00 - 12:00 - Downhole Drilling Dynamics and Rotary - Steerable Systems (Parte II)*

A inscrição no evento é obrigatória para a inscrição nos minicursos. Clique nesse link para se inscrever!http://engep2011.com/index.phpoption=com_content&view=article&id=37&Itemid=37

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

VI Feira de Estágio e Emprego do Cefet-RJ começa na próxima terça e abre três mil vagas


O Cefet-RJ vai realizar entre os dias 9 e 11 deste mês sua VI Feira de Estágio e Emprego. No total, são três mil vagas para estudantes de cursos técnicos, de graduação e ainda para recém-formados. Além de se candidatar às vagas, os candidatos terão a chance de conversar com os responsáveis pelos processos seletivos de diferentes empresas e assistir a palestras.

O evento acontecerá de 10h a 19h e será aberto a alunos de todas as universidades. Ao todo, 27 empresas já confirmaram sua participação na feira. São elas, Mills, TIM, Vale, CEG, MRS Logística, IBM, Globosat, Ernst & Young Terco, Essilor, FMC Technologies, Itaguaí Construções Navais, Oceaneering, Peixe Urbano, CIEE, RJZ Cyrela, CI, Michelin, Chemtech, SH Formas, Modec, Globo.com, Oi, Light, Fundação Mudes, Cosan, Academia do Concurso e Top Oportunidades.


Mais informações sobre a nova edição da feira podem ser obtidas no site. O evento será no campus do Cefet no Maracanã (Avenida Maracanã 229).


Fonte: O Globo

OSX vai capacitar 3100 pessoas para trabalhar em estaleiro, no Complexo do Açu


A previsão é de que os cursos comecem até o final do ano

Após o início das obras do que virá a ser um dos maiores estaleiros das Américas, com a licença de Instalação para sua Unidade de Construção Naval (UCN), que será instalada no Complexo Industrial do Superporto do Açu, no município de São João da Barra (RJ), a OSX já pensa no próximo passo. Para driblar o gargalo da falta de mão de obra do setor, que passou décadas estagnado, a empresa vai capacitar trabalhadores para o local. Serão investidos R$ 12,6 nos cursos.

Está sendo criado o Instituto Tecnológico Naval (ITN), em convênio com a Firjan. A previsão é que até o final do ano os primeiros dos 23 cursos previamente definidos já estejam em funcionamento na cidade de São João da Barra. No total devem ser criadas 3.100 vagas. A informação foi detalhada por Eduardo Musa, diretor de engenharia, afretamento e desenvolvimento da companhia.

“A idéia do ITN veio a partir de uma frase do Eike Batista, dizendo que a OSX será a Embraer dos mares. Se a Embraer tem o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) para criar, nós também precisaríamos de algo parecido”, afirmou Musa durante a Navalshore 2011 - Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, que acontece nesta semana no Rio de Janeiro.

Entre os cursos estão o de pintura, marcenaria, soldador, eletricista etc. A expectativa é formar ainda técnicos especialistas de produção, inspeção e supervisão naval.

As obras para a construção da UCN Açu se iniciaram no final de julho, tendo como expectativa a geração de 14 mil empregos diretos, sendo 10 mil na fase de operação e os demais durante a fase de implantação.

“Dividimos este processo em quatro etapas. A primeira é a formação e capacitação de mão de obra, estágio atual. Depois, levar esta equipe ao campo de atuação, já que a ideia é que todos trabalhem lá mesmo. Em terceiro, sermos fornecedores de mão de obra. Por fim, lá na frente, criar novas tecnologias como sugere o nome do instituto”, lista o diretor

Plano de atividades

Na ocasião, Eduardo Musa aproveitou para dar detalhes do plano de atividades a ser implementado pela OSX Construção Naval, para a produção de equipamentos navais de produção de petróleo e gás na Unidade de Construção Naval (UCN) do Açu até 2015, tendo em vista o início das atividades de construção da UCN.

A primeira etapa diz respeito à obra de construção do “maior estaleiro das Américas”, seguido pelo atendimento da demanda de equipamentos de produção de petróleo e gás e, consequentemente, o atendimento também a potenciais demandas adicionais de novos clientes no setor de óleo e gás atuantes no Brasil.

A UCN Açu possui uma área total de 3.200.000 metros quadrados, da qual será utilizada uma área de 2.550.000 metros quadrados, nesta primeira fase de desenvolvimento.

Impactos na região

A região na qual está sendo construído o gigantesco porto sofre há décadas com a erosão eólica e marítima. O distrito de Atafona, que faz parte de São João da Barra, vem perdendo parte de seu território devido às constantes mudanças da desembocadura do rio Paraíba do Sul, que corta a cidade.

Moradores locais temem que o porto acentue ainda mais o problema de assoreamento do rio e alagamento das redondezas. Problema que Musa não acredita que haverá. “Não tem a menor possibilidade porque já está sendo feito, com obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), um sistema de drenagem dos canais que desafogam no rio. Três dos quatro canais previstos inicialmente já estão em obras. A região tem este problema erosivo devido ao próprio rio e pelo avanço marítimo, não tem ligação com as obras do porto, que só estão começando para valer”, disse.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/