quinta-feira, maio 13, 2010

Lixo eletrônico terá inventário


A partir de agora, todo lixo eletrônico produzido no país terá um inventário. O acordo assinado nesta segunda-feira, 10, pela ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e o Cempre (Compromisso\ Empresarial para a Reciclagem) tem como objetivo estimular as empresas a recolherem seu lixo eletrônico para a reciclagem.

"Saiu um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) dizendo que o Brasil é o quarto ou quinto país no mundo em número de lixo eletrônico, e nós vamos fazer agora um inventário para saber qual o comportamento do nosso País diante do problema", disse Isabella Teixeira.

Um documento do Programa Nacional das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), aponta que o mundo produz, a cada ano, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico e que o Brasil está entre os maiores produtores. Segundo a ministra, a ideia do inventário é dimensionar o tamanho do lixo eletroeletrônico brasileiro e o destino que é dado a ele.

Além do inventário, também foi criado um site para informar o consumidor sobre como deve ser realizada a devolução de seus eletrônicos.

Para estimular os consumidores, o ministério está estudando a adoção de medidas, como a redução de impostos ou a distribuição de cupons de troca por outros produtos.

Atualmente tramita no Senado Federal o projeto da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A expectativa é de que ele seja votado e aprovado no fim deste mês e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Falso e-mail sobre Win7 instala cavalo de tróia


O BitDefender descobriu neste domingo, 09/05, um novo golpe que envolve indiretamente o Windows 7. E-mail enviado para internautas divulga um software que supostamente checa se o computador do usuário é compatível com o sistema operacional. De acordo com a empresa de segurança, o programa é, na verdade, um cavalo de tróia.

A mensagem enviada aos usuários garante que o software varre o computador para identificar possíveis falhas. "Esse software varre seu PC para identificar possíveis problemas com seu hardware, dispositivos e programas instalados e recomenda o que fazer antes de realizar a atualização", diz o texto do e-mail. Contudo, ao instalar o arquivo o internauta abre as portas do seu computador para o cavalo de tróia que recebe o nome de Trojan.Generic3783603. O programa é o mesmo usado em um falso anúncio de redefinição de senha do Facebook.

Por ser recente, a ameaça ainda não foi considerada generalizada. No entanto, o alto interesse pelo Windows 7 colabora para a divulgação do golpe. Segundo o Bit Defender, a cada hora são recebidos cerca de três relatos de instalação do programa apenas de clientes dos Estados Unidos.

O software dá acesso ao PC, permitindo instalação de keylogger, por exemplo, que pode ser usado para roubo de dados bancários.


Emissão da carteira única começa em outubro


A partir de outubro alguns estados começarão a emitir o novo modelo brasileiro da carteira única de identidade.


Chamado de Registro de Identidade Civil (RIC), o projeto vem sendo idealizado desde janeiro de 2009 e tem como proposta reunir números de RG, CPF, Carteira de Habilitação, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho em um único documento.


O documento unifica a numeração e emissão da carteira de identidade, que agora também terá um chip com informações sobre data de nascimento, cor da pele e altura.


O documento traz também imagem de segurança visível por refração da luz, código de leitura óptica, borda da fotografia gravada a laser e integrada ao fundo do documento.

Inicialmente, o projeto chegará somente a um estado de cada região brasileira, que ainda estão sendo definidos.

Há previsão de que 150 milhões de brasileiros terão o documento em dez anos. Até lá, o RG continua valendo.



Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Um raio-x no 4G


Tecnologia de conexão móvel veloz chegará aos usuários ainda em 2010


De acordo com a consultoria ABI Research, pelo menos 12 operadoras em todo o mundo devem lançar serviços de telefonia celular 4G ainda em 2010. A expectativa é de que, já no ano que vem, cerca de 34 milhões de pessoas utilizem a nova tecnologia. Estocolmo, na Suécia, já tem uma operação comercial 4G.

“Com o 4G o usuário vai ter acesso a uma série de aplicações com uma qualidade muito melhor, vai poder transmitir e receber informação, arquivos, o que for numa velocidade muito maior, num tempo muito menor e isso vai ser talvez o grande benefício da 4G”, explica o country manager da Qualcomm, Paulo Breviglieri.

O 4G promete conexões rápidas o suficiente para concorrer com o cabo. Para você ter uma ideia, o 3G atual consegue chegar, no máximo a 7 mega de velocidade. No 4G, essa velocidade começa em 20 mega e pode chegar até 100 megabits. Um dos problemas que terá de ser resolvido é o chamado espectro – a frequencia que os sinais 4G usam. Na maior parte dos países, essa frequencia é de 2,5 Ghz. Só que aqui no Brasil, essa é a mesma frequencia usada por outros serviços de comunicação.

“Eu acredito que a demanda vai ser gerada pelas próprias operadoras. Num momento em que elas tiverem fôlego para investir numa nova atualização da tecnologia da sua rede e passar de 3G para 4G, com certeza esse será o momento em que as freqüências serão licitadas e as implementações irão ocorrer”, diz Breviglieri.

No Brasil, os serviços de dados estão bombando. E só esse uso crescente já faz com que as operadoras necessitem de mais espectro para atender a todos os usuários. Neste sentido, a implantação do 4G será inevitável, e num curto espaço de tempo.

“Na 4G as operadoras do seu lado vão ter que atualizar a tecnologia da rede, e isso vai investir um investimento. É possível que haja um investimento em novas faixas de frequência para poder prestar esse tipo de serviço. E do lado do usuário, ele vai contar com uma nova geração de aparelhos, que são os aparelhos 4G, e que vão permitir que ele possa acessar esses novos serviços ou os mesmos serviços existentes com uma qualidade muito melhor”, afirma o executivo.

Mas e o Wimax, outra tecnologia que promete oferecer exatamente o mesmo que a 4G – ou seja, comunicação de dados móvel em alta velocidade? Onde ela se posiciona em meio a toda essa história? Para executivos da área, as duas tecnologias serão complementares, cada uma atendendo um determinado tipo de serviço. Como já dissemos, opções para conexão de dados terão uma demanda imensa num futuro próximo. Quer entender melhor o que é o 4G e o Wimax? Então acesse os links acima que explicam cada uma dessas tecnologias.




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Fujitsu cria PC com duas câmeras e óculos 3D


A empresa japonesa Fujitsu está entrando no mercado 3D. Mas, nada de televisões: a novidade é um computador que integra no monitor componentes para captura e exibição de imagens com profundidade 3D.

Entre os componentes é possível destacar duas câmeras integradas para captura de imagens diferentes ao mesmo tempo, além de óculos especiais para visualizar em 3D. Porém, de forma diferente dos óculos para televisores, esses dispensam baterias.

O modelo é muito conhecido pelos usuários do iMac, que também faz uso de diversos componentes no monitor.

Aos usuários do Windows Live Messenger, há também uma novidade: chats em 3D. O processo se dá por um software desenvolvido pela Fujitsu, que permite a interação por vídeo com profundidade.



Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/