domingo, janeiro 31, 2010

TV de LED da Samsung é coisa fina


A UN55B8000 tem taxa de atualização de 240 Hz e preço de outro mundo

Não importa se o papo é tamanho, espessura (meros 3 centímetros) ou qualidade das imagens. Em todos esses aspectos a tela de 55 polegadas de LCD com retroiluminação por LED de 240 Hz da Luxia LED TV UN55B8000, da Samsung, consegue ser imponente. O leque de recursos do modelo também é fora de série. A UN55B8000 se conecta à rede por cabo ou Wi-Fi e reproduz vídeos do YouTube e conteúdo dos PCs da casa. Tudo isso para quem estiver disposto a desembolsar o valor de um carro usado - 12.999 reais.

Nos testes do INFOLAB com Blu-ray, a TV exibiu imagens com maestria, e as cenas apresentaram ótimo nível de contraste. O aparelho é quase nota dez nos números miúdos, com 5.000.000:1 de contraste dinâmico, 240 Hz de taxa de atualização e brilho de 500 cd/m². O único valor que não é de cair o queixo são os 6 milissegundos de tempo de resposta, número mediano no mundo das TVs de alto padrão.

Além de todos os números, outra grande sacada da TV é ler um mar de formatos de vídeo. Em resolução normal, ela leu arquivos DivX, XviD, MPEG 1, 2 e 3 e VOB. Mas o show mesmo vem quando os arquivos em 1080p nos formatos MPEG-4, WMV e MOV vão para a telona. Dá até para rodar MKV. Mas, no INFOLAB, só foi possível abrir arquivos nesse formato vindo do pen drive. Pela rede Wi-Fi, a TV não reconheceu esse padrão. Ainda é possível acessar o YouTube e ler feeds de RSS.
Beleza de sobra


Por fora, a TV apresenta design impecável. São míseros 3 centímetros de espessura e o aspecto visual é de primeira, com uma sutil borda transparente, base de aço escovado e haste feita de acrílico maciço. A elegância aumenta ainda mais com o LED azul central na parte inferior que se acende quando ela é ligada. No INFOLAB, outra boa notícia foram os resultados no teste de consumo de energia. Apesar dos 220 watts de consumo nominal, a TV marcou 155 watts nos testes, medição feita no modo de imagem padrão do aparelho.

Como era de se esperar, a Luxia LED TV não deve nenhuma conexão. Além de contar com 4 entradas HDMI na parte traseira, o modelo tem conector Ethernet para rede cabeada e duas entradas USB na lateral. Uma delas é reservada para que se espete o adaptador para a rede Wi-Fi e a outra fica disponível para os pen drives recheados de vídeos. Os dois alto-falantes traseiros, com potência de 30 watts, têm bom som. Mesmo assim, é praticamente indispensável um bom home theater como parceiro dessa TV.

Na lista de recursos que você pode achar interessantes, mas que não usará mais de três vezes na vida, a TV traz, em sua memória interna, uma seção cheia de dicas para o dia-a-dia. Há um guia de condicionamento físico, textos em inglês para crianças, jogos e até receitas. No fim das contas, o único ponto digno de reclamação do modelo só poderia ser um. O preço de 12.999 reais, sem dúvida, impede a nova Luxia LED TV de entrar na casa de mais pessoas.


Software de voz do Nexus One censura palavrões


O sistema de reconhecimento vocal do software do Nexus One, o "PureAPhone", é certamente uma das principais características do aparelho da Google, porém, apresenta um problema: o smartphone censura automaticamente palavras reconhecidas como ofensivas, substituindo-as por caracteres "#".
O site americano The Huffington Post explica que a função serve para os usuários poderem "ditar" suas mensagens de texto, e-mails ou termos de busca, mas esta tecnologia fica bastante limitada com a censura.

O aparelho é tão "pudico" que censura até mesmo a letra "S" soletrada, que tem sonoridade semelhante à pronúncia da palavra "ass" ("bunda", em inglês), conta o site CNET. Esta é uma restrição bastante inconveniente ao "discurso livre", que acaba por dificultar a comunicação.

De acordo com o site TG Daily, um porta-voz da Google conta que o sistema "PureAPhone" do Nexus One filtra conteúdos potencialmente ofensivos ou inadequados para evitar situações constrangedoras, afirmando que o objetivo da empresa é gerar resultados que mostrem exatamente o que foi dito, e garante ainda que a equipe trabalha para aprimorar sua tecnologia e oferecer ao público o que ele precisa.

Ao que parece, o mantra "do no evil" ("não faça o mal", em tradução livre) da empresa está sendo levado muito a sério.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Campus Party: confira as atrações da área gratuita e aberta


Com ônibus gratuito que vai do Terminal Jabaquara até o evento e sem taxa de entrada, não há como deixar de visitar a área de exposições da Campus Party. São muitos estandes de empresas e sites promovendo o acesso ao que há de melhor no mundo da tecnologia. O espaço Expo é aberto ao público em geral das 10h às 21h. No domingo (31), último dia do evento, a área Expo e Lazer vai funcionar das 10h às 17h.
A Unicamp traz o "Jardim Robótico", flores robóticas iluminadas que seguem a luz. No "Sound Walk" o público é captado por sensores ao pisar em luzes coloridas no chão, produzindo música e sons variados.

Um corredor leva a todos os projetos independentes como o Probo, robô que reage e interpreta gestos ou o EMOTIV, dispositivo que quando colocado na cabeça permite ao usuário controlar objetos com a mente.

Também vale a pena ver o "Headbang Hero", jogo que dá pontos quanto mais o jogador chacoalhar a cabeça, e o "Wii Spray" para se divertir com o grafiti sem sujar nenhuma parede.

No estande da Caixa Federal, um dos maiores do evento, shows de mágica e música todos os dias e a oportunidade de ver a "Reactable", mesa digital que interage com cubos de plástico.

No estande da Telefônica, maior patrocinadora da Campus Party, é possivel experimentar a internet de 30Mbit/s, três vezes mais rápida que a disponibilizada para os campuseiros no espaço interno, e utilizar a rede sem fio do local.

Já o estande do Governo de São Paulo mostra o que é a realidade aumentada e oferece câmeras que funcionam com a tecnologia. Outros estandes dão brindes aos visitantes - como o do "Hot Pocket", que dá pizza àqueles que tentam jogar seu jogo ou o da Nokia, que distribui sorvete e refrigerante de hora em hora.

Outros jogos bacanas estão no estande da Intel e da Kingston. No primeiro, um jogo semelhante ao "Space Invaders" mistura o digital com o físico, já que para matar os alienígenas é preciso atirar bolas de borracha na tela, enquanto no outro uma projeção no chão dá a oportunidade de de jogar futebol virtual.

A Campus Party termina este domingo, dia 31, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A entreda na área de exposição é gratuita. Mais informações no site oficial do evento, em www.campusparty.com.br.



Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Passos poderão recarregar seu celular


Imagine um sapato feito de material capaz de transformam energia mecânica em eletricidade – um calçado que conseguiria recarregar, por exemplo, seu celular.


Este é o futuro imaginado por um grupo de pesquisadores da Universidade Princeton, nos Estados Unidos.
A nova tecnologia desenvolvida por eles é capaz de gerar energia a partir de movimento cotidiano, como caminhar e até mesmo respirar. Trata-se de um filme composto de nano fitas de cerâmica mergulhadas em folhas de borracha de silicone. As fitas são tão pequenas que 100 delas, enfileiradas lado a lado, cabem em um milímetro.


O material resultante gera energia quando flexionado e é altamente eficiente: sua taxa de conversão de energia mecânica em elétrica chega a 80%.


Além do exemplo do sapato, os pesquisadores acreditam que a tecnologia poderia ser útil para abastecer equipamentos médicos instalados no corpo, como marca-passos.


Os filmes, se colocados contra os pulmões, poderiam usar o movimento da respiração e eliminar a necessidade de cirurgias constantes para substituição das baterias. Outra vantagem é a de que o silicone é biocompatível, já foi usado em implantes cosméticos e aparelhos médicos, e não seria rejeitado pelo organismo.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Firefox lança versão 1.0 mobile


A Mozilla lançou ontem a sua primeira versão do browser Firefox para celulares.


O navegador pode ser completamente integrado com o seu PC através de uma ferramenta chamada Weave Sync.
Com ela, você pode navegar no desktop e, quando mudar para o smartphone, encontrará tudo o que acessou à sua espera: as abas, histórico, favoritos e até mesmo as senhas.


Dessa forma, a empresa pretende facilitar a vida do usuário de internet em celulares: com as principais informações armazenadas, diminui a necessidade de se ficar digitando nos pequenos teclados dos smartphones.


O projeto está sendo lançado em parceria com o Nokia900, e o Flash ainda é experimental, mas pode ser ativado nas configurações.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Samsung está otimista sobre demanda de TVs e chips em 2010

A Samsung Electronics espera que uma rápida recuperação na demanda por chips de memória de computador e TVs de tela plana impulsione seu crescimento este ano. Mas a empresa considera que a retirada das medidas de estímulos econômicos de governo representam um risco importante para as vendas.
A maior fabricante mundial de chips de memória e telas LCD afirmou que a alta no won pode também minar os lucros, apesar da maior parte dos analistas estar otimista sobre as perspectivas para a empresa que se tornou uma marca global em um intervalo de 10 anos.

As medidas de Pequim para apertar as condições monetárias elevaram os receios sobre uma potencial desaceleração da economia chinesa, afetando a perspectiva de demanda para países como a Coreia do Sul, que exporta certa de 25 por cento de seus produtos para a China.

Esses receios e os fracos resultados de empresas de tecnologia nos Estados Unidos na véspera pressionaram as ações da Samsung nesta sexta-feira, que caiu 3%, acumulando retração de 5% na semana. "Mas estou confiante sobre a Samsung este ano. Chips e LCD estão se saindo muito bem e a Samsung está trabalhando com smartphones, apesar de ser um pouco tarde para começar", afirmou Choi Jong-hyeok, gerente de fundos na Midas Assets Management.

Analistas esperam que o lucro líquido da maior empresa de tecnologia da Ásia em valor de mercado cresça 30%, para 13 trilhões de wons (11 bilhões de dólares), este ano, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A empresa afirmou que está considerando aumentar seu investimento em chips de memória para suprir a demanda. O lucro consolidado da empresa no quarto trimestre subiu para 3,7 trilhões de wons, acima da previsão de 3,58 trilhões de wons apurada pela Thomson Reuters I/B/E/S. As vendas no período subiram 19%, para 39,24 trilhões de wons. As ações da empresa subiram 77% no ano passado, bem acima do ganho de 50% do mercado coreano.



Fonte: www.terra.com.br