quarta-feira, maio 09, 2012

Mercadante quer recursos do pré-sal para educação


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, quer que pelo menos 30% da arrecadação dos royalties sobre a exploração de petróleo sejam destinados ao financiamento da educação, ciência e tecnologia.
“Acho que o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) vai apresentar o relatório dele amanhã (terça-feira) e a nossa expectativa é que seja possível avançar nessa direção”, afirmou, após evento na Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
Zarattini é o relator do projeto de lei que altera a distribuição dos royalties do pré-sal entre Estados e municípios.
Segundo o ministro, o aumento da arrecadação via pré-sal poderia solucionar o problema de financiamento do Plano Nacional de Educação, que aumenta de 5% para 8% do PIB os recursos que devem ser destinados à área. Mercadante acredita que a comissão na Câmara que analisa o Plano consiga chegar a um parecer final ainda em maio.
“É prioridade. O plano é decenal e já perdemos 2011, então não podemos deixar passar também 2012″, afirmou o ministro. “O problema disso é que se a educação tem atualmente 5% do PIB, e deve chegar a 8%. Como vamos tirar praticamente um MEC de outras áreas para destinar à educação? Os recursos do pré-sal resolveriam essa questão.”

Fonte: AE (Agência Estado)

Prefeitura de Macaé oferece curso de Montador de Andaimes

Uma das profissões mais absorvidas pelo mercado, por conta da área offshore e obras como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e Porto Açu é o de Montador de Andaimes. A Prefeitura de Macaé através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) está com matrículas abertas para o curso gratuito, que qualifica o profissional para trabalhar na área, cujos salários são em média R$1,2 mil.
“O objetivo do curso é capacitar os alunos para prevenção em acidentes na montagem e desmontagem de andaimes, com o intuito de atender os requisitos mínimos de segurança previsto em normas de segurança como NR-18 e NBR- 6494. Ao todo serão oferecidas 30 vagas para a turma que deve ter as aulas iniciadas na próxima segunda-feira, dia 14. As aulas serão no Cetep, de segunda a sábado, de 8h às 17h. O curso tem duração de uma semana”, informou a secretária municipal de educação, Marilena Garcia.
O módulo introdutório abrange o relacionamento interpessoal, segurança e saúde no trabalho, meio ambiente e SA-8000, que trata sobre responsabilidade social. Já o teórico tem a parte dede andaimes e trabalhos em altura, que aborda os seguintes temas: conceito, andaime simples apoiado, andaime em balanço, suspenso mecânico, cadeira suspensa, fachadeiro, acessórios, NR-18 (Interpretação e Objetivos), responsabilidade do encarregado e das equipes e acidentes com trabalho em altura.
No módulo segurança de trabalho em altura estão previstas aulas de legislação, riscos, estudo de fatalidades e prevenção, EPI’s e ferramentas, noções de montagem e desmontagem e regras para o usuário de andaimes. Haverá ainda o módulo prático de montagem e desmontagem de andaimes, segundo a NR-18. A carga horária é de 48 horas e para se matricular é necessário ter ensino fundamental completo, 18 anos completos e trabalhar direta ou indiretamente na área.
Inscrição – Os interessados devem procurar o Cetep, que fica na Rua Alfredo Backer, 363, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. para fazer a inscrição são necessários os seguintes documentos: cópia de Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência, Comprovante Escolar, foto 3×4, Certidão de Casamento ou Nascimento e PIS. As inscrições só podem ser feitas pelo próprio candidato e não há reservas de vagas. Mais informações através do telefone 2770-0828 ou 2762-4025.

Fonte: Prefeitura de Macaé por (Roberta Vitorino)