sexta-feira, junho 10, 2011

Petrobras faz 1a descoberta em bloco com Sinopec na bacia PA-MA


RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras informou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que descobriu indícios de petróleo e gás em águas profundas no bloco BM-PAMA3, na bacia Pará-Maranhão, estreando positivamente a parceria fechada em abril com a chinesa Sinopec.
O poço atingiu sucesso a 2.060 metros, segundo informações no site da ANP.

A Bacia Pará-Maranhão está localizada na margem equatorial do país, região que será o foco da 11a rodada de licitações de áreas de petróleo e gás natural pelo governo brasileiro, prevista para o segundo semestre, e onde especialistas vêem potencial para uma nova fronteira petrolífera no país.

O acordo entre Sinopec e Petrobras foi assinado em abril e engloba também o bloco BM-PAMA-8.

(Por Denise Luna)

Fonte: http://br.reuters.com/

OGX planeja extração de 1,4 milhão de barris


Rio de Janeiro - A OGX, braço de produção e exploração de petróleo e gás natural do Grupo EBX, revelou ontem que a produção estimada desses energéticos em 2015 é de 730 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia. Este volume, porém, deverá aumentar exponencialmente com os anos e deverá atingir um patamar de produção de aproximadamente 1,4 milhão de barris a partir de 2019. Se essa projeção se confirmar, a empresa do bilionário Eike Batista será responsável por quase 23% de toda a produção de petróleo estimada no Plano Decenal de Energia para o período de 2011 a 2020, que é de 6,1 milhões de barris.
A empresa informou por meio de fato relevante que essa projeção tem como base "o portfólio de recursos potenciais totais da OGX de 10,8 bilhões de boe ".

Produção
A extração na Bacia de Campos começará no primeiro projeto (complexo de Waimea) em outubro deste ano, com uma produção antecipada de até 20 mil barris por dia pelo poço OGX-26. A produção do segundo projeto está prevista para começar no quarto trimestre de 2013. A empresa explica ainda que espera atingir 150 mil barris de petróleo ao dia de produção na Bacia de Campos em 2013.

Já o início da produção de gás na Bacia do Parnaíba está previsto para o segundo semestre de 2012. O projeto abrange duas acumulações no bloco PN-T-68, no qual detém 46,7% de participação, e deve atingir uma produção bruta de 5,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Fonte: http://www.dci.com.br/

Porto do Rio ganhará píer para mais seis navios


O Porto do Rio irá ganhar um novo píer com capacidade para abrigar mais seis navios, ao lado do antigo, onde está sendo erguido o Museu do Amanhã. O deque será construído em formato de Y, na altura dos armazéns 3 e 4 do Porto e deverá começar a sair do papel no ano que vem, ficando pronto em 2014. A informação foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira pelo diretor-executivo do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, durante coletiva de encerramento da visita de inspeção da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Segundo Gryner, que não divulgou os valores da obra, o píer será construído pela Companhia Docas. O projeto foi mostrado pela comissão ao COI, que encerra nesta quinta o terceiro dia de vistorias e reuniões para a preparação dos jogos. O Porto deverá receber navios que servirão de acomodações para turistas durante os Jogos de 2016.

- Já está sendo feita dragagem do porto para aumentar seu calado e possibilitar a chegada de navios de maior porte. A dragagem servirá tanto para a parte de cargas como para a parte turística - disse Gryner, durante a coletiva, quando questionado sobre a infraestrutura de acomodações dos jogos para receber turistas.

Ainda de acordo com Gryner, foram discutidas várias alternativas para aumentar a capacidade do Porto do Rio. A opção em Y venceu outra alternativa, que previa vários píeres instalados perpendicularmente ao cais.

- Ainda não há prazos certos para as obras. O que ficou decidido foi o formato do píer, o que vai ser construído.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/