quarta-feira, março 14, 2012

Chevron continua impedida de explorar petróleo no Brasil, diz nova diretora da ANP


Rio de Janeiro – A companhia petrolífera Chevron continua impedida de explorar petróleo no Brasil, disse no dia 13 de março (terça-feira), a nova diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard. Ela informou que a empresa não atendeu aos requisitos referentes à segurança e às medidas tomadas após o derramamento de óleo, ocorrido em novembro do ano passado, no Campo de Frade, na Bacia de Campos. Segundo a diretora-geral da ANP, o relatório sobre o acidente está concluído e deve ser divulgado em breve, com o valor da autuação.

“O operador tem que ser capaz de identificar as causas do acidente e apresentar à ANP as medidas a serem tomadas para mitigar o acidente e evitar que ele se repita. Hoje, o material que temos da Chevron não permite concluir que ela está apta a não deixar isso [o vazamento] se repetir. Ela não foi capaz de provar que essas causas estão bem identificadas e de garantir que o risco de que elas se repitam seja praticamente nulo.” A Chevron foi procurada pela reportagem, por meio de sua assessoria, mas até o momento da publicação desta matéria ainda não havia se pronunciado sobre o assunto.

Magda Chambriard também falou sobre as possibilidades de novas descobertas de gás natural em oito estados brasileiros que formam a chamada Bacia Sedimentar do Paraná, que se estende do Rio Grande do Sul até Mato Grosso do Sul, em uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. “As nossas bacias interiores têm mais tendência para gás”, disse, destacando que também há depósitos de gás na Bacia dos Parecis, em Mato Grosso, com quase 400 mil quilômetros quadrados. “Eu sou muito entusiasmada. O potencial parece ser muito grande”, declarou.

A nova diretora-geral da ANP comentou ainda o papel da agência na fiscalização da qualidade dos combustíveis vendidos nos 35 mil postos espalhados pelo Brasil. Segundo ela, não é possível cobrir com funcionários da ANP toda essa rede e a solução passa pelo o que chamou de “fiscalização inteligente”, por meio de acordos com outras entidades que também fazem controle de qualidade de combustíveis, além da troca de informação entre diversos órgãos, aliada às denúncias de irregularidades. Um reforço na fiscalização deverá vir por meio de concurso público planejado pela ANP, que poderá ocorrer ainda este ano, para a contratação de 152 funcionários. Vladimir Platonow/ABr.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Estácio promove III Feira de Petróleo e Gás


Evento totalmente gratuito terá palestras, mini-cursos, mesa-redonda e oportunidades de estágio e emprego em grandes empresas do setor.

Rio de Janeiro – Nos dias 14 e 15 de março a Estácio irá realizar a 3ª edição da Feira de Petróleo e Gás. Com o tema “Oportunidades de Carreira”, a mostra, que é conhecida como o maior evento universitário da área, tem como principal objetivo promover a integração entre empresas do setor petrolífero e os estudantes, complementando a formação acadêmica e profissional. Entre as participantes confirmadas estão gigantes como Brasken, OGX, Transpetro e Ipiranga.

A programação deste ano inclui os assuntos mais atuais e relevantes do setor. A Feira terá sala de visualização em 3D, palestras, stands das empresas participantes, que receberão currículos no local, além de mini-cursos, como o que vai ensinar a produzir Biodiesel a partir de óleo de cozinha usado. Estão programadas também mesas-redondas com profissionais e ex-alunos da Estácio que falarão um pouco de suas experiências no mercado de trabalho. O evento, organizado por estudantes e professores do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Estácio, é voltado tanto para universitários, quanto para alunos do ensino médio e profissionais de todo o setor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante os dias do evento no campus Norte Shopping da Estácio, ou em [www.feiradepetroleo.com]. A expectativa é que mais de três mil pessoas compareçam à mostra.

A Feira de Petróleo e Gás é uma iniciativa dos estudantes Gleidson Machado, Leonardo Nunes e Breno Lucas, do curso de Engenharia de Petróleo da Estácio, que perceberam a carência de informações sobre a cadeia produtiva de petróleo. “O evento trouxe para a área uma cara nova, contribuindo para uma versão atualizada de engenheiros formados e preparados para o futuro, com base acadêmica e prática”, afirma Gleidson.

O diretor de unidade, Fernando Gaspar, reforça a importância da nova geração de profissionais. “Uma das principais preocupações da Estácio é incentivar o espírito empreendedor de seus estudantes. O sucesso desse evento mostra que estamos no caminho certo, e que os alunos estão prontos para praticar o que aprendem em sala”, afirma o professor.

.[III Feira de Petróleo, das 14h às 22h, no Estácio campus Norte Shopping – Av. Dom Helder Câmara, 5080 – Pilares.Inscrições: Através do site (www.feiradepetroleo.com) ou nos dias de evento].

Estácio -Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há mais de 40 anos no país. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 240 mil alunos matriculados. Formada por 33 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados. Com um total de 68 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa. A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento dos direitos autorais devidos. E em 2011 a Estácio inovou mais uma vez levando para os alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Direito em todo o Brasil, Gastronomia e Hotelaria no Rio de Janeiro e em São Paulo e de Administração em Goiás todo o conteúdo do material didático dentro de um tablet. [www.estacio.br].

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Após incêndio, plataforma aderna em Macaé



NN com informações do O Globo, Economia - Henrique Gomes Batista, Aloysio Balbi
Um incêndio causou ontem à tarde o adernamento da plataforma de perfuração SS-39 (Alaskan Star) da empresa Queiroz Galvão Óleo e Gás, que presta um serviço para a Petrobras no campo de Albacora, na Bacia de Campos, a 193 quilômetros da costa de Macaé. A Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo (ANP) confirmaram o incidente. O incêndio começou em um paiol de tintas, localizado em uma de suas torres, o que causou o adernamento da estrutura em cerca de três graus. De acordo com a estatal, a plataforma já está estabilizada e não houve vítimas entre os 102 profissionais embarcados na hora do incidente. Em nota, a Petrobras informou que acionou sistema de segurança da plataforma, fechando o poço automaticamente, e que, assim, não há risco de vazamento.
A empresa notificou oficialmente as autoridades competentes, instaurando uma comissão técnica para investigar as causas do incêndio. Segundo nota da ANP, entretanto, houve vazamento de uma pequena quantidade de fluído de perfuração, que já foi controlado. A agência vai investigar o caso. Procurada, a Queiroz Galvão preferiu não se pronunciar sobre o ocorrido em sua plataforma de perfuração. Este ano, a Petrobras já relatou dois outros pequenos incidentes,-um na Bacia de Campos e o outro no pré-sal de Santos - quando houve leves vazamentos. Segundo relatos de trabalhadores que estão na plataforma, feitos através de um sistema de rádio, o adernamento é visível. O Sindipetro/NF admitiu que a comunicação com a SS-39 está difícil.

Fonte: NN