segunda-feira, dezembro 28, 2009

O vendedor de cores


Adhemas Batista conta como nasce uma de suas premiadas ilustrações


Quem entra no site do artista gráfico Adhemas Batista (www.adhemas.com) depara com a frase “eu vendo cores”. É uma referência aos tons intensos das suas ilustrações. Batista, um paulista que hoje mora em Los Angeles, na Califórnia, já recebeu dois primeiros lugares no evento britânico London International Awards e um Leão de Ouro no festival de publicidade de Cannes, na França, entre outros prêmios. Ele conta, aqui, como desenvolveu uma série de anúncios para o MySpace Music, a área da rede social onde artistas divulgam suas músicas. Como em outros trabalhos, ele usou o Photoshop e o Illustrator, da Adobe. Feitos sob encomenda do estúdio Exopolis no ano passado, os anúncios não chegaram a ser publicados, mas dão uma boa ideia de como Batista cria suas premiadas obras.
Branco e preto


O MySpace queria apresentar seu serviço MySpace Music como um ponto de encontro entre os músicos e seus fãs. Para isso, encomendou anúncios que deveriam ser veiculados em revistas e outdoors. Batista decidiu trabalhar com duas fotos: uma do ator e músico Robert Downey Jr., protagonista do filme O Homem de Ferro, e outra de um modelo desconhecido. O plano era mostrar os dois mergulhados no mesmo universo musical. O primeiro passo foi tratar as duas fotos, que eram originalmente coloridas. No Photoshop, Batista zerou a saturação por meio de uma camada de ajuste. Um mapa de gradiente determinou o tom de cinza exato correspondente a cada cor. Outras camadas foram usadas para equilibrar a luminosidade e o contraste das fotos, deixando-as com aspecto similar.
Hora de desenhar


Ao redor das fotos de Robert Downey Jr. e do modelo aparecem grafismos que remetem ao mundo da música. Batista desenhou a maior parte deles no papel. Depois, digitalizou-os por meio de um scanner. A função Trace, do Illustrator, foi empregada para convertê-los em traços vetoriais. O Illustrator também foi usado para produzir os textos que seriam aplicados aos anúncios. Depois, tudo isso foi importado no Photoshop para montagem, aplicação de cores e acabamento. “Sempre começo com cores fortes. Nesse caso, escolhi dois tons contrastantes, um frio e outro quente”, diz Batista. No anúncio em que as duas fotos se fundem, ele aplicou as cores em gradiente, acentuando o efeito de fusão.


Tons fortes no Windows 7
Quem configurar a interface do Windows 7 com o tema Cenas verá uma ilustração de Adhemas Batista entre as opções de papel de parede. Batista fez essa ilustração no ano passado para a agência 72andSunny, contratada pela Microsoft para montar os temas artísticos do Windows 7. O trabalho foi desenvolvido no Illustrator, com extenso uso de gradientes e, claro, cores fortes.


Nenhum comentário: