quarta-feira, abril 07, 2010

Dinossauro-robô que cospe fogo é atração em evento


cidade de Sidney, na Austrália, terá a opotunidade de ver um dos maiores robôs em ação. A feira Royal Easter Show apresentará o Robosaurus, o monstro comedor de carros que lança fogo pelas narinas.
Segundo o jornal La Repubblica, o dinossauro-robô, que levou dois anos para ficar pronto, pesa 27 toneladas e é capaz de levantar carros a até cinco metros de altura e queimá-los com as chamas que saem de suas narinas. O Robosauros também reproduz o som muito parecido a de um animal, graças ao sistema de 6mil watts de potencia que carrega consigo.
De acordo com o site Robossauro.com, o dinossauro-robô tem como função principal ser um objeto de entretenimento e faz apresentações em diversos shows, principalmente automobilísticos. A próxima apresenação do Robosauro será entre os dia 1 e 14 de abril, na Royal Easter Show. Se você quiser saber mais sobre este monstro, visite o site Robosaurus.com




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/capa/0,,EI8328,00.html

Carro da Audi vai subir montanha sem motorista


A montadora alemã Audi vai enviar um TTS autônomo para subir o monte Pikes Peak em setembro. A navegação será feita durante a corrida.

Embora carros-robôs tenham feito o percurso, nenhum o fez a mais de 40Km/h. Audi diz que está investindo na tecnologia de veículos autônomos em um esforço para tornar os carros mais inteligentes e mais seguros.

"Nós estamos interessados nas oportunidades de segurança que esta tecnologia apresenta", disse o Burkhard Huhnke, diretor executivo da Research Electronics Laboratory.

O grupo Volkswagen, que detém a marca Audi, trabalha ao lado da Universidade de Stanford em um laboratório, em Palo Alto, Califórnia.

"Queremos entender a melhor forma de utilizar esta tecnologia para fornecer um apoio adicional aos motoristas em situações críticas".

De acordo com o site Wired, o Audi TTS vai usar GPS diferencial e um sistema de medição inercial para enfrentar uma estrada onde tudo pode acontecer.

"Estamos pensando alto", disse Chris Gerdes, diretor do Centro de Pesquisa Automotiva da Universidade de Stanford. "O Pikes Peak tem sido um desafio desde a primeira corrida em 1916. É um lugar onde você tem que estar no limite extremo, e há uma pena muito dura se você errar".

O carro não vai competir na subida internacional do monte em junho. Mas o TTS vai seguir o mesmo percurso, que é uma mistura de asfalto, terra e cascalho.

"Eu quero ir até a montanha mais rápido do que qualquer pessoa com qualquer senso de autopreservação iria", disse Gerdes.

O carro-robô é um Audi TTS. A equipe o escolheu por possuir um acelerador fly-by-wire, controle adaptativo, uma caixa de velocidades semi-automática DSG e outras engenhocas. Isso faz com que seja relativamente fácil de fazer o carro totalmente autônomo utilizando a tecnologia desenvolvida no Research Electronics Laboratory.

"Os componentes acrescentados que realmente possuem interface com o carro caberíam em uma caixa de sapatos", disse Marcial Hernandez, um engenheiro sênior de pesquisa do Laboratório. "O maior componente é o giroscópio, um cubo de 8 polegadas."

Sistemas redundantes garantem a segurança e o carro desliga automáticamente se o sistema detecta algum problema. O carro também transmite dados em tempo real para o time de controladores que podem desligar o veículo a uma distância de até 38km.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/capa/0,,EI8328,00.html

iPad chega com aplicativo para livros eletrônicos


Antes do lançamento oficial do iPad no último sábado, a Apple liberou em sua loja online para download o iBooks, aplicativo para ler e baixar livros eletrônicos no tablet. Após ser instalado, o programa dá acesso à loja de livros iBookstore e organiza os títulos comprados em uma espécie de estante virtual.

O iBooks, entretanto, está disponível apenas para usuários do iPad nos Estados Unidos, primeiro mercado a receber o novo aparelho da Apple. Apesar disso, a própria Apple diz que o aplicativo tem versões em inglês, chinês, alemão, francês, italiano, russo, espanhol e japonês. O iBooks vem com uma cópia do livro Winnie The Pooh ("O Ursinho Puf"), de A.A. Milne.

Além dos livros baixados na iBookstore, o iBooks permite o acesso a documentos criados no formato ePub, que podem ser sincronizados com o iPad para leitura no dispositivo. A Amazon.com planeja lançar para breve uma versão do seu aplicativo Kindle para Mac, para leitura de livros baixados nessa loja online.

Nos Estados Unidos, o primeiro modelo de iPad é vendido por preços a partir de US$ 499 com 16 GB de armazenamento e apenas Wi-Fi. No final do mês, uma versão com conectividade 3G será comercializada por preços a partir de US$ 629, com disponibilidade restirta a "mercados selecionados", de acordo com a fabricante. Não há previsão de lançamento do iPad no Brasil ainda.





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/capa/0,,EI4801,00.html

Messenger no celular chega a 2,4 mi de usuários no Brasil

No Brasil, 2,4 milhões de pessoas se comunicam via plataforma Windows Live, da Microsoft, no celular. A companhia avalia parcerias com as operadoras de telefonia móvel para tornar o acesso a esse recurso mais barato, o que deve ocorrer apenas no meio do ano.

"Uma evolução do serviço vai ocorrer na metade de 2010, com o fim da cobrança para o usuário que envia a mensagem por SMS do computador, num modo parecido que já existe na Argentina", explica Renato Citrini, gerente de produtos móveis da Microsoft Brasil. Hoje, o modelo de cobrança requer um cadastro do número do celular do usuário que quer enviar uma mensagem pelo computador para outro que está no celular e, por consequência, a cobrança. "Mas tudo depende de acordo com operadoras", diz o executivo.

De acordo com um estudo da Huawei, em janeiro de 2010, ocorreram 10,5 milhões de acessos via banda larga móvel no Brasil. Desse total, 7,6 milhões são acessos via celular e 2,9 milhões por modems. No caso do Messenger, os 2,4 milhões de acessos incluem via SMS (saindo, então, da conta da Huawei) e clientes para celular ou navegador WAP.

Segundo Citrini, os acessos via programas "alternativos" que reúnem vários mensageiros instantâneos para o celular, como Fring e Nimbuzz, não entram na conta da Microsoft para mobilidade. "Por conta do protocolo usado, eles aparecem como um PC para a gente, não conseguimos somar na conta do celular. Não são serviços legalizados, entretanto", conclui.

No PC, a audiência do Messenger foi de 45 milhões de pessoas em fevereiro. Para o celular, a Microsoft inclui na conta o uso dos demais serviços Live (Messenger, Bing, portal MSN, Spaces e Hotmail).




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/capa/0,,EI4802,00.html

Novo iPhone OS será lançado nesta quinta-feira

Poucos dias após o lançamento do iPad, a Apple distribuiu hoje convites para o anúncio da sua próxima plataforma de software para o iPhone ¿ o iPhone OS 4.0, que irá ocorrer no dia 8 (quinta-feira) em Cupertino, na Califórnia.

O convite foi enviado para a imprensa especializada dos EUA e promete "uma prévia da próxima geração do software do iPhone OS" .

Sites como Engadget, Techcrunch e o jornal The Wall Street Journal noticiam o fato.

O encontro da Apple com a imprensa ocorre na Town Hall, na sede da Apple, às 10h (horário local), por volta das 14h (no Brasil).




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/capa/0,,EI4801,00.html