domingo, maio 17, 2009

"Encher" um iPod com músicas pode custar US$ 30 mil

Após esforços não muito bem-sucedidos em lançar ao mercado seu próprio tocador de músicas, a Microsoft dá mais uma cartada para tentar impulsionar as vendas do dispositivo e quem sabe "roubar" uma fatia do bolo atualmente dominado pela Apple. Na tentativa de promover o Zune, a Microsoft vem afirmando em seus anúncios que o aparelho do concorrente se torna muito mais caro à medida que o dono vai acumulando mais músicas.
Segundo o Engadget, a propaganda de TV mais recente do Zune mostra Wes Moss, consultor financeiro famoso nos Estados Unidos, discorrendo sobre o quanto custa encher um iPod com músicas. Levando-se em conta que as faixas comercializadas na loja do iTunes custam US$ 1 ou mais, um usuário comum gastaria até US$ 30 mil - cerca de R$ 65 mil -, para preencher o dispositivo com maior capacidade de armazenamento: o iPod Classic com 120 GB de memória.
A propaganda, porém, parece não levar em conta o acervo musical de cada usuário, comenta o Gizmodo. O site lembra que a maioria das pessoas possui uma certa quantidade de músicas próprias, quer "copiadas" de seus CDs ou compartilhadas entre amigos.
Porém, o pior é que a Microsoft parace não levar em conta que a maioria das pessoas baixam músicas da internet, mesmo sendo uma prática ilegal. Talvez a empresa tenha omitido esse fator como tentativa de parecer politicamente correta, ou de inflacionar o número para torná-lo impressionante.
Como vantagem para adoção do Zune é oferecida uma cota de 10 faixas de músicas grátis, na contrapartida de uma assinatura mensal, a Zune Pass, de US$ 15 (cerca de R$ 31). A idéia parece boa, mas o Ars Technica não acredita que o modelo de negócio empregado vá ser bem-sucedido.
Em comparação à comercialização adotada pelas lojas, o site afirma que embora levasse 166 anos e 8 meses para que uma pessoa gastasse os US$ 30 mil com a Zune Pass (sem levar em conta a inflação), também seriam necessários 200 anos para que ela tivesse acesso, sem pagar nada mais por isso, à mesma quantidade de músicas que a loja iTunes hoje disponibiliza: cerca de 30 mil canções.
A mídia especializada parece não aprovar muito as campanhas publicitárias mais recentes da Microsoft. Há poucas semanas a empresa já vinha sendo perseguida por seus anúncios envolvendo clientes que decidiram comprar um PC quando descobriram que não eram "legais" o suficiente para ter um Mac ou quando perceberam que não tinham dinheiro suficiente para isso.
Agora os produtos da empresa são mais uma vez motivo de chacota entre os sites do ramo. O vídeo da propaganda envolvendo os dois players e os valores desembolsados por seus donos pode ser conferido em tinyurl.com/pq4bl9.

Fonte: www.terra.com.br

Copos de papel e palitos viram caixa acústica para iPod

Acessórios para iPod costumam ser caros. Mas uma idéia simples do designer Dmitry Zagga pode ser interessante. Dependendo do que se tem em casa, a caixa acústica que ele propõe pode sair até de graça. Bastam quatro copos de papel de 300 ml, destes encontrados comumente em lanchonetes, e palitos de dentes.
Conforme nota publicada no site Cult of Mac, criar um par de caixas acústicas para o iPod é fácil. Deve-se fazer um corte no fundo de dois copos de papel. Em cada um dos copos, deve-se colocar um fone de ouvido do iPod, de modo que apenas o fio fique para fora, e a parte que emite o som fique para dentro, no fundo do copo.
Para completar, os palitos de dentes são usados para fixar a lateral de cada copo ao fundo de outro copo, um para cada, para formar a base de suporte das caixas de som.
O autor da engenhoca admite que o som não sai muito alto, mas é um acessório para iPod construído com pouco ou nenhum custo. Dmitry apelidou seu projeto de CupSpeakers - iPod Guetto Accessory. O site de Zagga pode ser visto no endereço www.zagga.org.

Fonte: www.terra.com.br

Sony apresenta caixa de som de US$ 10 mil na IFA

A Sony apresentou sua caixa de som Sountina, de US$ 10 mil, durante a feira internacional de eletrônicos de consumo IFA - que acontece em Berlim, na Alemanha. O produto ainda não tem data de lançamento definida no país e tem como vantagem a produção de som em todas as direções, facilitando seu posicionamento no ambiente como elemento decorativo.
A Sony apresentou sua caixa de som Sountina, de US$ 10 mil, durante a feira internacional de eletrônicos de consumo IFA - que acontece em Berlim, na Alemanha. O produto ainda não tem data de lançamento definida no país e tem como vantagem a produção de som em todas as direções, facilitando seu posicionamento no ambiente como elemento decorativo.

Fonte: www.terra.com.br

Empresa cria alto-falante fino e flexível como papel


Pesquisadores britânicos desenvolveram um novo tipo de alto-falante fino, leve e flexível como papel que pode tornar audíveis anúncios feitos em locais públicos como terminais rodoviários e aeroportos.
A invenção se parece com um papel de alumínio de uso doméstico. A lâmina, com 0,25 mm de espessura, foi desenvolvida por técnicos da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, e os inventores esperam que ela possa ser ocultada sobre placas do forro de tetos ou no interior de veículos, penduradas na parede como quadros ou colocadas em locais públicos.
Steve Couchman, diretor da Warwick Audio Technologies, que deve comercializar o produto, disse que "o som produzido pelos Flat Flexible Loudspeakers (alto-falantes planos flexíveis, FFL) pode ser direcionado diretamente para sua audiência". "O volume e a qualidade do som não se deterioram como em alto-falantes convencionais, portanto anúncios públicos como os feitos, por exemplo, em terminais de passageiros, poderiam soar mais claro e ser mais fáceis de ouvir."
Os alto-falantes tradicionais funcionam convertendo um sinal elétrico em sons. Normalmente o sinal é usado para gerar um campo magnético variável que faz vibrar um cone mecânico, produzindo som.
Já o Flat Flexible Loudspeakers (FFL) vibra e produz som ao ser ativado por um sinal elétrico.
A Warwick Audio Technologies está negociando com vários parceiros comerciais e espera ver sua lâmina adaptada para uso em vários tipos de equipamento para som.

Fonte: www.terra.com.br