sábado, junho 12, 2010

BP começa a queimar óleo no Golfo do México


A empresa está usando uma espécie de funil para recolher parte do petróleo que vaza em um poço submarino, e no fim de semana testará um segundo método para capturar ainda mais petróleo.


HOUSTON - A British Petroleum vai começar a queimar até 10 mil barris de petróleo por dia no Golfo do México, possivelmente a partir de segunda-feira, disse um executivo da companhia.

A empresa está usando uma espécie de funil para recolher parte do petróleo que vaza em um poço submarino, e no fim de semana testará um segundo método para capturar ainda mais petróleo, disse por telefone o vice-presidente-sênior Kent Wells.
De acordo com a BP, o atual sistema recolheu na quarta-feira 15,8 mil barris (cerca de 2,5 milhões de litros), um pequeno aumento em relação aos 15.010 barris da véspera.

Esse petróleo está sendo canalizado por um duto até uma plataforma de perfuração da Transocean, e de lá para um navio-tanque. O poço, 1.600 metros abaixo da superfície, começou a jorrar em 20 de abril, depois da explosão e naufrágio de uma plataforma que estava no local.
Cientistas do governo estimam que o vazamento seja da ordem de 1,9 a 3 milhões de litros por dia. Uma equipe chegou a estimar o volume em quase 4 milhões de litros por dia.
O almirante Thad Allen, que supervisiona a operação por parte do governo, disse que os técnicos tentarão apresentar uma estimativa mais sólida dentro de 24 horas.

O novo sistema da BP a ser instalado no fim de semana usará o mesmo equipamento que já fracassou numa tentativa no mês passado. Mas, em vez de injetar lama no poço para tentar "sufocar" o vazamento, ele irá recolher até 10 mil barris por dia do poço até a plataforma que está na superfície.

A BP está instalando um "queimador" na plataforma, segundo Wells. A plataforma não tem capacidade de processar ou armazenar o petróleo, e, segundo o executivo, seria perigoso levar mais navios-tanques para a área, onde já há muitas embarcações envolvidas na operação.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Monitor LG de LED faz contorcionismo




Modelo E2350V é full HD, tem 23 polegadas e vários ajustes de inclinação


Com ótima qualidade de imagem, o monitor LG E2350V agrada também pela versatilidade. Ele pode ser posicionado de várias formas: como cavalete ou com os ajustes normais de inclinação, que funcionam de maneira suave. A tela de 23 polegadas é de LCD retroiluminada por LED, tem resolução full HD e apenas 1,7 centímetro de espessura. O produto está nas lojas por 949 reais.

Espaçoso, o monitor tem contraste dinâmico de 5.000.000:1 e tempo de resposta de 5 milissegundos. O brilho da tela é de 250 cd/m² e o ângulo de visão chega a 170 graus. Quando colocamos o LG para trabalhar, notamos qualidade de imagens acima da média, com cores bem naturais e sem distorção. Já no quesito energia, esse modelo consumiu 2 watts em espera e 28 watts ligado, segundo nossas medições.

As conexões merecem destaque. O LG E2350V traz o pacote completo com portas HDMI, DVI e D-Sub. Ele ainda tem suporte a HDCP. Não possui alto-falantes embutidos, mas vem com uma saída de áudio P2 para plugar fones de ouvido. Todos os botões de comando são sensíveis ao toque, mas algumas operações de ajuste não são muito intuitivas. Uma função interessante é a dualWEB, que organiza automaticamente várias janelas do navegador na tela.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Software analisa emoção de usuário em site


SÃO PAULO - Cientistas canadenses estão desenvolvendo um software que pode medir a resposta emocional das pessoas a um site.

O objetivo da equipe liderada pelo professor Aude Dufresne, da Universidade de Montreal, é auxiliar as empresas á melhorar a experiência online de seus usuários.
O novo software para avaliar a resposta biológica dos internautas mede temperatura corporal, pressão, batimentos cardíacos, movimento dos olhos e expressões faciais para entender como eles se relacionam com atividades online.

A tecnologia está sendo testada no Bell User Experience Centre. A gigante das telecoms irá usar a tecnologia da universidade para investigar como as pessoas reagem aos sites.

As informações coletadas fornecem dados sobre estresse e relaxamento. Os batimentos do coração podem ajudar a identificar respostas negativas ou positivas quando a pessoa visualiza determinada área.

Em testes com o site da Amazon, por exemplo, os pesquisadores notaram que as pessoas passam mais tempo olhando os comentários dos livros do que o restante das informações sobre ele. No entanto, suas reações são mais intensas quando estão olhando para as descrições.

Esse tipo de informação, segundo a equipe, é crucial numa era em que o e-commerce se multiplica. Cada vez mais, as empresas precisam levar em conta as emoções dos usuários - uma vez que os consumidores nem sempre tomam decisões racionais ou motivadas pela simples utilidade do produto.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Webcam da Logitech filma em 1080p


Namora à distância, faz intercâmbio ou simplesmente gosta de fazer videoconferências? A Logitech tem uma notícia boa para você: sua nova webcam grava em 1080p e faz videochats em 720p. Com esse avanço, vai ser mais difícil conhecer alguém pela internet e encontrar uma pessoa totalmente diferente na vida real.


A C910 parece ter sido inspirada pelo lançamento da Google TV, que vai permitir videoconferências pela TV. Mas ela também fica bem empoleirada em cima de um monitor ou notebook. Com seus microfones em stereo e lentes com foco automático Carl Zeiss, ela promete uma qualidade bem decente de imagem e som. Um ponto negativo, equilibrando as coisas, é o custo de 99 dólares.

Mas, como nem só de lançamentos top de linha vive a Logitech, outros três modelos atraentes vêm aí. E, talvez, até valham mais a pena por causa do preço. A C510, por exemplo, custará 59 dólares, e faz chats em 720p. Outros dois modelos HD vão custar de 39 a 49 dólares.

Um detalhe importante de mencionar é que as câmeras não são compatíveis com o padrão HD do Skype. Por isso, elas tentam se virar usando o software de videochat da fabricante, o Logitech Video HD. As câmeras, para usar o Skype HD, precisam processar os vídeos internamente, recurso indisponível nas filhas da Logitech. É um problema a se considerar, se você quiser conversar em HD com alguém que não usa o Logitech Video HD, e sim uma câmera da Microsoft, por exemplo.

Os modelos irão chegar em junho aos Estados Unidos, em julho à Europa e, para nossa tristeza, ainda não têm data para pisar no Brasil.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Descoberto novo exoplaneta a 60 anos-luz


Ilustração mostra o planeta Beta Pictoris b


SÃO PAULO - Um planeta gigante descoberto em uma jovem estrela prova que sim, é possível que esses corpos celestes se formem em apenas alguns milhões de anos.

A confirmação desta teoria veio com um recente estudo do ESO (European Southern Observatory), que observou por sete anos a estrela Beta Pictoris.
Localizada a 60 anos-luz, na constelação de Pictor (Pintor), ela possui 75% a mais de massa do que o nosso Sol, mas tem milhares de vezes menos anos: apenas 12 milhões.

Em 2003, 2008 e 2009, a equipe do ESO observou a estrela e constatou a presença de um corpo. Pela primeira vez, astrônomos conseguiram seguir diretamente o movimento de um exoplaneta (qualquer planeta que orbita uma estrela que não o Sol)enquanto ele realizava a sua órbita. Normalmente, os exoplanetas são observados de forma indireta, por meio das sombras que projetam nas estrelas.

Batizado de “Beta Pictoris b”, ele a massa equivalente a nove Júpiteres e possui a menor órbita já vista em um exoplaneta diretamente observado - de 8 a 15 vezes a distância do Sol para a Terra (o que seria equivalente à distância do Sol para Saturno).

Porque a estrela é tão jovem, a descoberta de um planeta de massa tão grande prova que planetas gasosos gigantes podem ser formar em apenas alguns milhões de anos.




Fonte: http://info.abril.com.br/