quinta-feira, julho 12, 2012

Petrobras transfere à Total operação de bloco na bacia de Campos

Aprovadas pelos sócios, a empresa francesa busca aumentar as atividades de E&P na região

Paris - A Total tornou-se operadora do bloco de Xerelete, na bacia de Campos, para aumentar suas atividades de exploração e produção na região, informou nesta terça-feira a companhia. O bloco era operado pela Petrobras. "A transferência da operação da Petrobras para a Total segue uma decisão unânime entre os sócios no Xerelete e a aprovação das autoridades brasileiras", disse a Total. Total e Petrobras tem cada uma 41,2% na concessão, enquanto a BP tem os 17,6% restantes. O campo de Xerelete, a cerca de 250 quilômetros da costa do Rio de Jnaiero, foi descoberto em 2001 a 2,4 mil metros de profundidade e contém petróleo relativamente pesado. A Total planeja fazer perfurações em 2013.


Fonte: Reuters

Maior complexo eólico da América Latina será na Bahia

Durante o período de construção, a GE Energy foi responsável pela geração de 400 empregos diretos e indiretos

Bahia (BA) - A GE Energy amplia sua presença no país com a inauguração da usina eólica Alto Sertão I, localizada em Caetité (BA). De propriedade da Renova Energia, o maior complexo eólico da América Latina conta com 184 aerogeradores modelo GE Wind 1.6-82.5 MW.

São 294 megawatts de potência instalada, equivalente à geração de energia necessária para abastecer uma cidade de três milhões de habitantes. Durante o período de construção, a GE Energy foi responsável pela geração de 400 empregos diretos e indiretos.

“Essa inauguração comprova o comprometimento da GE com o desenvolvimento da indústria eólica no Brasil, bem como com o desenvolvimento de uma matriz energética cada vez mais limpa”, afirma Marcelo Soares, presidente e CEO da GE Energy para a América Latina.

A partir do início de 2012 e até junho deste ano, 293 turbinas eólicas da GE Energy iniciaram geração no Brasil, mais especificamente no Nordeste do país. Nos próximos dois anos, a empresa terá mais 767 equipamentos instalados em solo brasileiro, totalizando 1.7 gigawatts de potência instalada. Ainda este ano, a GE deverá atingir a marca de 20 mil turbinas eólicas instaladas no mundo.

Da redação