domingo, setembro 20, 2009

Orkut lança serviço de bate-papo por vídeo


O blog oficial do Orkut anunciou nesta o lançamento de mais uma ferramenta de chat dentro do site, o bate-papo por vídeo. O recurso pode ser usado também em conversas com usuários de outras redes sociais, como Gmail ou iGoogle.

O comunicado do blog explica que a nova ferramenta lista quais contatos estão conectados com webcam, através de pequenos ícones verdes ao lado dos seus perfis na lista de bate-papo.
Para iniciar uma conversa com vídeo o usuário deve abrir a abra a janela de bate-papo e clicar no link "Iniciar bate-papo por vídeo" no menu "Ações". O Orkut também disponibiliza o recurso de tela inteira para a conversa por vídeo.
Para utilizar o serviço, o usuário precisa ter uma webcam conectada ao computador e instalar o plugin de vídeos do Google, disponível no endereço www.google.com/chat/video?hl=pt-BR.
O Twitter também possui um recurso similar, lançado recentemente. Através do site www.twitcam.com, usuários da rede social podem entrar ao vivo na internet, com um link que aparece no seu perfil para seus amigos seguirem a transmissão ao vivo.


Cientistas criam imagens em 3D que podem ser 'tocadas'


Imagine um interruptor de luz ou um livro que aparece somente quando você precisa dele. Cientistas japoneses estão um passo mais próximo de tornar a ficção realidade depois de desenvolverem um holograma que transmite sensação de toque.

"Até agora, a holografia era apenas para os olhos e se você tentasse tocar, sua mão passaria através da imagem direto", disse à Reuters Hiroyuki Shinoda, professor da Universidade de Tóquio e um dos criadores da tecnologia. "Mas agora temos uma tecnologia que também transmite a sensação de toque aos hologramas".
Hologramas, imagens em três dimensões, são comumente encontrados em cartões de crédito, DVDs e CDs como forma de coibir pirataria. Hologramas de grande formato também têm sido usados em entretenimento.
Por meio de ondas ultra-sônicas, os cientistas desenvolveram um sistema que ajuda a criar pressão quando a mão do usuário "toca" um holograma projetado.
Para acompanhar a mão do usuário, os pesquisadores usaram alavancas de controle derivadas dos joysticks do console de videogame Wii, da Nintendo.
A tecnologia até agora foi testada em objetos relativamente simples, mas os cientistas têm planos mais práticos, incluindo botões virtuais em hospitais, por exemplo, e em outros lugares onde a contaminação por toque é um problema.
Shinoda também afirmou que a tecnologia pode ser usada para substituir outros objetos físicos, o que a torna econômica e ambientalmente amigável.


UE escolherá 30 cidades para projeto de energia "inteligente"


A Europa vai selecionar 30 cidades para serem precursoras de redes elétricas "inteligentes" e de isolantes testados no espaço na tentativa de liderar a corrida global pela tecnologia verde, revelou um documento preliminar da União Europeia.
O setor de energia eólica deve se distanciar da costa e tentar fornecer um quinto da eletricidade da UE até 2020 - antes das metas industriais -, afirmou o rascunho do aguardado Plano Estratégico para as Tecnologias Energéticas, da Comissão Europeia.
O chamado Plano SET delineia a estratégia da UE para incentivar soluções de alta tecnologia para a mudança climática a fim de dar às empresas europeias uma vantagem competitiva enquanto o mundo adota a energia de baixo carbono.
Bilhões de euros terão de ser investidos em pesquisa para evitar uma defasagem em relação aos Estados Unidos, que vão destinar US$ 777 milhões para a pesquisa em energia, diz o documento, obtido pela Reuters antes da divulgação do plano no mês que vem.
"A pesquisa básica na UE tem uma carência crônica de recursos", afirma o relatório. "Precisamos estimular e incentivar nossos melhores cérebros a ampliar as fronteiras da ciência".
O projeto prevê entre 25 e 30 "cidades inteligentes" - municípios que coletam energia a partir do lixo, do sol e do vento e a utiliza em carros elétricos, bondes e ônibus. "Essas Cidades Inteligentes serão os núcleos a partir dos quais as redes inteligentes, uma nova geração de prédios e meios de transporte alternativos, vão se desenvolver em extensas realidades europeias", acrescenta o documento.
Autoridades da UE ainda calculam a necessidade exata de financiamento e como isso será dividido entre os recursos públicos e as indústrias.
Reações mistasOs ambientalistas deram ao plano uma recepção mista, afirmando que ele deveria ter eliminado por completo as energias a carvão e nuclear. A indústria da energia geotérmica afirmou que o setor fornece o complemento perfeito à instabilidade das energias eólica e solar e manifestou descontentamento por ter sido ignorada.
"Uma energia renovável não pode ser alcançada no futuro sem a energia geotérmica", disse o Conselho Europeu de Energia Geotérmica. O incremento da eficiência energética estará no topo da agenda e é uma área com a qual a Agência Espacial Europeia deverá contribuir.
"Isso pode ser alcançado com a transferência de materiais avançados de isolamento e sistemas de energia ultraeficientes para o setor de energia terrestre", disse o relatório. Usinas a carvão serão pressionadas para armazenar e enterrar as suas emissões de dióxido de carbono e a indústria nuclear será exortada a mudar para uma nova geração de reatores - o chamado reator de geração IV.
"Esses reatores serão capazes de explorar todo o potencial energético do urânio, ampliando em muito a disponibilidade de recursos", disse o relatório.