quinta-feira, novembro 22, 2012

Campos já passou seu ápice de produção, diz Petrobras

O gerente-geral da Unidade Operacional Rio de Janeiro, Eberaldo de Almeida Neto, comentou que as bacias maduras têm potencial declinante.


Rio de Janeiro – A gerente-executiva de Engenharia de Produção de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, Solange Guedes, afirmou nesta quarta-feira que “a Bacia de Campos (unidades mais maduras) já passou de seu ápice de produção, isso é fato”.

Já o gerente-geral da Unidade Operacional Rio de Janeiro, Eberaldo de Almeida Neto, comentou que as bacias maduras têm potencial declinante. Segundo ele, a eficiência representa o quanto se consegue extrair deste potencial. “Queremos melhorar a eficiência”, disse.

Segundo Solange, os US$ 710 milhões que serão investidos no Programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef) da Unidade Rio de Janeiro da Bacia de Campos gerarão retorno de até US$ 2,2 bilhões. De acordo com ela, é um investimento preventivo e de sustentação da produção que gera resultados.

A Unidade Rio de Janeiro responde por 47% da produção em áreas mais novas. A mais antiga tem 12 anos. A unidade tem 91% de eficiência e tem como meta chegar a 94% em 2016.

A Unidade Bacia de Campos, por sua vez, responde por 24% da produção em plataformas mais antigas. A partir de 2009, houve queda da eficiência, chegando a 70%. Com o programa, hoje a eficiência já subiu a 72%. O Proef, neste caso, visa recuperar a produção.

Manutenção

Segundo Eberaldo Neto, as paradas para manutenção da Petrobras vão acontecer a partir de agora a cada três anos. Antes, era avaliado caso a caso, e não havia cronograma estabelecido. Segundo ele, o objetivo é tornar as paradas mais previsíveis para a empresa e para o mercado, o que pode reduzir seu tempo. As paradas devem ser em média de 15 dias.

Fonte: Sabrina Valle, do ESTADÃO

Petrobras vai iniciar produção de etanol em Moçambique em 2014

A petrolífera brasileira Petrobras vai começar a produzir etanol em Moçambique a partir de 2014, anunciou terça-feira em Maputo o presidente da Petrobras Combustíveis, Miguel Macedo.

Falando em Maputo na conferência “Brasil e África: Opção pelo Desenvolvimento Sustentável”, Miguel Macedo disse que a empresa vai montar uma destilaria em 2013, para iniciar a produção de etanol em 2014.

“De acordo com o calendário aprovado, os pormenores do projecto deverão ficar concluídos até Dezembro, em 2013 será construída a destilaria e em 2014 iniciar-se-á a produção de etanol (álcool etílico)”, disse ainda o presidente da Petrobras Combustíveis.

Em Maio passado, Miguel Rosseto, presidente da Petrobras Biocombustível, havia afirmado que a empresa estava a receber cotações de preços dos equipamentos a serem instalados na fábrica de etanol (álcool etílico) a ser construída em Moçambique.

Rossetto disse ainda que a empresa iria investir inicialmente 20 milhões de dólares a fim de 20 mil metros cúbicos (20 milhões de litros) por ano para abastecer o mercado moçambicano.

“Já produzimos açúcar em Moçambique indo agora dar início à produção de etanol a partir do melaço”, disse Rosseto, no decurso de um encontro organizado pelo estatal Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) de apoio a investimentos brasileiros em África.

Rosseto revelou igualmente que os investimentos serão feitos através da Guarani, empresa associada à Petrobras Biocombustível, onde o grupo petrolífero Petrobras controla 45,7% do capital social desde a sua aquisição em 2010.

Fonte: Macauhub