quarta-feira, abril 27, 2011

O petróleo é a mina


Empregos ligados ao Pré-Sal aumentam procura por cursos técnicos no Rio

Adescoberta da camada do Pré-Sal, com gigantescas reservas de petróleo e gás natural no litoral do Rio e do Espírito Santo, vem provocando uma correria de candidatos aos cursos de capacitação em petróleo e gás natural.

– Além de colocar o Brasil num patamar ainda mais alto no mercado mundial, as novas reservas aumentarão a demanda de emprego, o que vai exigir mão-de-obra mais qualificada – entende o engenheiro de petróleo Pedro Tedeschi. – Daí, essa grande procura, principalmente dos jovens, pelos cursos de capacitação.

Com o preço da mensalidade de uma faculdade de engenharia de petróleo girando em torno de R$ 1,2 mil, como na PUC do Rio, os interessados em tratalhar no ramo estão optando pelo curso técnico, bem mais em conta.

Fonte: http://www.jb.com.br/

Mais um navio em Niterói



O diretor de transporte marítimo da Transpetro, Agenor Junqueira, informou que está tudo pronto para o lançamento de mais um navio dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da empresa. Segundo Junqueira, o lançamento deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. “Será a terceira de quatro encomendas feitas no município de Niterói ao Estaleiro Mauá, pois trabalhamos como indutores da revitalização da indústria naval, criando empregos - hoje algo em torno de 40 mil vagas diretas nesta região - além de otimizarmos a construção de navios aproveitando a aprendizagem”.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, José Raymundo Martins Romêo, destacou que as mobilizações também no segmento de inovação tecnológica para atender as demandas do setor. “Queremos estabelecer pontes com a sociedade, estreitar laços entre todas as áreas pertinentes, pois será interessante para as escolas técnicas e universidades iniciarem elos de ligação com os expositores”, considerou ele que é o presidente do comitê organizador da feira do setor offshore que irá se realizar em Niterói.

Por sua vez, o secretário executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval Offshore (Sinaval), Sérgio Leal, lembrou que o setor está em expansão, mas atento às iniciativas de qualificação profissional para atender demandas da área. “Há um mercado enorme pela frente e esta região, sem dúvida, será fortificada. O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) e ações dos próprios estaleiros auxiliarão no fornecimento de recursos humanos. Além disso, já trabalhamos firme com as universidades”, concluiu Leal.

Fonte: http://portosenavios.com.br/