quinta-feira, agosto 13, 2009

Como funcionarão os PCs de tecido


Imagine caminhar para a escola ou o trabalho levando um novo tipo de laptop na mão. Você anda casualmente, balançando o laptop para frente e para trás entre seus braços, o que é fácil, já que ele pesa menos que meio quilo e não é mais grosso que um talão de cheques. Embora ele não tenha nenhuma capa, você nem pisca se ele cair no chão de concreto. Em vez disso, se abaixa para pegá-lo, espana a sujeira e continua sua caminhada. Quando chega no destino, joga o laptop na mesa e o abre. A tela imediatamente se desdobra, estendendo-se como um enorme monitor.
Embora esse cenário pareça futurista, ele não está longe de ser realidade, graças em parte a um projeto-conceito chamado Fabric PC (PC de Tecido ou PC têxtil), produzido pela Fujitsu Inc.. Surpreendentemente, o PC de Tecido não será colocado numa casca de metal como os PCs que conhecemos até agora. Em vez disso, ele será construído dentro de uma estrutura dura, mas fexível. Até a tela será capaz de ser curvada e dobrada e terá a espessura e a flexibilidade similares às de uma folha de papel laminado.
Como exatamente o PC de Tecido vai se tornar uma realidade, dado o seu afastamento radical dos atuais projetos? Além disso, como poderemos prever que ele vai chegar ao mercado em poucos anos? Especialistas dizem que ele estará disponível entre 2 e 10 anos. Descubra porque essa tecnologia realmente está logo ali e porque alguns desses recursos aparentemente futuristas não são na verdade tão diferentes do que está sendo oferecido em produtos disponíveis no mercado hoje.
Continue lendo para saber como um computador poderia ser construído dentro de uma estrutura de tecido flexível em vez de numa casca de metal duro tradicional.

Aeronave movida a energia solar e células de hidrogênio - Projeto Hy-Bird


A célula fotovoltaica é uma tecnologia antiga, promissora, porém cara no atual estágio de conhecimento.
Inicialmente foi sua aplicação se restringia a suprir veleiros e sistemas geradores em áreas isoladas de difícil acesso.
Ao longo das últimas décadas têm sido desenvolvidos outros projetos como veículos movidos a sol, pequenas centrais geradoras e recentemente as células fotovoltaicas têm sido usadas em caráter experimental em aeronaves.
Outra tecnologia muito promissora é a de células de hidrogênio. Apesar de ainda existirem algumas dificuldades técnicas, no Japão já há carros fabricados em escala industrial. Em resumo, a célula de hidrogênio faz o processo inverso da eletrólise. Ou seja, transforma hidrogênio e oxigênio em água pura, gerando energia.
O Projeto Hy-Bird pertence a Lisa Airplains e pretende construir uma aeronave combinando essas duas tecnologias.
De dia os painéis solares captarão energia para acionar hélices e fazer a eletrolise de água acumulando hidrogênio e oxigênio. A noite os motores elétricos serão movidos pela energia gerada nas células de hidrogênio. O ciclo da água é fechado de forma a permitir que o sistema funcione continuamente.
O projeto pretende lançar um protótipo que de a volta ao mundo coando dia e noite.
Quando essa tecnologia se tornar comercialmente viável, o custo da aviação será reduzido e principalmente, viajar de avião deixará de ser lesivo ao meio ambiente como é atualmente.
Apesar dos desafios que há pela frente o projeto é extremamente promissor.
Fonte: www.ofca.com

Carro movido a ar.

O grupo MDI – Moteur Development International, lançou um veículo com motor movido a ar, destinado a rodar principalmente em grandes centros urbanos.
O MDI “MiniCat” a ar pode desenvolver uma velocidade de 50km/h consumindo apenas ar comprimido ou 110 km/h com combustível auxiliar.
O consumo é da ordem de R$ 6,00 (seis Reais) para cada 200 km a 300 km.
Além de ser econômico o veículo é revolucionário pelo fato de não ser poluente.
De acordo com presidente da MDI, engenheiro francê Guy Nègre, a empresa tem mais de 50 licenças de fabricação espalhadas pelo mundo.
O motor não polui por não existir combustão. Além disso o ar da atmosfera que é utilizado é previamente filtrado, o que significa que o processo purifica 90 m3 de ar atmosférico por dia.
O veículo tem autonomia de aproximadamente 200km a 300 km ou 10 horas de funcionamento. Além disso, tem um compressor que conectado à rede elétrica que permite a recarga do reservatório de ar em 3 a 4 horas.
Além da inovação no sistema propulsor, o veículo incorporou outras tecnologias que o tornam mais leve, confortável, seguro e inteligente.
Já existem quatro modelos em produção: um táxi, inspirado nos clássicos ingleses está em circulação experimental em Londres; ele possui diversas vantagens para os passageiros e para motorista em relação a conforto, economia e ergonomia. Uma Van e uma Pick-up foram desenvolvidas para simplificar o trabalho de várias profissões urbanas, rurais ou industriais. Finalmente, existe um modelo familiar, bastante espaçoso e com configurações diferentes, que oferece diversas opções.
O preço previsto para o consumidor final é de dezoito mil Reais.

Fonte: www.ofca.com

Festival exibe tecnologias para um futuro próximo

Anualmente, a revista Wired realiza o NextFest, um festival que apresenta inovações com potencial para transformar o mundo. Nesta quinta edição do evento, realizado em Chicago, estão sendo exibidos, até o próximo dia 12, quase 50 criações 'visionárias' em diferentes áreas que vão do design à robótica, passando por segurança, transporte, comunicação, jogos e mais.
Chama a atenção a Hoverit Lounger, uma cadeira que utiliza a força magnética e como que flutua no chão - seu criador diz que, graças ao magnetismo, ela pode beneficiar quem tem problemas musculares como lombalgias e dor de cabeça.
Também chama a atenção o veículo mostrado pela HumanCar, que radicaliza na proposta ecológica: não usa combústivel fóssil e sim uma combinação da força humana e - quando é preciso - eletricidade.
Algumas das atrações mostradas já são conhecidas, como os carros futuristas da Toyota i-Real e i-Swing. Estão expostos, também, além de outros carros avançados, um robô-ovelha cortador de grama; um sistema que, mediante a interação de celulares com uma cortina de LEDs permite criar desenhos; células solares ultra-eficientes que têm capacidade muito maior de armazenar energia e um papel especial que apaga o que for impresso nele em até 24 horas para que possa ser reutilizado, entre outras criações.
Cabe destacar ainda o Immersa-Dome, anunciado como o primeiro sistema de realidade virtual baseado em projeção multisensorial do mundo. Desenvolvido pela empresa Aardvarck, ele permite ao usuário, sentado na confortável cadeira e com a cabeça dentro do domo, curtir uma aventura virtual sem sequer precisar tocar os controles. Saiba mais sobre o evento no endereço www.wirednextfest.com/

Fonte: www.terra.com.br

Hackers atacam Casa Branca, Pentágono e Wall Street

Vários sites do governo americano, entre eles os da Casa Branca e o Pentágono, sofreram neste final de semana um ciberataque coordenado, informaram nesta quarta-feira vários especialistas em informática. O Departamento de Segurança Interior, que admitiu as ações, preferiu não identificar seus endereços na internet.
Segundo o Serviço de Inteligência Nacional de Seul (NIS, na sigla em inglês), em reportagem da agência Reuters, 26 sites da Coreia do Sul e dos Estados Unidos foram atacados, e alguns deles desabilitados, por hackers possivelmente vinculados à Coreia do Norte.
"Foi um ataque em massa", disse Johannes Ullrich, chefe de tecnologia em informática do centro privado SANS Internet Storm Center. "Nada de muito sofisticado, mas (...) fizeram que entrassem em colapso", acrescentou. "O que ficou mais prejudicado foi o da Comissão Federal de Comércio, ftc.gov", disse Ullrich.
Segundo o especialista, o ataque de hackers também causou destruições nas páginas do Departamento de Segurança Interior, na Administração Federal de Aeronáutica (FAA), na Agência de Segurança Nacional (NSA) e nos Departamentos de Estado e do Tesouro, entre outros.
Entre os privados, Ullrich mencionou a Bolsa de Nova York (NYSE), a eletrônica Nasdaq, o portal Yahoo!, o site de vendas Amazon e o jornal The Washington Post.
A Bolsa de Wall Street admitiu em comunicado que seu site nyse.com foi atacado, mas que isso "não teve um impacto maior".
O Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou ter notificado as agências federais quanto a medidas que poderiam ser tomadas. "Nós vemos ataques às redes federais a cada dia, e as medidas regulares de segurança minimizaram o impacto sobre os sites federais", disse Amy Kudwa, porta-voz do Departamento de Segurança Interna.
Caso a Coreia do Norte seja responsável, isso representaria uma escalada nas tensões que já andam altas desde o teste nuclear de Pyongyang em maio, do disparo de sete mísseis balísticos este mês, e de repetidos insultos da imprensa oficial do país aos seus tradicionais inimigos em Seul e Washington.

Fonte: www.terra.com.br

EUA: banco planeja liberar depósito em cheque pelo iPhone


A internet eliminou muita papelada das transações bancárias, mas não há como evitar o papel quando você recebe um cheque. Agora, um banco quer permitir que os clientes depositem cheques imediatamente - através de seus telefones.


O USAA, banco privado e empresa de seguros, planeja atualizar seu aplicativo do iPhone esta semana para introduzir uma funcionalidade de depósito de cheques, que exige que o cliente fotografe ambos os lados do cheque com a câmera do telefone.
"Estamos basicamente capturando a imagem do cheque e, depois de clicar em enviar, tal imagem vai para nosso sistema de recebimento de depósitos como qualquer outro cheque", disse Wayne Peacock, vice-presidente executivo do USAA.
Os clientes não terão que enviar o cheque ao banco pelo correio posteriormente; o depósito será totalmente feito de maneira eletrônica e o banco sugere que o cheque seja anulado e arquivado ou descartado no final. Mas para reduzir as potenciais fraudes, apenas os clientes qualificados para obtenção de crédito e que possuam algum tipo de seguro com a USAA terão permissão para usar esse depósito. Peacock disse que cerca de 60% dos clientes do banco cumprem com os requisitos.
O USAA pode parecer um inovador inesperado das transações bancárias móveis. Seu tamanho está logo abaixo dos 20 principais bancos dos Estados Unidos e a empresa presta serviços principalmente a militares, embora muitos de seus produtos estejam disponíveis a todos.
Mas com apenas uma filial, em San Antonio, e clientes que são enviados a missões por todo o mundo, a empresa tem agressivamente desenvolvido uma estratégia para oferecer transações bancárias a qualquer momento e em qualquer lugar. Há três anos, a empresa introduziu a opção de depositar um cheque sem sair de casa, usando um scanner. Isso fundamentou o depósito por telefone, que o USAA planeja oferecer em outros telefones este ano.
"A telefonia móvel terá um papel maior em como as pessoas comercializam e interagem com instituições financeiras", Peacock disse. "O grande valor que vemos está na economia de tempo".
Cerca de um milhão dos 7,2 milhões de clientes do USAA usa o celular para acessar suas contas - seja por mensagem de texto, navegador móvel ou um aplicativo do iPhone introduzido em maio. A opção de depósito, antecipada pelo USAA através de um vídeo online em junho, coloca o banco na vanguarda do esforço para transformar celulares em agências portáteis. "O USAA tem sido muito progressista nisso", disse Nick Holland, analista sênior do Aite Group, uma empresa de pesquisa de serviços financeiros.
As transações bancárias mais populares feitas através dos celulares são consulta de saldo, transferência de dinheiro, pagamentos e localização de caixas eletrônicos, dizem analistas. Mas, em geral, a transação bancária móvel tem sido lenta ao acompanhar a tecnologia. Holland disse que orçamentos mais apertados forçaram os bancos a focarem no uso de tecnologia para cortar custos ou gerar receita, ao invés de simplesmente inovar.
"Se os bancos conseguirem fazer com que as pessoas parem de ligar para os call centers com perguntas triviais e, em vez disso, enviem uma mensagem de texto", ele disse, "isso representaria uma economia de US$ 14 ao banco para cada atendimento".
Holland previu que outros bancos seguiriam o USAA e ofereceriam algum tipo de funcionalidade de depósito móvel, especialmente opções de depósito focadas em clientes com pequenas empresas que podem estar dispostos a pagar pela conveniência.
Um estudo divulgado recentemente pela comScore, uma empresa de medição de audiência digital, constatou que mais de 15 milhões de pessoas nos Estados Unidos usam transações bancárias móveis a cada mês, um número que deverá crescer à medida que as redes se tornarem mais rápidas e mais pessoas migrarem para smartphones. "Foi o iPhone que realmente impulsionou as coisas", disse Marc Trudeau, diretor sênior da comScore.
Embora a comScore tenha constatado que apenas 3% dos clientes de transações bancárias móveis usam aparelhos da Apple, Trudeau disse que o iPhone havia pavimentado o caminho para aplicativos que permitem que os clientes realizem tarefas de maneira mais eficiente do que com o navegador da web de um telefone.
Por exemplo, o Bank of America, que tem um aplicativo para iPhone, possui mais de três milhões de clientes que realizam transações bancárias móveis e 43% deles fazem isso por meio de um iPhone ou iPod touch, disse Tara A. Burke, porta-voz da empresa.
Um celular também está ao alcance das mãos, por isso ele é potencialmente mais conveniente do que um computador. Na verdade, a comScore descobriu que as pessoas geralmente usam as transações bancárias móveis de casa. "Todos nós já vimos anúncios que mostram pessoas realizando transações bancárias em uma praia no Caribe", Trudeau disse. "Mas a realidade é muito mais mundana do que isso".

Fonte: www.terra.com.br