domingo, setembro 27, 2009

Google Wave abre para testes na próxima semana


O Wave, novo serviço do Google que promete criar um novo meio de se comunicar na internet, terá uma versão aberta para testes no próximo dia 30 de setembro voltada ao público em geral. Até o momento, o Wave é voltado apenas para desenvolvedores de aplicativos na internet selecionados pelo Google.

O Google já havia confirmado a data de 30 de setembro no blog do Wave, assim como em grupos de discussão de desenvolvedores. Serão, inicialmente, 100 mil convites distribuídos. O Wave é uma nova plataforma de troca de informações na internet, substituindo e-mails, mensagens instantâneas e permitindo o uso de aplicativos em tempo real (como tradução, por exemplo).
Para tentar conseguir uma conta no Wave, é preciso se cadastrar no endereço http://wave.google.com. Segundo o Google, a base de testes será distinta da usada pelos desenvolvedores, que já conta com mais de 6 mil cadastrados.


Empresa diz que 90% dos e-mails hoje são spam


Neste mês, o volume de mensagens não solicitadas, ou spam, aumentou em 5,1%, chegando a 90,4% de todos os emails em circulação. Segundo o site IT Pro, maio foi o mês que viu o maior nível das inoportunas mensagens desde setembro de 2007, e é um número elevado se comparado a março passado, quando o volume era de 75,7%.
Colaborando para o número elevado de spams estão técnicas para a quebra do chamado captcha, verificadores que tentam coibir a criação automática de contas pedindo ao usuário que digite uma palavra que aparece em diferentes tipografias e ângulos dentro de uma imagem distorcida. Quebrando os captchas, os spammers são capazes de criar rapidamente e usar contas em serviços populares, que não são colocados em listas negras de spam.
Outra técnica usada é o envio de um e-mail apenas com uma linha de assunto e, no corpo da mensagem, um link para um perfil em uma rede social, que traz a "oferta" que anteriormente era anexada no corpo da mensagem.
O estudo também descobriu que as mensagens são enviadas normalmente durante os horários comerciais nos Estados Unidos e Europa, possivelmente como forma de aproveitar a hora em que os usuários "alvo" estão em frente ao computador e costumam responder mais rapidamente às mensagens.
O site Tech.Blorge acredita que a boa notícia nisso tudo é que os filtros anti-spam estão cada vez melhores na triagem das mensagens indesejadas, mas que isso cuida apenas do sintoma, e o spam não será diminuído até que medidas legais mais enérgicas sejam tomadas.

Garoto de 19 anos é digitador de SMS mais rápido do Brasil


O garoto Marcondes Alves, 19 anos, sagrou-se o digitador mais rápido de SMS do Brasil nesta quarta-feira à noite em um concurso realizado em São Paulo (SP). O menino, do Rio de Janeiro, digitou a frase "Meu gato ta verde e o cachorro ta parado e o bar esta lotado e o caderno esta cheio" em 24 segundos. O concurso envolveu, no total, mais de 260 mil pessoas em todo o País.
Alves ganhou um prêmio de R$ 10 mil além de dois celulares. Cerca de 1,2 mil pessoas participaram da final da etapa brasileira do campeonato mundial LG Mobile WorldCup, que ocorre em 16 países e premia o digitador mais rápido e preciso de SMS.