quinta-feira, abril 23, 2009

Modelo antigo de celular vira objeto de desejo de criminosos



Hackers e ladrões de senhas de banco estão pagando uma fortuna por um celular Nokia descontinuado produzido em 2003. Segundo um investigador holandês, o aparelho teria se tornado objeto de desejo após a descoberta que uma falha de software permitiria ouvir conversas alheias e roubar senhas de banco.
De acordo com o The Inquirer, até 25 mil euros estão sendo oferecidos por exemplares do modelo Nokia 1100, que em sua época foi o produto de maior sucesso da fabricante. A suspeita foi levantada quando Frank Engelsman, da Ultrascan Advanced Global Investigations, observou alguém pagar o valor acima referido por um aparelho que vale no máximo 100 euros, conta o Network World.
Pouco tempo depois a polícia procurou Engelsman para perguntar se ele desconfiava de algo sobre o aumento da demanda pelo celular antigo. Investigando o caso, foi descoberto que a procura era focada em um determinado exemplar, produzido em uma fábrica de Bochum, na Alemanha. Indo mais a fundo, descobriu-se que o software do aparelho permitia escutas telefônicas e interceptação de informações confidenciais em transações bancárias, ou seja, roubo de senhas.
A fraude ocorre quando uma outra linha é habilitada no aparelho e o criminoso, então, é capaz de roubar as senhas do dono. Dessa forma ele a utiliza para efetuar transferências de dinheiro para sua própria conta. Como medida de segurança, os bancos agora estão enviando um SMS para o celular de seus clientes para comunicá-los quando uma operação é concretizada através de suas contas.
Segundo o informa o IT World, gangues russas, marroquinas e romenas estão tentando ter acesso a celulares desse modelo equipados com o sistema falho para poder aplicar os golpes. Contactada pela Ultrascan para prestar esclarecimentos, a Nokia disse que ainda não pode se pronunciar sobre a denúncia.

Muito se reclamou que os aparelhos celulares estavam no topo da cadeia de produtos nocivos à natureza.



Assim como dois modelos lançados em junho, modelo E200 Eco oferece estrutura feita a partir da plantas naturais, como o milho.

A Samsung revelou, nesta sexta-feira (15/08), um novo celular ‘verde’, o E200 Eco, com estrutura de bioplástico - feito a partir de plantas naturais, como o milho.
O novo modelo funciona em redes Triband, possui câmera de 1,3 megapixel, player de música, Bluetooth 2.0 e tela de 1,8 polegada.O E200 ecológico é a nova versão do Samsung E200, que não era produzido com o bioplástico. Segundo a empresa, uma tonelada do material usado no aparelho pode reduzir em até 2,16 toneladas de emissões de carbono.A Samsung já havia lançado, em junho, dois modelos também feitos a partir do milho - o W510 e o F268 - na Coréia e na China.
O celular E200 Eco chega no mercado europeu em setembro. Não há previsão para o início das vendas no Brasil.

Celular ecológico neutraliza carbono



Muito se reclamou que os aparelhos celulares estavam no topo da cadeia de produtos nocivos à natureza. A Motorola está trazendo ao Brasil o MOTOTM W233 Eco, o primeiro celular ecológico do mundo com o certificado de neutralização de carbono emitido pelo Carbon Fund.O lançamento é uma parceria com as redes de supermercados Wal-Mart, Big e BomPreço, que devem lançar o produto ao valor de R$ 199,00, com chip da Claro. A parceria dessas empresas também inicia um programa de sustentabilidade, que contempla a implementação de urnas especiais para coleta de baterias, pilhas e celulares usados, os quais serão enviados para reciclagem. Estão previstas que, na primeira etapa do projeto, 14 lojas da rede Wal-Mart em São Paulo recebam as urnas. “Vamos dar ao cliente a possibilidade de descartar, de maneira segura e prática, um resíduo de difícil descarte. A gestão de resíduos é um dos pilares de sustentabilidade do extenso programa do Wal-Mart. As urnas que recolhem baterias, pilhas e celulares se juntarão às nossas estações de reciclagem, que já recolhem plástico, vidro, metal e papel”, diz Daniela de Fiori, vice-presidente de sustentabilidade do Wal-Mart Brasil. O W233 Eco tem como grande diferencial o material utilizado em sua fabricação: plástico reciclado de garrafas plásticas. O produto possui um kit 100% reciclável, incluindo a embalagem e o manual. A estrutura externa é composta por 25% de plástico reciclado e oferece uma bateria com maior vida útil, com até nove horas de conversação, garantindo economia de tempo e energia.

Código .br completa 20 anos de idade

Um rápido passeio pela história da internet no Brasil de 1989 aos dias atuais

Foi em abril de 1989 que Jon Postel, o IANA (Internet Assigned Numbers Authority), atribuiu à comunidade acadêmica brasileira especializada em redes a gestão código de País de Domínio de topo, ou ccTLD. Nascia, então, o .br, que está presente em 1,6 milhão de registros na internet.O número dá ao Brasil o status de sexto maior país do mundo em número de sites registrados. Há 20 anos, as redes predominantes no cenário acadêmico brasileiro eram a BITNET (Because It's Time NETwork), a HEPnet (High Energy Physics Network) e a UUCP (Unix-to-Unix Copy Program). Mesmo antes da primeira conexão à internet chegar ao Brasil, em 1991, o domínio .br era utilizado para identificar as redes acadêmicas que já existiam.
Até então, o registro de domínios sob o .br era feito manualmente pelo Registro Brasileiro, operado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Apenas pesquisadores e suas instituições de ensino tinham condições (e interesse) de se integrarem à nova rede e, portanto, em registrar um domínio sob o .br.Em janeiro de 1991, por meio da conexão Fapesp-Fermilab, o Brasil aderiu à ESnet (Energy Sciences Network), conectando-se efetivamente à internet. Os primeiros pacotes TCP/IP brigaram por algum espaço na já congestionada linha internacional de 9 600 bps (bits por segundo). Aos poucos, a web cresceu. Foi durante a ECO-92 que outros segmentos da sociedade civil tiveram contato e acesso à internet. A partir deste momento, nomes de máquinas no padrão TCP/IP foram rapidamente povoando o .br.
Em 1995, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado com o objetivo de coordenar a atribuição de endereços internet (IPs) e o registro de nomes de domínios ".br". O DNS (Domain Name System) brasileiro que começava 1996 com 851 domínios registrados, experimentava um crescimento vertiginoso com a chegada em massa de empresas, provedores e mídia. Assim, o sistema de registro foi automatizado, com um desenvolvimento interno e em software aberto que permitiu chegar aos mais de 1,6 milhão de registros atualmente. De acordo com o CGI, a internet brasileira e seu modelo de gestão são citados como exemplos em fóruns do mundo todo devido, sobretudo, à sua origem baseada em colaboração.

"QI" emprega 64% dos funcionários em TI

Estudo realizado pela Impacta Tecnologia mostra que um bom colega vale mais do que mil currículos

Ter um bom currículo é essencial. Estar cadastrado nas principais redes sociais profissionais, também. Assinar serviços de recrutamento online, idem. Mas o que mais ajuda um profissional de TI no Brasil a arrumar um emprego é ter um bom e influente colega. O popular QI - quem indica.É a conclusão que dá para tirar de uma pesquisa realizada pelo Grupo Impacta Tecnologia – no Brasil, 64% das contratações que ocorrem no setor de TI são fruto de indicações de outros funcionários. Entre outras formas de recrutamento, a de buscar por colaboradores em sites especializados em bancos de currículo apareceu em segundo lugar, com 49% das respostas. O estudo mostra também que os profissionais de tecnologia estão permanecendo por menos tempo nas empresas. Em 2003, a quantidade de profissionais nas copanhias com menos de três anos de casa era de 21%, relação que saltou para 50% na mesma pesquisa realizada em 2009.
Outro dado é referente à formação de equipes. Segundo a pesquisa, 19% dos times de TI têm de um a três anos, mas a maioria das equipes nas empresas foi formada há mais de cinco anos. O levantamento realizado pela impacta fez um comparativo entre o ano de 2003 e 2009. Foram realizadas 100 entrevistas junto a 100 empresas de médio e grande porte, escolhidas aleatoriamente no país.

ONG divulga cartilha ensinando a economizar energia com o PC

Em comemoração ao Dia da Terra, ONG AJA Brasil ensina a gerenciar consumo de energia do computador com cartilha gratuita.

A ONG AJA Brasil está divulgando uma cartilha para ensinar usuários a gerenciar a energia de seus computadores, como parte das ações para o Dia da Terra, comemorado nesta quarta-feira
Dicas como o tempo ideal para configurar a hibernação do PC, desligar o monitor ou o disco rígido após um período de inatividade, dentre outras sugestões, podem ser facilmente alteradas no painel de controle.
“São medidas simples que as pessoas podem adotar e economiza muita energia”, afirmou Adonai Rocha, presidente e coordenador de projetos da AJA.Segundo a ONG, após configurar o Gerenciador de Energia do seu computador, é possível economizar até 600 quilowatts por hora (KWh) de eletricidade por ano. Isso equivale a quase meia tonelada de emissão de CO2.A cartilha foi criada por uma organização internacional parceira da AJA, a Climate Savers, e pode ser baixada em formato PDF pelo site da AJA gratuitamente. Embora esteja apenas em inglês por enquanto, a cartilha tem ilustrações das janelas de configuração e pode ser facilmente acompanhada.

Fonte: www.uol.com.br