terça-feira, julho 17, 2012

Petrobras assina contrato para construção de sondas

Essas sondas de perfuração, do tipo semissubmersível, fazem parte do pacote de 21 sondas negociadas com a Sete Brasil.

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de mais de seis meses de negociação, a Petrobras aprovou a assinatura dos contratos com a empresa Sete Brasil para a construção de seis plataformas flutuantes de perfuração a serem construídas no Brasil, no Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ) com percentuais de conteúdo local entre 55% e 65%.
Essas sondas de perfuração, do tipo semissubmersível, fazem parte do pacote de 21 sondas negociadas com a Sete Brasil, conforme divulgado em 09 de fevereiro de 2012, e serão entregues a partir de 2016. As sondas se destinam à perfuração de poços no Pré-sal da Bacia de Santos e poderão operar em profundidade d’água de 3 mil metros, com capacidade de perfurar poços de até 10 mil metros.

Após a construção, as sondas serão afretadas à Petrobras por um período de 15 anos. Três sondas serão operadas pela empresa Petroserv SA, duas pela empresa Queiroz Galvão Óleo e Gás SA e a outra pela empresa Odebrecht Óleo e Gás SA.

Segundo nota divulgada pela empresa, a Petrobras fez uma análise crítica prévia no estaleiro e comprovou sua potencial capacidade para o atendimento dos compromissos contratuais de construção das seis plataformas, com o conteúdo local e nos prazos exigidos. Foram também verificadas a adequação das instalações e evidências de compromissos com fornecedores dos insumos e principais pacotes de equipamentos das sondas, licenciamento ambiental, gestão de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), gestão contratual, além de aspectos jurídicos e financeiros.

Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa

Governo do Rio apoia programa para expansão de projetos na área de petróleo e gás

Maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior é a finalidade do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), do Ministério de Minas e Energia. O objetivo final do programa é a geração de emprego e renda, ao agregar valor à cadeia produtiva local.

Integrante do Prominp RJ, a Sedeis, por meio do subsecretário de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, participou de reunião na Firjan, nesta terça-feira, para adequação da governança do fórum estadual a partir das orientações da nova gestão da Petrobras. No encontro, foram discutidas propostas para o documento que será apresentado na reunião desta quinta-feira, na sede da estatal e à coordenação do Prominp nacional.

O principal foco do Prominp RJ no momento está na qualificação e no conteúdo nacional. A criação de um comitê gestor para o fórum estadual é uma das novidades da proposta fluminense. O secretário de Deselvolvimento Econômico, Julio Bueno, será um dos integrantes do grupo. Outra novidade é a redução do número de comitês temáticos de cinco para três: capacitação industrial, capacitação profissional e capacitação tecnológica.

A proposta para a nova carteira de projetos para os comitês é:

- Comitê de Capacitação Industrial: Polo de Navipeças, em Duque de Caxias - Codin; Análise de Famílias Carentes no Rio de Janeiro (Base de Compras da Reduc e Comperj) - Sebrae.

- Comitê de Capacitação Profissional: Categorias Profissionais da Indústria - Firjan; Portal Rio - IBP

- Comitê de Capacitação Tecnológica: Rodadas Tecnológicas do Rio de Janeiro - Onip.

O Prominp RJ é o que tem, entre os outros fóruns, o melhor resultado no país.

Fonte: Diário do Vale