segunda-feira, setembro 26, 2011

Entrevista com a funcionária da empresa Halliburton. Luana Gomes.


O Blog ADEILTON PRIMO PETRÓLEO & GÁS, entrevistou uma funcionária da empresa Halliburton na Plataforma SS 80 Pantanal na Bacia de Campos - Macaé RJ.

Adeilton Primo
1-Qual o seu nome e formação acadêmica?
R. Luana Gomes Manhães / técnica em Química

Adeilton Primo
2 - Em qual empresa você trabalha e a função que exerce?

Luana - Trabalho na Halliburton e sou Química trainee.

Adeilton Primo
3- Para poder exercer a sua função é preciso algum curso especifico, qual?

Luana - É preciso sim fazer um curso de especialização em fluidos de perfuração e completação de poços de petróleo.

Adeilton Primo
4- Conte-nos um pouco da sua trajetória na indústria de Petróleo e Gás?

Luana- Eu fiz o curso de especialização em 2010, terminando este no mês de outubro, e consegui esse emprego em junho de 2011, então fiz os cursos necessários e comecei a embarcar em julho.

Adeilton Primo
5- Muitas mulheres têm dúvidas quanto à área que pretendem seguir, você poderia dar algumas dicas?

Luana - Não sei que dica dar, porque a minha escolha já estava feita desde que eu decidi fazer o técnico em Química, só não sabia ainda que seria na área de perfuração.

Adeilton Primo
6- Como está o mercado de trabalho para as mulheres que querem seguir no trabalho offshore?

Luana- O mercado de trabalho, pelo menos pra mim, aparenta serem bem restritas, as empresas dão preferência ao profissional do sexo masculino, porém quando não encontram profissionais qualificados do sexo masculino disponíveis acabam abrindo as portas para nós.

Adeilton Primo
7- A empresa que você trabalha tem algum programa especial para mulheres?

Luana - Não sei.

Adeilton Primo
8- Qual é a média salarial na sua função? Opcional.

Luana- Sinceramente também não sei, mas sei que varia, Pois na minha área tem técnicos e engenheiros.

Adeilton Primo
9- Para você quais são as maiores dificuldades de trabalhar em uma plataforma de petróleo?

Luana- Pra mim as maiores dificuldades são os primeiros dias em uma plataforma nova, até você se encontrar e fazer amizades é difícil, o confinamento.

Adeilton Primo
10- Para finalizar, qual é o maior desafio para conseguir emprego na área de petróleo para as mulheres?

Luana- O maior desafio é ser mulher!!!!

Meus agrdecimentos a Técnica Quimica da Halliburton Luana Gomes por ter colaborado com o Blog fico muito grato e feliz por ter trabalhado com você parabéns por sua competência. Desejo muito sucesso para você Luana e para todas mulheres que tem o desejo de trabalhar embarcada e para aquelas que já embarcam.

Infelizmente ela estava sem nenhuma foto com o seu uniforme.

Adeilton Primo.

Inscrições abertas para Salvatagem gratuito em Rio das Ostras até dia 28/09.


De fato, fazer o salvatagem e o HUET são importantes e podem ser um diferencial em um processo seletivo, porém eles sozinhos também não garantem emprego, porque te-los somente e não ter nenhuma outra formação não adianta de muita coisa. Já falei melhor sobre isso em postagem anterior:
A Importância da Segurança em Plataformas - Uma resumo dos cursos necessários para embarcar.
Verdades e Mitos sobre Qualificaçao na Indústria do Petróleo (Parte 1)

De qualquer forma, é melhor te-los. E como muitos não tem condições de arcar com as despesas, a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras com a empresa de treinamento Sampling está oferecendo 50 vagas no Curso Básico de Segurança na Plataforma – Salvatagem.

Para mais informações confira a seguir.

COMO INSCREVER-SE

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.riodasostras.rj.gov.br até o dia 28 de setembro.

O curso, que será ministrado por docentes da empresa, vai ter encontros presenciais realizados no Centro Municipal de Qualificação Profissional, localizado na Zona Especial de Negócios (ZEN) e aulas práticas. Para participar do processo seletivo é preciso ter concluído Ensino Médio, feito curso técnico, tecnológico ou de qualificação profissional destinado ao trabalho em unidades offshore, residir em Rio das Ostras há, pelo menos, dois anos, idade a partir de 18 anos e boas condições de saúde física e mental.

Haverá avaliação objetiva do candidato que será realizada no Centro Municipal de Qualificação Profissional, no dia 1º de outubro, composta de 20 questões objetivas: oito de Português, oito de Matemática e quatro de conhecimentos gerais, todas de múltipla escolha.

ACESSO À INTERNET
Para quem não tiver acesso à internet, as inscrições podem ser feitas nos seguintes locais: Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/n.º, Extensão do Bosque); Centro Municipal de Inclusão Digital de Cantagalo (Estrada da Califórnia, s/nº, Cantagalo); Centro Municipal de Inclusão Digital (Rua da Assembléia, s/n.º, Bairro São Cristóvão); Telecentro do Operário (Estádio Municipal Julieta Carvalho, Rua Francisco Ivanilson Guimarães de Barros, s/n.º, Operário) e Centro Municipal de Qualificação Profissional (Rua do Engenheiro, quadra F, Lote 9C, Zona Especial de Negócios).

Fonte: http://tecnopeg.blogspot.com