terça-feira, novembro 17, 2009

Notebook X340 é o MacBook Air da MSI


Modelo de 13,5 polegadas tem apenas 2 centímetros de espessura e pesa 1,3 kg



Levinho e compacto, o MSI X340 é um notebook para quem precisa de configurações melhores que as de um netbook, mas não abre mão de portabilidade. Com apenas dois centímetros de espessura e pesando 1,3 quilo, o modelo com tela de 13,5 polegadas é praticamente um MacBook Air mais modesto. Tem um bonito acabamento em preto brilhante, teclado espaçoso e saída HDMI. O valor de 2.599 reais não é tão salgado, mas também não dá para dizer que é uma pechincha.Para garantir o apelo da mobilidade, o micro sacrificou o drive óptico, mas não prejudicou a usabilidade. O teclado, no padrão ABNT2, tem botões grandes e bem espaçados. Porém, parece um pouco frágil. O touchpad também tem bom tamanho, mas a sensibilidade deixa a desejar. Um deslize da MSI foi não colocar divisão nos botões abaixo do touchpad, o que torna a utilização um tanto confusa.A ausência do drive óptico é parcialmente compensada pela interface HDMI, que permite exibir filmes na TV em alta definição. Entre outras conexões, o notebook tem duas portas USB – três são o padrão para a categoria –, uma Gigabit Ethernet, Wi-Fi 802.11n e slot para cartão Express Card 34. A outra conexão de vídeo é uma D-Sub. Nos testes de áudio, a máquina mostrou desempenho satisfatório, com qualidade e potência dentro do esperado para um modelo fino assim.
Para quem busca um notebook com desempenho acima da média em tarefas pesadas, com certeza o X340 não é a máquina ideal. Mas ele vai muito bem no trabalho do dia-a-dia, como navegar na internet e utilizar aplicativos de escritório em várias janelas. Por ser um modelo compacto, usa o processador Intel Celeron ULV 723, de 1,2 GHz, 2 GB de RAM e HD de 320 GB.Como adaptador de vídeo, esse micro da MSI possui uma controladora Intel GMA 4500M, com 781 MB de memória, sendo 32 MB dedicados. Ou seja, cumpre o básico na hora de assistir filmes em baixa resolução. Essa tela chega, no máximo, a 1.366 por 768 pixels. Ela é bem nítida e não reflete demais as luzes do ambiente.


Fonte: http://info.abril.com.br/

Crackers descobrem jeito de ativar Windows 7


Um grupo de crackers descobriu uma nova forma de ativar versões ilegais do Windows 7 e do Windows Server 2008 R2.
A técnica permite que usuários acessem todas as funções do sistema sem a necessidade de utilizar a chave de ativação que acompanha as cópias originais do produto.

Segundo o My Digital Life, o crack é similar ao utilizado para burlar o recurso de ativação do Windows Vista, que já foi corrigido pela Microsoft na versão. O problema é que o Win 7 apresenta o mesmo problema que, segundo a MS, deve receber atenção em breve.
“Nós já estamos sabemos do problema e estamos trabalhando e sua solução”, afirmou um representante da empresa de Redmond ao site The Register.
O crack funciona anulando o arquivo conhecido como sppcompai.dll, que invalida a ação do Windows Activation Technologies, Software Protection Platform e do Software Licensing Client. Todos desenvolvidos para validar as cópias do SO.
Usuários com cópias ilegais e não registradas recebem constantes mensagens de segurança do sistema, informando que a máquina pode estar infectada com ameaças digitais, como malware e vírus.



LG GM630, celular baratinho com TV digital


Entre uma ligação e um torpedo, os celulares com sintonizadores de TV digital não deixam você perder o futebol, o jornal ou a novela. E o GM630, da LG, é a opção mais em conta para quem deseja um desses sem apelar para os modelos xing ling – custa 649 reais, desbloqueado, e sai bem mais barato em planos pós-pagos. Com tela de 2,2 polegadas, esse aparelho sintonizou bem 14 canais e agradou pelos botões exclusivos para o modo TV.Pelas configurações, já se percebe que estamos tratando de um celular básico. Sem 3G, nem Wi-Fi, ele acessa a rede de dados por GSM e EDGE. Com sistema operacional proprietário, ele possui Bluetooth compatível com A2DP, vem com microSD de 1 GB e câmera de 2 megapixels. Entre os aplicativos, traz apenas alguns joguinhos em Java para os momentos de relax. Fica devendo um gravador de TV, mas consegue tirar snapshots da programação.O maior problema do GM630 como televisor portátil é justamente sua tela pequena demais. A antena também é tão fina que dá a impressão de que não deve sobreviver muito tempo presa ao corpo do aparelho. Tirando isso, o design é interessante: o formato flip permite deitar o modelo sobre a mesa e ajustar a inclinação da tela sem precisar de um suporte.
TV pra levar no bolsoUm detalhe interessante no GM630 são os três botões de atalho para TV – ligar/ajustar formato, lista de canais e favoritos. Eles ficam abaixo do LCD e facilitam a operação desses comandos, sem tornar as demais operações confusas. No mais, a interface é simples e a navegação pelos menus é boa, assim como a legibilidade dos ícones e de todo texto que aparece no display.O design do celular traz o exterior em preto, com um bom acabamento que mistura plástico e metal na tampa. No interior, ele é todo vermelho e o teclado é confortável. Suas medidas são no ponto para quem anda com o aparelho no bolso: 5,5 por 8,2 por 1,6 centímetros. Nos testes do INFOLAB, a bateria do modelo durou 330 minutos com chamadas de voz e 408 minutos com TV.


Fonte: http://info.abril.com.br/

Células solares podem vir em tinta spray


As tintas de nanopartículas são aplicadas como spray



Uma tinta em spray que funciona como células solares pode chegar ao mercado mais cedo do que se imagina.
Pelo menos se depender do Dr. Brian Korgel e sua equipe de pesquisa da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos.

A ideia é que ela possa ser aplicada em telhados e dispositivos como a tinta de um jornal é impressa sobre ele.
A chamada tinta solar é feita de CIGS (sigla para “copper indium gallium selenide”), uma nanopartícula que absorve a luz solar e a converte em eletricidade. Esse mesmo material é usado em células solares, porém sua aplicação é bastante cara.
“Nossa meta é diminuir dez vezes o custo de produção dessas células”, explica Korgel, doutor em engenharia química. “Desenvolvemos uma síntese dessas partículas em forma de cristais. Suspendemos para fazer uma tinta e o jeito mais eficiente de aplicá-la é como spray”, diz ele.
A cor da tinta, no entanto, não poderia variar conforme o gosto do freguês, afinal o preto é a melhor maneira de absorver a luz.
Para que o equipamento funcione, são necessárias duas camadas aplicadas sobre uma placa de metal. Em cima do spray de nanopartículas são colocados sulfeto de cádmio e óxido de zinco. Tudo é finalizado com mais uma placa de metal.
“Nosso trabalho ainda é uma pesquisa. Apesar de funcionar, a eficiência das células solares é apenas 2% e, para serem comercializadas, precisam ter 10%.”, explica Korgel.
O projeto está a três anos sendo aperfeiçoado e, enquanto trabalha na eficiência, o grupo também busca uma maneira ainda mais inovadora de aplicar essa tecnologia.
O plano é transformar todas as camadas necessárias em sprays. Isso significa que as etapas, desde a aplicação do metal à colocação do óxido de zinco, seriam feitas com tinta – uma latinha seria usada para formar a primeira camada metálica, uma segunda demão de spray aplicaria as nanopartículas, uma terceira o sulfeto de cádmio e etc...
Otimista quanto à primeira etapa da pesquisa – aumentar a eficiência energética do spray de nanopartículas – Korgel é realista quanto os planos de transformar tudo em tinta:“Um spray para cada camada seria fantásticos, porém acredito que isso só será possível em 20 anos”.

Curto-circuito causou apagão, diz Ministério


O Ministério de Minas e Energia divulgou hoje (16) nota de esclarecimento afirmando que um curto-circuito foi o motivo do blecaute ocorrido na noite da última terça-feira (10), em 18 estados.
De acordo com o ministério, o curto-circuito derrubou três linhas de alta tensão o que provocou o desligamento de Itaipu. Com a perda da usina binacional, outras usinas foram desligadas por questões de segurança.

Na nota, o MME voltou a ressaltar que no momento do blecaute a região de Itaberá (SP) sofria com chuva intensa, ventos fortes e descargas atmosféricas. O ministério também reafirmou que os consumidores que tiveram aparelhos queimados pela queda de energia têm até 90 dias para cobrar o ressarcimento das suas concessionárias.
Segundo informações do ministério, um grupo de trabalho do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vai buscar medidas que “aumentem o grau de segurança e confiabilidade do sistema interligado de fornecimento de energia elétrica”.
Está prevista para amanhã (17) a divulgação do relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia nas linhas e que fizeram um retrato do que houve no momento do blecaute.





Fonte: http://info.abril.com.br/

Telefônica busca formas de crescer no Brasil


Loja da telefônica em Madri: companhia ofereceu 50,5 reais por cada ação da GVT, mas a Vivendi conseguiu o controle da operadora brasileira a um preço de 55,5 reais por ação.



A Telefónica procura outras aquisições no Brasil depois de fracassar na tentativa de compra da GVT, publicou hoje o jornal El Mundo, citando fontes da operadora espanhola.
O jornal afirma que a companhia não apresentará nenhuma contra-oferta pela GVT depois que a Vivendi anunciou na sexta-feira (13/11) que tinha comprado 37,9% da operadora e que detém direito de compra para mais 19,6%.
A Telefónica ofereceu 50,5 reais por cada ação da GVT, mas a Vivendi conseguiu o controle da operadora brasileira a um preço de 55,5 reais por ação, conferindo um valor à GVT de 2,8 bilhões de euros.
"O preço de 50,50 reais por ação era o máximo que poderíamos oferecer tendo em conta as sinergias entre Telefónica e GVT", afirmou o presidente da Telefónica no Brasil, Antonio Carlos Valente, em nota distribuída à imprensa.
A nota acrescenta que o Brasil segue sendo um mercado "altamente estratégico" para a Telefónica.



Fonte: http://info.abril.com.br/