sexta-feira, janeiro 01, 2010

LG New Chocolate leva o cinema no bolso


Com tela de 4 polegadas e proporção 21 por 9, o celular ficou bonito e divertido

Na onda de fazer celulares prontos para reproduzir vídeos, a LG acertou em cheio com o New Chocolate BL40. Seu destaque é a tela de 4 polegadas que imita o formato do cinema, com proporção de 21 por 9. Tudo bem, poucos filmes são encontrados nesse padrão, mas os que efetivamente cabem no display ficam a coisa mais linda. No cardápio de recursos, o aparelho é poderoso: tem Wi-Fi, 3G, GPS e câmera de 5 megapixels. No preço, também lembra smartphones top: 1.599 reais.

A resolução máxima dessa tela é de 800 por 345 pixels, o suficiente para exibir imagens com ótima definição e nitidez. Em nossos testes com filmes, a riqueza de detalhes foi impressionante, e o aparelho não travou nenhuma vez. Mas o display também agradou pela usabilidade. Capacitivo, ele é bastante sensível ao toque com os dedos, o que facilita a vida do usuário ao deslizar pela interface em terceira dimensão, igual à do Arena.

O maior problema do New Chocolate é justamente o sistema operacional, que apesar de bonito e divertido de usar, não permite a instalação de muitos programas. Como não tem uma loja de aplicativos, como as do iPhone, Android ou BlackBerry, ele fica na fronteira entre celulares e smartphones. Para o alento de quem curtiu o aparelho, a LG já anunciou que em breve criará uma plataforma para vender software.
Divertido de usar

O programa do New Chocolate é proprietário da LG e chama a atenção pela interface no formato de cubo. Cada face abriga um grupo de aplicativos ou atalhos: Dá para alternar entre widgets personalizáveis, navegador e outras opções de internet, contatos e os programas favoritos. No começo, esse monte de opções confunde um pouco, principalmente no momento de entrar e sair de ferramenas como calendário e contatos. Mas rapidamente o usuário se acostuma.

O visual do reprodutor de músicas também é caprichado. Você pode escolher as faixas por uma lista comum, ou então usar o aparelho na horizontal e selecionar os discos pelas capas. O aplicativo imita aquela tradicional jukebox - com o dedo, seleciona-se o disco, que começa a girar. Além disso, o som é alto e bem definido. A entrada para fones de ouvido P2 fica na parte de cima, a posição ideal, e o espaço para armazenar arquivos, como MP3, é de 2 GB.

O celular não vem com programas instalados para aproveitar a conectividade com a internet, mas ele tem atalhos para os serviços do Google, como YouTube e orkut, e também tem acesso a redes sociais como Facebook e Twitter. Um programa que vai muito bem nessa tela gigante é o Google Maps. Já nas funções de produtividade, o aparelho não impressiona. Ele consegue visualizar documentos do Office e tem uma interface bacana para abrir e-mails, inclusive com a opção de sincronia com Outlook.

Bonito, mas meio lento

O formato de barra de chocolate do BL40 pode parecer estranho à primeira vista, mas deixa o modelo agradável de usar, principalmente nas funções multimídia, quando está na posição horizontal. Também é ótimo para falar ao telefone, pois o microfone fica mais perto da boca do que em celulares convencionais - é uma posição parecida com a que você teria na maioria dos aparelhos slider. A qualidade da voz é boa.

Não dá para discutir quanto à beleza do New Chocolate. Ele tem acabamento em preto brilhante, com detalhes em vermelho nas partes de cima e de baixo. Os cantos são arredondados, o que melhora sua ergonomia quando o aparelho está na mão. Porém, ele não parece feito para quem carrega o celular no bolso, pois fica bastante desconfortável. O ideal é mesmo levá-lo na bolsa ou na mochila.

O hardware, em si, está longe de figurar entre os mais poderosos smartphones. Na maioria das vezes, os aplicativos em 3D rodam de maneira lenta, mas nada que chegue a irritar. A bateria também decepciona: nos testes do INFOLAB, aguentou apenas 199 minutos com chamadas de voz. Um ponto alto do aparelho é a câmera de 5 megapixels, que tem foco automático e flash LED bem potente. As fotos tiradas no laboratório saíram com qualidade acima do esperado, principalmente por causa da boa velocidade do clique.



Fonte: http://info.abril.com.br/

Facebook e Twitter sofrerão mais em 2010


A McAfee apontou em mais uma previsão que o Twitter e o Facebook serão as redes sociais preferidas dos criminosos virtuais em 2010.


De acordo com o “Relatório de Previsões sobre Ameaças” liberado pela empresa, os ataques devem se concentrar nos aplicativos de terceiros como jogos, por exemplo.
As ameaças devem aparecer principalmente no formato de cavalos de troia e botnets mais complexos e difíceis de serem detectados.
“Na última década, observamos uma grande melhoria na capacidade de monitorar a rede, de detectar e deter os ataques de cibercrime”, afirma Jeff Green, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “Atualmente, enfrentamos ameaças emergentes originadas de um crescimento explosivo das redes sociais e da utilização mal-intencionada de aplicações populares e de técnicas mais avançadas por parte dos cibercriminosos. Contudo, estamos confiantes de que 2010 será um ano de sucesso para a comunidade de segurança cibernética”, diz.
O documento aponta que o excesso de confiança nos contatos é um dos grandes chamarizes para sites contaminados com códigos maliciosos. Usuários do Facebook e do Twitter já sofreram com invasão de contas e spam contendo links perigosos enviados por robôs.
Outro ponto levantado pela McAfee é o uso de URLs abreviadas, muito populares nesses sites. Segundo a empresa, elas impedem que o usuário veja o endereço real, podendo eventualmente cair em armadilhas.
O que esperar de 2010

Além das redes sociais, os especialistas da McAfee também divulgaram outras áreas e produtos que devem ficar de olho na segurança.
Uma delas é a evolução de programas e padrões, como o caso da chegada do HTML 5. Além de criar mais opções para os usuários da web, o padrão poderá trazer também novos desafios e recompensas para os crackers que souberem lidar com sua capacidade de lidar com aplicações.
A empresa de segurança também aponta os riscos dos cavalos de troia bancários. A tendência é de que eles aumentem nos próximos meses. “As novas técnicas incluirão a capacidade que os cavalos de Tróia em sistemas bancários terão de interromper de forma inadvertida uma transação legítima para efetuar retiradas não autorizadas”, informa o estudo.
Além disso deve haver um crescimento na estrutura das botnets, responsáveis por escravizar computadores infectados por malware. O modelo ponto a ponto deve substituir o modelo de servidor, por ser mais eficiente e segura para os criminosos.
Mas nem tudo é negativo nas previsões da McAfee. Os especialistas citaram o desempenho das autoridades responsáveis pela segurança na rede e afirma que haverá mais sucessos em processos contra ladrões de dados.

Windows Mobile terá acesso à Xbox Live




Um anúncio de emprego na Microsoft confirma os boatos de que a empresa está interessada em transformar o Windows Mobile numa plataforma para games em smartphones.


O site que divulga vagas de trabalho na Microsoft publicou um texto no qual diz estar procurando um gerente de programação para sua divisão de entretenimento. O funcionário escolhido terá a missão de levar os recursos da rede Xbox Live ao sistema operacional para aparelhos móveis.
Entre os recursos que poderiam melhorar a vida dos usuários com a integração dos sistemas, estão a utilização dos avatares em ambas as plataformas, a interação com os amigos já adicionados à rede do videogame e a possibilidade de jogar em múltiplas telas.


om essa atitude, a Microsoft mostra-se disposta a seguir os passos do iPhone, um celular que já possui jogos sofisticados para touchscreen. A vantagem do Windows Mobile seria ter à sua disposição os recursos e a comunidade de uma rede já estabelecida.



PlayStation 4 pode não vir com chip Cell


A próxima versão do PlayStation, o console da Sony, pode não vir com a arquitetura Cell, segundo o site japonês Impress Watch.


De acordo com a publicação, a empresa de eletrônicos está considerando novas alternativas de produção, incluindo arquiteturas semelhantes à dos PCs, com processadores de diversos núcleos.
Uma das principais justificativas para a mudança seria a dificuldade que alguns produtores de jogos têm em lidar com o sistema, o que acaba limitando o número de títulos para o console.
A alternativa seria produzir uma versão modificada do próprio Cell, além da plataforma Larrabee, da Intel, que tem foco no desempenho gráfico e ainda está em desenvolvimento.
Segundo a IGN, o articulista de tecnologia Hiroshige Goto, que divulgou a notícia, afirmou que o novo console não deve chegar antes de 2012, pois o tempo de desenvolvimento entre conceito e produto final é de aproximadamente dois anos.



As 10 matérias mais lidas do ano


Segurança do computador e testes de celulares foram os assuntos mais quentes de 2009 em INFO Online. Das 10 matérias mais acessadas do site, seis trataram sobre um desses temas.


A primeira colocada foi um comparativo entre antivírus gratuitos, seguida por outra avaliação, incluindo os programas pagos. Testes de celulares básicos, como o Samsung Star e o LG Messenger, também chamaram a atenção.
Confira abaixo a lista com os 10 textos mais lidos este ano:


1 – Qual é o melhor antivírus gratuito? – Infectamos os micros do INFOLAB para testar seis programas e checar quantos vermes eles eram capazes de eliminar. O resultado? Avast! vencedor e uma discussão acalorada nos comentários. 09/07/2009.

2 – Qual é o melhor antivírus de 2009? – Logo em janeiro, fizemos uma bateria de testes com os então novos pacotes de segurança. Veja o resultado e aguarde o mesmo para o ano que vem. 23/01/2009.

3 – Faça a bateria dos aparelhos render mais – O notebook não está aguentando muito tempo longe da tomada? Algumas providências podem ajudar a economizar energia e estender a autonomia do seu brinquedo. 18/04/2009.

4 – Samsung Star é o basicão touchscreen – A tela sensível ao toque não é mais exclusividade dos smartphones poderosos. A Samsung viu isso, cansou de tanto vender e ainda levou a quarta posição em nosso top 10. 05/08/2009.

5 – NASA desmente fim do mundo em 2012 – O fim não está próximo, garante a Agência Espacial Americana. Pelo menos não de acordo com o que determinam o calendário Maia e os boatos que correram na web. 21/10/2009.

6 – Os 5 vídeos mais vistos do YouTube – O tempo passa, o tempo voa, e o “Evolution of Dance” continua sendo o campeão absoluto de visualizações no site de vídeos. Não viu ainda? Clique aí e dê boas risadas. 10/10/2009.

7 – O LG Arena é um (belo) clone do iPhone – O celular mais desejado da LG copia mesmo o smartphone da Apple, mas manda muito bem. Dissecamos o aparelho no INFOLAB. 29/04/2009.

8 – O Nokia N85 dá um baile no N95? – Menor, mais elegante, mais barato e quase com os mesmos recursos do irmão mais velho, o N85 faz a alegria de quem curte Nokia e não quer um smartphone tijoão. 08/05/2009.

9 – LG Messenger GT360, o celular do torpedeiro – Vai um tecladinho completo para digitar SMS? O aparelho é uma boa pedida para quem não tem grana para um celular completaço, mas deseja um pouco de conforto e agilidade. 05/06/2009.

10 – Detone o malware com o Kaspersky – Ano após ano, o antivírus ganha em nossos testes comparativos de eficácia e desempenho. Com a versão 2009, não foi diferente. 13/01/2009.


Reino Unido: robô subsituirá humanos na Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional do Reino Unido irá remanejar parte de seu acervo em um novo prédio, onde a responsabilidade pelo armazenamento e coleta de sete milhões de itens passará de um bibliotecário a uma grua robótica.
O centro climatizado de 30 milhões de libras na cidade de Boston Spa, no norte da Inglaterra, irá abrigar o equivalente a 262 quilômetros de estantes, em um tipo de armazenamento de alta densidade que normalmente é usado mais por varejistas do que por livrarias.

O diretor de finanças e serviços corporativos da biblioteca, Steve Morris, afirmou que os livros serão armazenados em contêineres, que serão empilhados seguindo um algoritmo que calcula a demanda por certos títulos. "As gruas, na verdade, são a única parte da organização agora que saberão onde está o material", disse Morris em entrevista à Reuters TV.

"Ao longo do tempo, com o material sendo acessado, o sistema irá lembrar quais livros são mais pesquisados e irá guardar esses livros na frente no prédio, para que sejam acessados mais facilmente".

Já livros que são raramente procurados eventualmente ficarão no fundo do prédio. A nova tecnologia significa que apenas oito pessoas serão necessárias para acessar o acervo que será mantido no centro.

"Antigamente, andávamos pelos andares e buscávamos os livros nós mesmos, mas com isso, quando estiver tudo lá, tudo o que precisamos fazer é apertar um botão e ele vem até nós", disse a bibliotecária Alison Stephenson.

Stephenson e seus colegas estão checando os livros que chegam de Londres antes de serem colocados nos contêineres e levados para dentro do prédio pelos robôs.

"Se você colocar um livro na caixa errada nesse prédio, então, com efeito, você nunca mais irá encontrá-lo", disse Morris.

A construção do centro deve ser concluída até meados de 2011, complementando sua sede no bairro de St. Pacras, em Londres, onde os livros estarão disponíveis 48 horas após serem solicitados de Boston Spa.



Fonte: www.terra.com.br