domingo, agosto 08, 2010

Patente da Apple: aplicativo inteligente que recomenda exercícios e ajuda a cumprir metas



Além de uma patente que trata da integração de dispositivos eletrônicos com bicicletas, a Apple também registrou nesta semana um aplicativo usado para recomendar rotinas de exercício. O app em questão seria capaz de “pensar” e gerar lembretes, avisos e recomendações de acordo com os hábitos e preferências do usuário.

Leia mais: Patente da Apple: aplicativo inteligente que recomenda exercícios e ajuda a cumprir metas MacMagazine

Dentre vários critérios que o software usaria para gerar recomendações, figuram tipos de exercício preferidos, a hora do dia, se o usuário já está se exercitando no momento da notificação, o progresso em relação a um objetivo (peso, distância, repetições, etc.), datas limite para alcançar ditas metas e até a localização espacial do usuário (se está perto de algum lugar como academias, parques ou pistas de corrida, por exemplo). Informações como ritmo cardíaco e calorias perdidas também poderiam ser empregadas pelo app em questão.

Acredito que esta patente nunca verá a luz do dia: seria arriscado demais um sistema desses recomendar uma rotina de exercícios prejudicial, que possa causar lesões musculares, problemas nas articulações ou coisa pior — nada substitui a orientação de um profissional qualificado. Contudo, este invento faz sentido vindo da Apple, pois segue a linha de “estilo de vida” marcada por determinados produtos, como o Nike+iPod. Na pior das hipóteses, fica o registro da patente pra processar alguém depois. :-P

Leia mais: Patente da Apple: aplicativo inteligente que recomenda exercícios e ajuda a cumprir metas MacMagazine

Fonte: http://macmagazine.com.br/

Trainee ganha até R$ 6,7 mil na Souza Cruz


SÃO PAULO - Com promessas de levar os melhores trainees para cargos gerenciais em um ano e meio, a Souza Cruz abre as inscrições para seu programa de treinamento. O salário inicial é de 3.977 reais.


O programa tem duração de 18 meses. Ao final desse período, os melhores trainees serão recrutados para cargos gerenciais na empresa com remuneração de 6.754 reais. Há oportunidades para as áreas de assuntos corporativos, finanças, fumo, industrial e marketing.
Para participar, os candidatos devem ter concluído o curso no período de dezembro de 2008 e dezembro de 2010. Fluência em inglês, bons conhecimentos em informática e disponibilidade para viagens são pontos exigidos pela companhia.

As inscrições devem ser feitas no site da Cia. de Talentos até 25 de agosto. O processo de seleção conta com análise curricular, testes on-line de inglês e raciocínio lógico, laboratório de competências e teste presencial de inglês, entrevista virtual, assessment center e entrevista finais.

Fonte: http://info।abril.com.br/

MinC tenta mudar lei de copyright no Brasil


Ministro da Cultura Juca Ferreira: projeto ainda vai render muito debate

SÃO PAULO - O Ministério da Cultura prepara, para consulta pública, um anteprojeto de lei que modifica a legislação de direitos autorais do Brasil, modificada pela última vez em 2008.


De acordo com o Ministério, o projeto visa respeitar os direitos individuais de autoria, mas não torná-los absolutos. Para o MinC, é necessário relacionar o direito autoral a outros direitos, como os direitos do consumidor e o direito de livre acesso do cidadão à cultura e ao conhecimento.
Entre as mudanças previstas no texto está o direito de ripar um CD, DVD ou LP para torná-lo um arquivo digital, sem incorrer em crime. Também é previsto o direito de reproduzir uma unidade de obra intelectual sem interesse comercial como, por exemplo, tirar fotocópia de um livro.

O anteprojeto surgiu de um fórum nacional de direitos autorais, promovido entre os anos de 2007 e 2009. Na época, foram realizados oito seminários nacionais, um internacional e mais de 80 reuniões setoriais com os interessados e envolvidos com o tema de direitos autorais.

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que cuida dos interesses dos autores de obras intelectuais, manifestou-se contra a proposta.

Segundo a superintendente executiva do Ecad, Glória Braga, a maneira como as mudanças foram apresentadas tira a autonomia dos artistas sobre suas criações e dá um entendimento errado no que se refere aos direitos autorais.

“O anteprojeto prevê que os direitos do autor sejam harmonizados com os direitos do consumidor, da livre concorrência e livre iniciativa. Essa nova lei traz para discussão questões que nada têm a ver com o que está se protegendo na lei de direito autoral”, destacou Glória.

O diretor de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura, Marcos Alves de Souza, disse que a intenção do governo federal é harmonizar os direitos dos criadores com os de investidores da área cultural e também com os direitos do cidadão.

Para o diretor, o anteprojeto vai facilitar o acesso do cidadão à cultura, à informação, ao conhecimento e à educação. “O governo federal procura harmonizar esses quatro interesses, grupos de direitos com esse anteprojeto de lei e a nossa intenção em consulta pública é ampliar o debate entre a sociedade e ter a maior diversidade de opiniões possíveis,” informou.

De acordo com o compositor e presidente da União Brasileira de Compositores, Fernando Brant, o anteprojeto considera apenas a parte monetária e despreza o autor. Ele disse que cabe ao autor o direito de decidir como utilizar suas obras e que é um direito privado, não compete ao governo decidir sobre isso.

“Esse anteprojeto não foi reivindicação da classe autoral. Isso foi criado dentro do ministério. Isso é coisa de burocrata”, disse.

Fernando critica o anteprojeto e diz que a proposta confunde a Lei de Direitos Autorais com outras leis, retirando o foco do autor. “Quem tem que autorizar ou não cópias é o autor, o direito é privado não é público”, diz.

As alterações indicadas pelo Ministério da Cultura por meio de anteprojeto têm como foco os direitos autorais de obras intelectuais, regulados pela Lei 9.610/98 e estarão disponíveis para consulta pública até o dia 31 de agosto de 2010.

O texto do anteprojeto não trata diretamente sobre compartilhamento de arquivos protegidos na web.
Fonte: http://info।abril.com.br/

Fóssil réptil tem característica de mamífero


Crocodilo pré-histórico indica fase da evolução

SÃO PAULO - Uma nova espécie de crocodiliano do Período Cretáceo (de cerca de 145,5 milhões a 65,5 milhões de anos atrás) foi descoberta no sudoeste da Tanzânia, com pernas mais finas e dentes que até então eram considerados exclusivos de mamíferos.

Os crocodilianos formam uma ordem de répteis aquáticos e ovíparos, que inclui os crocodilos, jacarés e o gavial, e são encontrados especialmente em regiões tropicais do mundo. Os crocodiliformes do Cretáceo, chamados de notossúquios, eram parentes distantes dos crocodilos e jacarés modernos.
Os notossúquios, que viviam nas massas terrestres do supercontinente Gondwana, tinham um nível de diversidade tanto morfológica como ecológica muito maior do que a encontrada nos atuais crocodilos. Um exemplo está na boca: em vez de fileiras de caninos cônicos e iguais, seus dentes eram divididos em tipos especializados em morder e em outros feitos para esmagar.

A descoberta da nova espécie, cujo fóssil foi encontrado em rochas de 105 milhões de anos, foi publicada na edição desta quinta-feira (5/8) da revista Nature.

Segundo Patrick O’Connor, do Ohio University College of Osteopathic Medicine, e colegas, na espécie, denominada Pakasuchus kapilimai, as fileiras superior e inferior de dentes entravam em contato de modo semelhante ao que até hoje havia sido observado apenas em mamíferos.

O animal também tinha o tamanho aproximado de um gato doméstico e era mais magro do que os crocodilianos atuais. Possuía ainda um pescoço flexível. Apesar das características inusitadas para a ordem, os cientistas afirmam que se tratava de um crocodiliforme.

A dentição mais complexa indica uma capacidade de processar alimentos que os crocodilos atuais – que simplesmente mordem e engolem – não possuem, mas os mamíferos sim.

De acordo com o estudo, o Pakasuchus kapilimai e outros notossúquios podem ter ocupado nichos ecológicos na Gondwana (supercontinente ao sul) que correspondiam aos preenchidos por mamíferos no hemisfério Norte.
“Um número de características dessa nova espécie – incluindo a redução no número de dentes e uma dentição especializada e similar à divisão em caninos, premolares e molares – é muito semelhante a características que foram críticas durante o curso da evolução dos mamíferos do Mesozóico para o Cenozóico”, disse O’Connor.

Fonte: http://info।abril.com.br/

TSE libera doações por cartão de crédito

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu mudar a regra que impedia o estorno por fraude nas doações por cartão de crédito destinadas a campanhas eleitorais.
Segundo as operadoras, esse era o principal entrave para o início das doações por esse sistema, novidade introduzida nas eleições deste ano.


O ministro Arnaldo Versiani sugeriu aos ministros que a resolução que regulamenta as doações por cartão ganhasse dois novos parágrafos. O primeiro determina que as operadoras deverão definir procedimentos da doação por meio de contrato de filiação a ser firmado com candidatos e comitês.

O segundo parágrafo determina que, na hipótese de não cumprimento do contrato, o valor da doação não será repassado ao partido ou comitê, ou ficará sujeito ao estorno, se o doador não reconhecer ou discordar da doação, ainda que a transação tenha recebido código de autorização. “Isso levaria à devolução de recursos que não foram percebidos pelos doadores”, afirmou Versiani.

A mudança é uma resposta a um requerimento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), que no último dia 27 de julho enviou carta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que a corte reconsiderasse a questão do estorno de doações por cartão de crédito devido a fraudes.

Segundo o diretor da Abecs, Rômulo Dias, esse seria o principal impeditivo para que as doações com cartão de crédito deslanchassem nestas eleições. “Fica complicado, porque as credenciadoras são apenas um meio para repassar o dinheiro e não podem dar um dinheiro que não receberam. Do jeito que está, a credenciadora fica a ver navios”, explicou.

O diretor da Abecs havia informado, ainda, que as doações de campanha são ainda mais suscetíveis a fraudes, já que são feitas pela internet. “Com a máquina, a fraude acontece bem menos, é mais fácil controlar. Além disso, as fraudes geralmente acontecem com transações de maior valor, pois se a pessoa vai fraudar, já aproveita para dar um golpe maior”.

Fonte: http://info।abril.com.br/