quarta-feira, julho 21, 2010

Google faz acordo para usar energia eólica


SÃO PAULO - A unidade de energia do Google fez um acordo para comprar energia eólica da ExtEra Energy pelos próximos 20 anos, para alimentar seus centros de dados.

O acordo vem menos de três meses depois de a gigante da internet ter investido US$ 38,8 milhões em duas fazendas de vento em Dakota do Norte, desenvolvidas pela NextEra Energy Resources, e que gera energia suficiente para alimentar 55.000 lares.
A Google Energy começará a comprar energia eólica em 30 de julho, disse Urs Hoelze, vice-presidente sênior de operações do Google, em um blog.
"Incorporar uma quantidade dessas de energia eólica em nosso portfólio é complicado, mas essa energia é suficiente para abastecer diversas centrais de dados", acrescentou. O Google vem estimulando iniciativas contra a mudança climática por meio de seu braço filantrópico, o Google.org.
A empresa havia afirmado, em 2007, que iria investir em companhias e faria pesquisa própria para produzir energia renovável a preços competitivos. A unidade Google Energy, formada em dezembro de 2009, permite que a companhia adquira grandes quantidades de energia renovável no mercado.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Na mão: Ares, a placa de vídeo mais rápida do mundo


Temei, mortais, pois a placa de vídeo mais rápida do mundo chegou ao Brasil e se chama Ares, o deus da guerra na mitologia romana. Tivemos um aperitivo dela funcionando na Eletrolar Show, e a guerreira da Asus mostrou que tem força para rodar em até seis monitores ao mesmo tempo.A Ares funciona como sua antecessora, a Mars: tem duas GPUs rodando ao mesmo tempo. O que muda é a marca e a capacidade das GPUs. Para este modelo, a Asus optou por duas Radeon HD5870 de 850 MHz, a rival dos mais recentes lançamentos da Nvidia.

Em matéria de layout, a Ares pode bem incentivar um mod que deixe o gabinete aberto. No quesito resfriamento, a técnica pode até ser dispensada, segundo a Asus. A placa vem com dois dissipadores de cobre com oito canos cada. Juntos do cooler, o resfriamento chega a ser 600% maior que sua antecessora.
Comparando a velocidade das duas temos um ganho de 32% em rapidez. Quem ajuda esse desempenho também é a memória RAM de 4 GB. Nos índices de benchmarks a que tivemos acesso, a Ares se mantem bem acima da Mars. A confirmação, no entanto, só virá com testes no INFOLAB.
Ainda bem que não temos de comprar a placa para realizar os testes. O preço da Ares assusta tanto quanto sua perfomance: 4.500 reais, com direito a uma maleta estilo James Bond e um mouse especial. E quem quiser uma ainda tem de garimpar por aí, pois até agora só chegaram dez exemplares ao Brasil — todos vendidos.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Câmera digital Panasonic filma em 720p


Lumix DMC-ZS3 tira boas fotos e tem zoom óptico de 12x, mas custa 1.999 reais

Com corpo enxuto e zoom óptico 12x, a câmera Lumix DMC-ZS3, da Panasonic, não decepcionou durante os testes do INFOLAB. Com boa qualidade de imagem, a máquina possui empunhadura agradável, o que facilita na hora dos cliques, e se destaca por fazer filmes em resolução de 720p a 30 quadros por segundo. O maior ponto negativo é o preço. Ela custa 1.999 reais.
Com resolução de 10,1 megapixels e LCD de 3 polegadas, essa máquina traz uma lente Leica que trabalha com ISO de 80 a 1.600. Sua abertura fica entre f/3,3 e f/4,9 e a objetiva se destaca pela distância focal variável de 25 a 300 mm. Ou seja, uma faixa de zoom óptico notável de 12 vezes. A câmera possui memória interna de 45 MB e aceita cartões SD, SDHC e MMC.
Na hora dos cliques, a Lumix DMC-ZS3 não fez feio e capturou as imagens com boa qualidade, mesmo em lugares mal iluminados. Já em cenas muito iluminadas, a aberração cromática foi levemente perceptível. As cores ficaram um pouco contrastantes. Infelizmente, a lente é um pouco escura e os fotógrafos mais experientes vão sentir falta de opções de configuração manual de exposição.
No quesito velocidade, essa Panasonic está na média para esse tipo de aparelho. Ela faz um disparo em 0,12 segundo e realiza o boot em 2,7 segundos. O alcance do flash também não é de impressionar, chegando no máximo a 5,3 metros. Além de gravar vídeos em 720p nos formatos MOV e AVCHD, possui detector de faces e estabilizador óptico, grava áudio com som estéreo e possui uma saída de vídeo miniHDMI.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Justiça do Rio ameaça tirar orkut do ar


SÃO PAULO - A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra o Google.

Na ação, os procuradores acusam a rede de relacionamento orkut – que pertence ao Google – de servir como meio para práticas criminosas, como apologia ao crime, pedofilia, falsa identidade e crimes contra a honra. Segundo a Delegacia de Repressão a Crimes na Internet, cerca de 1,3 mil registros de crimes têm alguma referência ao orkut.
Os procuradores relatam que a empresa não é culpada direta pelos crimes. No entanto, consideram que o Google não disponibiliza recursos – sistemas, no caso – para monitorar a rede social e evitar que criminosos, como pedófilos, ajam na rede social.
Eles consideram ainda que a empresa é incapaz de proteger os usuários do orkut e até as pessoas que nunca acessaram à web de ter um perfil falso na rede social.
Caso o juiz do caso aceite as acusações, o Google será multado e terá o orkut bloqueado caso não crie, em 120 dias, soluções para defender os internautas que usam a rede. Segundo a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, são elas:
- Manter o IP de criação de qualquer comunidade ou perfil e manter registros periódicos de “log” das comunidades;
- Criar e manter sistemas aptos a identificar a existência de perfis, comunidades ou páginas dedicados à pedofilia, interrompendo imediatamente seu funcionamento, comunicando tal fato imediatamente ao Estado e preservando, por um ano, os “logs” realizados até então;
- Criar e manter sistemas aptos a identificar (em especial por meio de ferramenta que busque palavras constantes de lista a ser fornecida e atualizada pelo Estado) a existência de perfis, comunidades ou páginas dedicados à apologia ao crime, inclusive de marcação de brigas/rixa entre torcidas de agremiações esportivas rivais, comunicando a existência ou suspeita de existência imediatamente ao Estado, viabilizando ao Estado o acesso pleno ao respectivo conteúdo, preservando, por um ano, os “logs” realizados e interrompendo seu funcionamento ou limitando seu acesso, caso assim seja determinado pelo Estado;
- Criar e manter sistemas e canais de comunicação que permitam a qualquer usuário devidamente identificado, que tenha sido diretamente ofendido por conteúdo veiculado em perfis, páginas ou comunidades, requerer a supressão de tal conteúdo;
- Promover ampla campanha midiática, incluindo no mínimo jornais, rádio e televisão em “horário nobre”, com o objetivo de alertar pais e responsáveis acerca dos riscos de utilização da rede mundial de computadores, e, em especial, do Orkut;
Procurada, a assessoria do Google não foi localizada na hora da publicação da notícia.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Kinect vai custar 150 dólares


NOVA YORK - A Microsoft venderá seu sistema de controle de jogos por movimento por cerca de 150 dólares e também vai oferecer o acessório em um pacote com o Xbox 360 quando as vendas do produto começarem em novembro.

O preço, não revelado pela Microsoft quando a empresa lançou o Kinect durante a feira E3 de junho, é o mesmo que o valor cobrado por redes de varejo como Best Buy, GameStop e Amazon.com que disponibilizaram pré-encomendas do produto semanas atrás.
As vendas do Kinect começam em 4 de novembro e a Microsoft está focando seus esforços de marketing na base atual de mais de 40 milhões de donos de Xbox 360. O sensor de movimentos da plataforma vem com um jogo chamado "Kinect Adventures".
O sistema do Kinect baseia-se em uma câmera que capta os movimentos do corpo do jogador e os transmite para o personagem na tela. A expectativa é que o acessório possa impulsionar as vendas do Xbox 360 e atrair usuários dos rivais Wii, da Nintendo, e PlayStation 3, da Sony.
Mas o mercado ainda tem dúvida se consumidores com restrição de orçamento e fãs de jogos, muitos dos quais donos de um ou mais consoles, vão gastar dezenas de dólares a mais em novo hardware. Sem falar dos jogos para o Kinect, que custarão cerca de 50 dólares cada.
Para o analista da indústria, Michael Gartenberg, o preço do Kinect é mais alto que o previsto, mas ele afirma que a inclusão de um jogo no acessório pode reduzir o choque inicial dos consumidores.
Enquanto isso, a Sony lançará "Move", controle sensível a movimentos para o PlayStation 3, em 15 de setembro, se antecipando ao lançamento do Kinect. Como o Wii, o Move é baseado em um controle sem fio que capta os movimentos da mão do usuário.
A Microsoft informou ainda nesta terça-feira que venderá um pacote do Kinect com uma versão do Xbox 360 com memória interna de 4 gigabytes por cerca de 300 dólares. A versão padrão do Xbox tem 250 gigabytes e custa 300 dólares.

Fonte: http://info.abril.com.br/