sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Produção de petróleo no Amazonas fechou 2012 com queda de 3,2%

O Amazonas, que vinha com a produção de 13 milhões de barris nos últimos dois anos, caiu para 12,714 milhões

Manaus (AM) - A produção de petróleo do Amazonas teve o terceiro pior desempenho nos últimos 12 anos e fechou 2012 com queda de 3,2%. Mantendo o ritmo lento dos últimos dois anos, o Estado produziu 12,714 milhões de barris equivalente de petróleo (bep). A produção de Líquido de Gás Natural (LGN) ficou quase estável com alta de 0,8%.

Os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontam que o Amazonas seguiu a tendência nacional de queda na produção de petróleo, com recuo menor do que São Paulo (-21,8%), Alagoas (-13,8%), Ceará (-9,3), Sergipe (-3,8%) e Rio, o maior produtor (-1,2%).

O Amazonas, que vinha com a produção de 13 milhões de barris nos últimos dois anos, caiu para 12,714 milhões. Já a produção de gás natural fechou com 4,698 milhões de bep e permanece na segunda posição.

Da Redação

Aker Wayfarer assina contrato offshore no Brasil

O navio Aker Wayfarer foi utilizado em uma campanha offshore de um ano no Brasil durante 2011 e 2012

Brasil - A Aker Oilfield Services, subsidiária da Aker Solutions, assinou contrato de prestação de serviços de construção offshore no Brasil. O valor do contrato não foi divulgado.

O navio de construção submarina Aker Wayfarer, da Oilfield Services, será utilizado por um cliente não revelado por um período de 230 dias. O início provável das operações é entre maio e junho de 2013 e a mobilização e desmobilização ocorrerão no Nordeste do Reino Unido.

“Sem dúvida, uma nova campanha offshore de longo prazo no Brasil é o maior elogio à capacidade do Aker Wayfarer e sua tripulação. Este é um contrato importante para nós numa região de exploração de petróleo e gás em rápido crescimento”, disse Karl Erik Kjelstad, presidente da Aker Oilfield Services e administrador da área de negócios da Oilfield Services and Marine Assets (OMA) na Aker Solutions.

O Aker Wayfarer é um navio ultramoderno de construção offshore com 157 metros de comprimento e habilitado para operar em águas profundas de até 3.000 metros. Porta dois guindastes com compensação de efeito de onda, de 400 t e 100 t (queda dupla), e dois veículos de operação remota (ROVs) integrados de carga pesada e inspeção de distribuição.

“Estamos felizes em ter este navio excepcional de volta à nossa frota operante em águas brasileiras. Este pedido é um reflexo de nosso compromisso com este mercado,” diz Luis Araujo, presidente regional da Aker Solutions no Brasil.

O contrato foi assinado e registrado como entrada de pedido no quarto trimestre de 2012.

Da Redação