quinta-feira, junho 04, 2009

Sony Ericsson lança dois novos modelos ecologicamente corretos

A fabricante de celulares Sony Ericsson lançou nesta quinta-feira dois novos modelos de aparelhos considerados como "mais verdes" pela companhia.
Os novos modelos, C901 GreenHeart e Naite, serão vendidos em embalagens menores e terão manuais eletrônicos. Os aparelhos usam mais materiais reciclados e consomem menos energia.
"Hoje nós estamos anunciando... um compromisso de ampliar essas inovações no portfólio geral em 2010 e 2011", afirmou o presidente-executivo da Sony Ericsson, Hideki Komiyama, em comunicado.
A cadeia de produtos mais ecológicos está aumentando rapidamente na indústria de celulares. Uma recente pesquisa da empresa ABI Research mostra que quase metade dos consumidores dos Estados Unidos devem ser influenciados pelas credenciais "verdes" dos fabricantes ao comprar os aparelhos.
A Sony Ericsson informou nesta quinta-feira que tem como meta cortar em 20 por cento suas emissões de dióxido de carbono até 2015.
A indústria de celulares é acompanhada de perto por organizações ambientais ao redor do mundo devido à produção em larga escala. Mais de 1 bilhão de telefones são vendidos globalmente a cada ano.
Maior fabricante mundial de aparelhos, a Nokia começou a renovar suas embalagens em 2006, e afirmou que economizou 100 milhões de euros (142,9 milhões de dólares) em menos de um ano.
Já a Sony Ericsson disse que os novos modelos usarão ao menos 50 por cento de plásticos recicláveis, semelhante ao 3110 Evolve lançado pela Nokia no ano passado.
Em 2008, o presidente-executivo da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, mostrou um protótipo de celular feito inteiramente de materiais recicláveis na feira Mobile World Congress, mas o modelo ainda não chegou a ser produzido.

Em breve colocarei as fotos do novo celular da Sony Ericsson.

Fonte: www.terra.com.br

Redes sociais dão nova vida à terceira idade


Como muitos idosos, Paula Rice, de Island City, Kentucky, vem vivendo em crescente isolamento nos últimos anos. Seus quatro filhos são adultos e vivem em outros Estados, seus dois casamentos terminaram em divórcios e seus amigos estão dispersos. Ela passa a maioria dos dias sem conversar com ninguém pessoalmente.
Mas Rice, 73, não é de forma alguma solitária. Restrita à sua casa depois de um ataque cardíaco sofrido dois anos atrás, ela começou a freqüentar o site de redes sociais Eons.com, uma comunidade online para idosos, e também o PoliceLink.com (ela trabalhava como atendente do serviço de emergências policiais). Agora, ela dedica até 14 horas ao dia a conversas online.
"Eu estava morrendo de tédio", diz. "O Eons me deu motivos para continuar".
Mais e mais pessoas da geração de Rice estão aderindo a redes como o Eons, Facebook ou MySpace, e isso não é novidade. Entre as pessoas mais velhas que começaram a usar a internet no ano passado, o número de visitantes a redes sociais cresceu quase duas vezes mais rápido do que o índice geral de crescimento no uso de internet nessa faixa etária, de acordo com o grupo de medição de audiência comScore. Os pesquisadores que se concentram no estudo do envelhecimento estão estudando o fenômeno para determinar se essas redes podem oferecer alguns dos benefícios comuns a um grupo de amigos reais, mas de uma forma muito mais fácil de montar e manter.
"Um dos maiores desafios ou perdas que enfrentamos ao envelhecer, francamente, não se refere à saúde mas à deterioração de nossa rede social, porque nossos amigos adoecem, nossos cônjuges morrem, nós nos mudamos", diz Joseph Coughlin, diretor do Laboratório do Envelhecimento no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
"O novo futuro da velhice envolve continuar a viver em sociedade, continuar a trabalhar e continuar conectado", ele acrescentou. "E a tecnologia terá parte importante nisso tudo, porque a nova realidade é cada vez mais uma realidade virtual. Isso nos oferece um caminho para realizar novas conexões, fazer novos amigos e reconquistar um senso de propósito".
Cerca de um terço das pessoas com idade de 75 ou mais anos vivem sozinhas, de acordo com um estudo conduzido em 2009 pela Associação Americana de Aposentados (AARP). Em resposta ao número crescente de idosos nos Estados Unidos, o Instituto Nacional do Envelhecimento está oferecendo US$ 10 milhões em verbas a pesquisadores que examinam a neurociência e seus efeitos sobre o envelhecimento.
As redes online podem oferecer às pessoas mais velhas "um lugar no qual elas se sentem integradas, porque podem realizar essas conexões e falar com pessoas sem que precisem pedir mais alguma coisa aos seus amigos ou familiares", disse Antonina Bambina, socióloga da Universidade do Sul de Indiana que escreveu um livro sobre as redes sociais como ferramenta de apoio.
Para os familiares de idosos, as redes sociais podem facilitar um pouco as tarefas. Chris McWade, de Franklin, Massachusetts, o membro mais jovem de uma grande família, recentemente ajudou na mudança de seus pais, avós e um tio para comunidades de aposentados. Disse que passou três anos "atravessando o país de avião e cuidando das necessidades de muita gente", e testemunhando o isolamento e a depressão que a velhice traz.
Isso resultou na ideia da MyWayVillage, uma rede social fundada em Quincy, Massachusetts, em 2006, com a ajuda de McWade. Ele agora vende o serviço a casas de repouso, e acaba de concluir programas-piloto em diversas casas de repouso em Illinois e Massachusetts; ele afirma que já fechou contratos para expandir o serviço a diversos outros locais.
Cerca de dois anos e meio atrás, Howe Allen, um corretor de imóveis que vive em Boston, transferiu seus pais para o River Bay Club, um lar de idosos em Quincy, Massachusetts, no qual o MyWay está em uso.

Novo buscador do Google organiza resultados em tabelas

Já está no ar o novo buscador do Google. Ainda em estágio experimental, o Google Squared organiza os resultados em tabelas, separando as informações em grupos, e ainda permite inserir mais detalhes, personalizando a pesquisa. O novo serviço pode ser visto como uma resposta da companhia - líder em buscas na web - ao recente lançamento de duas ferramentas concorrentes: o Bing, da Microsoft, e especialmente o WolframAlpha.
Em uma pesquisa sobre praias brasileiras (usando "brazilian beaches" como termo de busca), por exemplo, o Google Squared retorna uma tabela com sete itens: Rio de Janeiro, Fortaleza, Copacabana, Ipanema, Paraty, Angra dos Reis e Porto de Galinhas. Cada item traz uma imagem, uma breve descrição, o código de área do local, "data de nascimento" e população - mas nem todas as informações estão disponíveis para todas as praias.
O usuário pode personalizar a tabela excluindo ou adicionando items ou informações, inclusive novas colunas. É possível digitar "area" (área) no topo de uma nova coluna, por exemplo, e os resultados para cada item dessa busca aparecerão em seguida. A própria ferramenta sugere termos para pesquisa.
Usuários que têm conta no Google também podem salvar os resultados.
O Squared (que significa "ao quadrado") ainda não fala português, mas já pode ser acessado em www.google.com/squared.

Nova ameaça circula na internet, alertam especialistas

Um novo ataque apelidado de Gumblar surgiu na internet em março, mas só agora começou a ser visto pelos especialistas como uma ameaça ainda mais perigosa que o Conficker, que segundo estimativas fez mais de dez milhões de vítimas ao redor do mundo.
Segundo o site ZDNet, o ataque se aproveita da baixa segurança em sites legítimos para instalar código malicioso que, uma vez rodados em um computador vulnerável, é capaz de baixar novos malwares para a máquina e roubar senhas de acesso FTP a outros sites.
Os scripts maliciosos são dispostos em sites vulneráveis e tentam explorar falhas na ferramenta Adobe Reader e Flash Player. Quando uma busca é feita no mecanismo Google a partir de uma máquina infectada, diversos resultados falsos são apresentados levando a vítima a outros sites de malware.
Em março, o Gumblar utilizava apenas um domínio para envio de malware, gumblar.cn, que apesar de hospedado na China está associado a endereços IP da Rússia e Letônia. Hoje, os malwares acessados pelas máquinas das vítimas do ataque se hospedam em diversos outros domínios.
O receio é semelhante ao que elevou o Conficker ao status de uma das maiores ameaças de todos os tempos na web: que estas máquinas comprometidas pelo malware venham a fazer parte de uma gigantesca botnet, rede de computadores controlados remotamente por cibercriminosos para fins ilegais como envio de spam e derrubada de servidores.
A firma ScanSafe afirmou que 37% de todo malware que bloqueou com seu software de segurança durante as duas primeiras semanas de maio foram de responsabilidade do Gumblar, e levavam à interceptação de tráfego da web e instalação de trojans para roubos de nomes de usuários e senha. O roubo de senhas FTP que possam estar em máquinas comprometidas também aumenta o risco do malware ser distribuído para muitos outros domínios, dificultando o trabalho das firmas de segurança.
O Gumblar também pode evitar a lista de sites bloqueados no Google Chrome, explicou o site Digital Trends, acrescentando que a Sophos, outra empresa de segurança, teria noticiado que 42% de todos os códigos maliciosos encontrados em websites atualmente estão ligados ao ataque.

Fonte: www.terra.com.br

Vitral mostra a "santíssima trindade" da tecnologia

A obra não tem nome, mas poderia ser chamada de "santíssima trindade" da área de tecnologia. O artista Jeff Crouse conceitualizou em um tríptico os gênios da informática Linus Torvalds, criador do Linux, Steve Jobs, fundador da Apple e Bill Gates, dono da Microsoft.
Semelhante a um vitral tradicional, como os usados em igrejas, ou ainda aos antigos trípticos da arte bizantina, o primeiro quadro mostra Torvalds como um ícone do sistema operacional de código aberto, o Linux, também retratado com seu símbolo, o pinguim Tux.
No segundo, Steve Jobs mostra ao mundo sua "tábula da lei", o iPhone. À guisa de auréola, aparece o símbolo do botão de ligar usado nos Macs.
Bill Gates está no terceiro, acompanhado do pequeno querubim Steve Ballmer e tendo ao fundo o símbolo do Windows como se fosse um estandarte. Todos eles têm uma auréola característica em suas cabeças e nuvens ao redor.
De acordo com o site iPhone Savior, o tríptico estava exposto em uma mostra na EyeBeam Gallery, em Nova Iorque, e fazia parte de uma instalação chamada Praying@Home.
Apesar do conceito ter sido criado por Jeff Crouse, o trio de sábios da informática foi pintado por sua auxiliar Jennifer Jacobs.

Fonte: www.terra.com.br

Nasa convidará repórteres do Twitter para lançamento de nave

A Nasa, que vem tateando no novo mundo de mídias sociais com astronautas no Twitter e no Facebook, agora toma seu próximo passo, convidando "twitteiros" de veículos da mídia para fazer a cobertura do lançamento de um ônibus espacial.
Havia tantos detalhes para acertar que o chamado TweetUp, que originalmente estava programado para o lançamento do ônibus espacial Endeavour, na semana que vem, foi adiado para agosto, com o lançamento da nave Discovery, afirmou o porta-voz da agência espacial norte-americana Michael Cabbage.
A Nasa imagina que possa lidar com cerca de 150 jornalistas "twitteiros" numa sala de imprensa improvisada no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
O Twitter é um serviço de mensagens de texto na internet que permite a usuários postar atualizações ¿ chamados de "tweets" ¿ de até 140 caracteres. Nessa instância, repórteres presentes no lançamento da nave espacial poderão enviar relatos a usuários do Twitter que escolherem recebê-los. Os tweets também serão postados e arquivados no site Twitter.com.
A Nasa ainda está decidindo quem irá convidar, como irá se adaptar às necessidades dos "twitteiros" por um serviço de internet de velocidade rápida e se deve limitar o TweetUp a apenas cidadãos norte-americanos ou não, entre outras questões.
Medidas de segurança implementadas após os ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington proíbem que estrangeiros não-acompanhados tenham acesso ao porto espacial.
"Se não limitássemos a apenas veículos da mídia, teríamos uma fila contínua ao redor do mundo por essas cobiçadas 150 vagas", disse o porta-voz da Nasa Bill Johnson.

Fonte: www.terra.com.br