domingo, janeiro 16, 2011

Principais Eventos Brasileiros da Indústria do Petróleo 2011


Janeiro

(27-28) Mão de Obra para a Indústria de Petróleo e Gás
Hotel Plaza Copacabana - Rio de Janeiro
www.informagroup.com.br/maodeobra

Fevereiro

(13-25) - Salão Estudante
Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Florianópolis
www.salaodoestudante.com.br

(15-16) Brazil Gas Congress 2011
Hotel Quality Moema, São Paulo
www.brazilgascongress.com

(21-23) I Escola de Verão Engenharia de Petróleo da UFES
UFES - Campus de São Mateus - Espírito Santo

(23-25) Oil & Gas Outlook Brazil 2011
Hotel Sheraton Barra - Rio de Janeiro
www.terrapinn.com/2011/brasiloil/

Março

(23-24) 2° Feira de Petróleo e Gás Estácio de Sá
Universidade Estácio de Sá - Campus Norte Shopping - Rio de Janeiro
www.feiradepetroleoegas.com.br

(24-25) PETRONOR 2011 - III Seminário, Exposição e Encontro de Negócios do Setor de Petróleo do Norte e Nordeste do Brasil
Centro de Convenções Studio 5 - Manaus, Amazonas
www.redepetrobrasil.org.br/2010/12/petronor-2011/

Abril

(18-20) - 1° Congresso Brasileiro de CO2 da Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Hotel Sofitel - Rio de Janeiro
www.ibp.org.br

Maio

(10-13) COTEQ 2011 - Conferência sobre Tecnologia de EquipamentoEnotel Resort & Spa Porto de Galinhas - Porto de Galinhas - Ipojuca/Pernambuco
www.abende.org.br

(16-17) VI Congresso Rio Automação
Windsor Guanabara Hotel - Rio de Janeiro
www.ibp.org.br

(25-27) 17° Latin Oil Week 2011
Hotel Sheraton Rio , Rio de janeiro
www.petro21.com/events/?id=585

Junho

(14-17) Brasil Offshore
Macaé Centro - Macaé, Rio de Janeiro
www.brasiloffshore.com

Julho

Agosto

(03-05) Navalshore 2011 - VIII Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore
Centro de Convenções Sul América - Rio de Janeiro
www.navalshore.com.br

(16-19) XV Mostra PUC-Rio
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
www.ccesp.puc-rio.br/mostrapuc/

Setembro

(12-16) - III PetroPUC-Rio
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
www.spepucrio.blogspot.com

(20-22) Rio Pipeline 2011
Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro
www.ibp.org.br

Outubro

(01- 04) VI Semana de Petróleo da UFRJ - SPEtro
Local: UFRJ - Campus Ilha do Fundão, Rio de Janeiro
www.ufrj.spe.org e www.petroleo.ufrj.br/spetro/

(04-06) OTC Brasil
Riocentro, Rio de Janeiro
www.otcbrasil.org

(04-06) PETROTECH - Feira Brasileira de Tecnologias para a Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis - Off-Shore e On-Shore
Centro de Exposição Imigrantes - São Paulo
www.petrotech.com.br

(18-21) Santos Offshore Oil & Gas Expo and Conference
Mendes Convention Center - Santos, São Paulo
www.santosoffshore.com.br

(25-26) Pernanbuco Business 2011 - Oil & Gas, Offshore, Shipbuilding
Centro de Convenções JCPM - Recife - Pernambuco


Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

Sebrae/PR e Petrobras orientam empresários sobre oportunidades no setor do petróleo, gás e energia


Palestra gratuita e destinada a empresários acontece em Curitiba no dia 25 de janeiro; nos dias 26 e 27 haverá um plantão de atendimento individual para o esclarecimento de dúvidas ...

O Sebrae/PR e a Petrobras/PR promovem em Curitiba, no próximo dia 25 de janeiro, às 19 horas, a palestra empresarial “Como cadastrar sua empresa junto aos cadastros Onip de bens e serviços, CadFor e Navipeças”. O evento é gratuito e destinado a empresas que atuam nos mais diversos setores de bens e serviços como metalmêcanico, eletroeletrônico, químico, tecnologia da informação, fornecedoras de alimentação, construtoras, mecânica de usinagem, terraplanagem, engenharia civil, locação de veículos, hotelaria, automação industrial e outros.

Jeronimo Azevedo, gerente do cadastro da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), irá conduzir a exposição. Ele irá comentar sobre a estrutura da entidade, mostrar o passo a passo do processo de cadastramento e abordar as vantagens obtidas pelas empresas que se tornam fornecedoras da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia.

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o gerente da ONIP, fará plantão no escritório do Sebrae/PR em Curitiba para prestar consultoria aos empresários interessados em receber esclarecimentos sobre o procedimento de cadastro. Os atendimentos terão duração média 20 minutos e devem ser agendados logo após o término da palestra.

O consultor do Sebrae/PR, Pedro Cesar Rychuv Santos, explica que a palestra objetiva incentivar a inserção de micro e pequenas empresas no segmento de petróleo, gás e energia; suprir dificuldades de qualificação, além promover a aproximação e a melhoria do relacionamento entre fornecedores e grandes corporações.

“São inúmeras as possibilidades de negócios dessa cadeia produtiva. A obtenção do atestado de fornecedor do setor gera reconhecimento do mercado. Uma vez cadastrada, a empresa torna-se mais competitiva e alinhada com as necessidades e exigências das estatais”, frisa o consultor.

A palestra será realizada no escritório do Sebrae/PR em Curitiba, que fica na Rua Caeté, 150. Os interessados em participar do evento devem confirmar presença até 21 de janeiro pela Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800.

Sistema de cadastro
A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), entidade não-governamental criada em maio de 1999 reúne todos os segmentos que atuam no setor de óleo e gás. O CadFor é um sistema de cadastro administrado pela ONIP e de uso exclusivo dos patrocinadores do sistema. Seu objetivo é tornar disponível para essas empresas informações qualificadas sobre bens e serviços - da indústria do petróleo e gás - ofertadas por fornecedores brasileiros.

Para ser incluído no CadFor o fornecedor deverá estar devidamente qualificado e habilitado para atuar no setor de petróleo e gás. O Catálogo Navipeças tem o objetivo de reunir fabricantes e prestadores de serviços diretamente ligados à construção e reparação naval atendendo à crescente demanda da indústria de navipeças.

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/

Conclusão de estudo do estaleiro só em fevereiro


Prazo final de entrega do estudo era em dezembro de 2010, mas empresa responsável pediu mais tempo à Transpetro

A Concremat Engenharia, empresa responsável pela realização do estudo sobre quais serão os locais mais adequados para receber o estaleiro de médio porte no Estado do Ceará (exceto em Fortaleza), solicitou oficialmente à Petrobras Transportes S.A (Transpetro) um prazo maior para concluir o relatório final do trabalho.

Em nota, a assessoria de imprensa da Transpetro informou que atendeu ao pedido e o prazo dado para a entrega do estudo foi alterado, de dezembro deste ano, para fevereiro de 2011.

Processo

Após demorada discussão a respeito da localização do empreendimento em Fortaleza, cidade que acabou sendo excluída da lista de possíveis locais, a elaboração do estudo foi motivado pela perda do estaleiro Promar, o qual seria instalado no Ceará, para Pernambuco e pela garantia dada pelo presidente Lula de que um outro equipamento seria implantado aqui.

Ao todo foram R$ 446,6 mil investidos para o trabalho, que foi iniciado pela Concremat em outubro de 2010.

Expectativas

Na época, a Transpetro afirmou que as conclusões do relatório servirão para balizar potenciais investimentos na construção naval, que resultem em projetos no Estado do Ceará.

Promef

A expectativa era direcionada aos novos investimentos do Governo Federal no setor naval através do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), principalmente os relacionados à demanda por navios petroleiros e gaseiros.

Como o esperado, a Transpetro anunciou ontem uma licitação para a construção de oito novos navios destinados ao transporte de produtos derivados do petróleo, dentro da segunda fase do Promef. Em nota, a assessoria de imprensa ainda garantiu que, "quanto à nova licitação dos oito navios de produtos, assim como nas demais concorrências do Promef, novos estaleiros ainda não constituídos fisicamente podem participar". No entanto, o estaleiro previsto para o Ceará ainda não dispõe de estrutura física e administrativa.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/