sexta-feira, dezembro 25, 2009

´Quero ser promovido em 2010´


Como colocar a almejada promoção em prática? Wagner Piolla, diretor da Search Consultoria em Recursos Humanos, explica.


O segredo é uma junção de fatores. “Prestar atenção na empresa, no mercado, se atualizar... Enfim, tudo está interligado”, diz.
A seguir, veja algumas dicas para quem quer se reposicionar dentro da empresa.


1- Conheça a sua empresa: “Entender o negócio no qual se está inserido, saber qual é a visão do cliente, onde a empresa está posicionada no mercado... Tudo isso fortalece o profissional. Quem conhece consegue emitir opiniões e informações que podem contribuir para o desenvolvimento da empresa”.


2- Se interesse pelo trabalho dos colegas: “As pessoas são mais produtivas quando têm uma visão de tudo. Já parou para pensar o que acontece depois de você? Qual o impacto se você deixar de fazer algo? O grande segredo é ter o entendimento do negócio e não ser passivo, mostrar interesse e puxar relacionamentos”


3 - Tenha jogo de cintura: “Não é preciso mudar sua personalidade, mas sim se moldar às políticas e situações da empresa: ter adaptabilidade para a cultura da organização e saber que uma personalidade expansiva, por exemplo, pode não funcionar em todo tipo de ambiente. Isso vale para seus conhecimentos técnicos, sua personalidade, sua aparência... É importante se adaptar para não criar um distanciamento do que a empresa precisa e espera de você”.
4- Não se feche em uma bolha: “Melhore o canal de comunicação com o gestor e a empresa. Fique atento a tudo o que se passa dentro e fora do seu local de trabalho. É importante conhecer o mercado, mas também é necessário buscar aprimoramento pessoal, com um curso de línguas, um MBA, um mestrado...”
5- Não seja subaproveitado “Às vezes as pessoas estão fazendo uma tarefa X, mas poderiam contribuir com muito mais – só que, quem acaba recebendo as responsabilidades é outro colega, de mesmo cargo. Essa questão tem dois aspectos, e o primeiro deles é o profissional ter envolvimento com aquele que faz. Ir além, superar expectativas. O segundo é a comunicação. Sente com seu gestor de forma séria e mostre que está comprometido e que poderia fazer mais”.


6- Tenha atitude: “A empresa não vai nos oferecer tudo o que a gente quer, ou espera. Muita gente parte do princípio que a organização tem que saber o que você quer, só que isso não acontece se você não se posicionar. Mas lembre-se que alcançar um próximo degrau não significa apenas maior salário, mas um aumento de responsabilidade também...”


7- Saiba como mostrar interesse em uma vaga “Nunca perca de vista qual é o código da empresa. Alguns lugares têm políticas totalmente abertas, e você pode se candidatar para uma vaga sem falar com seu gestor antes; outros já têm procedimentos formais.”



Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: