quarta-feira, maio 30, 2012

Repsol Sinopec confirma o grande potencial do bloco BM-C-33 na Bacia de Campos

O total de recursos estimados no bloco representa mais de 700 milhões de barris de óleo leve e 3 Tcf (trilhões de metros cúbicos) de gás (o equivalente a 545 milhões de barris de petróleo). Estas cifras confirmam o alto potencial do bloco BM-C-33, na Bacia de Campos, onde se encontram as recentes descobertas de Seat, Gávea e Pão de Açúcar. A Repsol Sinopec Brasil opera esta concessão com 35% de participação no consórcio formado também por Statoil (35%) e Petrobras (30%).O consórcio está preparando um plano de avaliação para apresentar à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O poço Pão de Açúcar foi perfurado a aproximadamente 2.800 metros de lamina d’água e encontrou uma coluna de hidrocarbonetos de cerca de 500 metros. O poço está localizado a 195 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro. O sucesso exploratório da Repsol Sinopec Brasil resultou na criação de uma importante carteira de projetos que permitirão incrementar a produção da companhia nos próximos anos. Os êxitos nas águas ultraprofundas da Bacia de Campos representam importantes desafios tecnológicos para a indústria do petróleo. O offshore brasileiro é uma das áreas com o maior crescimento de reservas de hidrocarbonetos no mundo

A Repsol Sinopec Brasil anuncia que o bloco BM-C-33, em águas profundas da Bacia de Campos, contém recursos de mais de 700 milhões de barris de petróleo leve e 3 Tcf de gás. Os sócios trabalham em um plano de desenvolvimento para a área, cujo grande potencial já é uma realidade.

O consórcio que opera o poço, liderado pela Repsol Sinopec Brasil, que detém 35% de participação, também conta com a presença da Statoil (35%) e da Petrobras (30%).

O bloco BM-C-33, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, engloba as recentes descobertas de Seat, Gávea e Pão de Açúcar. Este último é uma das cinco maiores descobertas do mundo neste ano.

O total de recursos estimados dessas três acumulações representa mais de 700 milhões de barris de óleo leve e 3 Tcf de gás. O poço Pão de Açúcar, perfurado a aproximadamente 2.800 metros de lamina d’água e a 195 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, tem uma coluna de hidrocarbonetos de cerca de 500 metros.

A Repsol Sinopec e seus sócios estão preparando um plano de avaliação para apresentar à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O offshore brasileiro é uma das áreas com o maior crescimento em reservas de hidrocarbonetos no mundo.

Perfil – A Repsol Sinopec Brasil é uma das companhias energéticas independentes líderes em exploração e produção no Brasil. Dispõe de uma posição estratégica nas áreas do pré-sal brasileiro e tem importante participação na atividade exploratória nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, que formam uma das maiores áreas de crescimento em reservas de hidrocarbonetos do mundo.

A companhia possui um importante e diversificado portfólio de projetos no país, que inclui um campo produtor (Albacora Leste), dois campos em desenvolvimento (Piracucá e Sapinhoá – antigo Guará), um bloco em avaliação (BM-S-9: Carioca) e 12 blocos exploratórios de grande potencial, dos quais opera cinco, em uma das maiores áreas de crescimento em rese4vas de hidrocarbonetos no mundo.

A Repsol Sinopec Brasil foi criada no final de 2010 para desenvolver conjuntamente projetos de Exploração e Produção no país. É constituída por 60% de participação da Repsol e 40% da chinesa Sinopec, e atualmente suas reservas provadas são da ordem de 35,6 Mbep.

Fonte: Revista Fator